As Maratonas em 2014 nos EUA. E no Brasil!

Spirit Of St. Louis Marathon

A Running USA teria terminado o levantamento dos dados das maratonas nos EUA em 2014. Seus números são sempre precisos e grandes. NENHUM país no mundo tem tamanho mercado em Maratonas! Vou colocar abaixo comparando com alguns dos dados das Maratonas brasileiras em 2014 que eu publiquei aqui e do infográfico com as informações que levantei junto com meu amigo Nelson Evencio. Vamos lá:

– Em 2014 os EUA tiveram mais de 550.000 concluintes, enquanto nós tivemos pouco mais de 12.000.

– Por lá as mulheres são 43% dos concluintes, por aqui elas são 15%. Aqui um detalhe, assim como os EUA é um ponto fora da curva com tantas mulheres, nós somos o extremo inverso: poucos países na Europa ou mesmo na América têm tão poucas mulheres encarando os 42km. Para colocar em perspectiva: nossa prova mais feminina (Rio de Janeiro) tinha porcentualmente MENOS mulheres do que a prova MAIS masculina nos EUA (70% vs 71%)!

– A idade média dos corredores nos EUA é de 36 anos entre elas e 40 anos entre os homens. Quase metade (48%) dos concluintes tem mais de 40 anos. Ou seja, Maratona (e mesmo os 21km) é coisa de pessoas mais maduras.

– O tempo médio dos americanos caiu, sendo o pior desde 2005. A marca é de 4h19 entre eles e 4h44 entre as mulheres nos EUA. Somos apenas um pouco mais rápidos: 4h14:31 entre homens e 4h34:00 entre elas. Mas as provas mais rápidas nos EUA são bem mais rápidas que as brasileiras, que tem na de Porto Alegre a mais veloz.

– Por fim alguns outros dados mostram como 42km lá nos EUA é um mercado superlativo. Na de L.A. só com menores de 20 anos houve quase o mesmo que nossa maior prova, a do Rio de Janeiro. Na Maratona de Honolulu havia mais concluintes com 60 anos (ou mais) do que nossa segunda maior prova, São Paulo. Incrível!

Marathon LandÉ muito cedo para especular, mas não consigo ver um mercado brasileiro crescendo muito mais do que a média tímida dos últimos anos… nossa preferência ainda está em correr provas menores, no máximo 21km! E aí? Esqueci alguma coisa?

Etiquetado , , , , , ,

5 pensamentos sobre “As Maratonas em 2014 nos EUA. E no Brasil!

  1. Mauro Leão disse:

    Assim como a idade, imagino que a maioria dos maratonistas sejam casados ou num relacionamento estável, tem esta estatística? Esporte que não combina com balada forte…

    Curtir

  2. Pc Braga disse:

    Eu já ouvi muitos que começaram a correr após separação, Mauro. Isso vale um estudos ein Balu

    Curtir

  3. adrianapiza disse:

    Só me assusta nos EUA a quantidade de jovens até 19 anos correndo….Se pegar essa maratona de LA por exemplo (2015), dá uma olhada na quantidade de pessoas até 15 anos!!!! Da ordem de 1500 no total (e igualmente homens e mulheres). Até 19, ganha até de outras faixas maiores! Acredito que lá exista um incentivo enorme para se começar muito cedo com maratonas. Nada muito saudável… tem muita criança de 12, 13 anos terminando a prova em 7, 8 horas… Aqui parece que é até proibido menores de 16 ou 18 não é?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: