O retrato das Meias Maratonas no Brasil em 2014.

Com ajuda fundamental do Nelson Evêncio, meu amigo, treinador e presidente da ATC-SP, consegui fazer o infográfico das Meias Maratonas Brasileiras, com dados colhidos por nós 2 entre os anos de 2011 e 2014. Os dados vocês podem ver clicando aqui. Mas resolvi abaixo colocar outras informações pertinentes que não estão lá.

Em 2014 tivemos no Brasil 91 provas na distância, o maior número de sempre, sendo que isso significa 24 provas a mais que 2013. São mais de 99.400 concluintes, um aumento de 30,8% com as mulheres chegando a 25,5% (*eram 20% em 2011), sendo que nos EUA elas são 61%.

Se o mercado americano é muito distante de nossa realidade com seus quase 2 milhões de concluintes, caem bem uma comparação com os dados argentinos. Lá foram 49 provas com 47.700 concluintes. As nossas 49 maiores tiveram 89.400.

meias 2014 b

Ou seja, o mercado lá pode ser menor, mas é quase tão concentrado quanto aqui já que a capital Buenos Aires sozinha tem 32% dos concluintes. Porém, a Grande SP e o Rio têm 27% dos concluintes cada.

Vale destacar que das 10 maiores por aqui, 8 ficam no eixo Rio-SP. A Golden Four ASICS Brasília (6ª) e a das Cataratas do Iguaçu (10º) são as exceções. Além dessas, a maior da região Nordeste é a Iguatemi Salvador Farol a Farol (18ª com 1.484 concluintes) e a SESC Pará (30ª e 783 concluintes) é a maior da região Norte.

Talvez ainda valha destacar a de Floripa (12ª), a Mizuno Half Marathon Belo Horizonte (15ª) e a Golden Four ASICS Porto Alegre (25ª) como as maiores de seus estados. A Tribuna Praia Grande (SP) não-capital no litoral (13ª) e a Amil Campinas (22a) no interior de SP.

Deixei de fora algo? Comente!

Por fim, refaço o convite para ver o infográfico aqui.

Etiquetado , , , ,

18 pensamentos sobre “O retrato das Meias Maratonas no Brasil em 2014.

  1. Adriana Piza disse:

    Em primeiro lugar, parabéns ela análise e pelo infográfico!
    Quanto à evolução ano a ano das maiores, a da Corpore vai contra mesmo… A única com queda expressiva ano após ano! Será que tem volta?
    Quanto ao tempo médio (seria mediana? Ou média das medianas de todas as provas?), estamos comparando 99 mil com 2 milhões…. Ou 25 mil (aqui) com mais de 1 milhão de mulheres nos EUA ! Se tivéssemos muito mais pessoas aqui, ou se houver um crescimento , imagino que a parte mais lenta é a que cresceria não é? Houve muita diferença na mediana das diferentes provas (provas pequenas, provas maiores…)? O que quero dizer é que estamos comparando cerca de 600 mil mulheres que completaram a meia em menos de 2:19 nos EUA com 12mil aqui em menos de 2:15 !! E se adicionarmos mais pessoas aqui, a parte mais lenta vai aumentar e a média cai…acho que essa comparação deve ser cuidadosa!

    Curtir

  2. Esses dados me dão a impressão de que a corrida vai na contramão do mercado de consumo brasileiro em geral. Enquanto outros setores tem uma descentralização crescente para o interior e também uma expansão para a classe C o mercado de corridas permanece focado na classe alta, com preços cada vez maiores dos produtos (inscrições, tênis, etc) e uma concentração absurda no eixo Rio-SP.

    Por que isso acontece?

    Curtir

  3. Balu ! Você não vai falar sobre a maratona da Disney ???? A repercussão está grande. Só deu brasileiros em uma das mais importantes maratonas do mundo !!! Nosso atletismo de fundo ressurgiu das cinzas !!!

    Curtir

  4. Falando em meia maratona, estou aguardando a confirmação da Meia de Florianópolis em Março. Não é uma prova grande mas é muito boa pra se correr. Ainda não está no calendário da Latin Sports, está com jeitão de que não vai ser realizada… aguardemos.

    Curtir

  5. Alexandre Andrian disse:

    Danilo, muito legal… sempre bom ver a corrida em números! Parabéns.
    Só acho que, na comparação de participantes masculinos e femininos.. o grande acontecimento de 2014 foi a W21 para a mulherada. Fui com a minha namorada tanto na retirada do kit quanto na prova… esperei ela na chegada e pude ver que prova foi impecável. Além disso, levou uma quantidade bem significativa de mulheres para, exclusivamente, os 21km!!
    Abççç

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Entendo seu pto, estive envolvido diretamente na W21K e é um dos trabalhos dos mais me orgulho como profissional. Houve outras duas provas com mais mulher (s 2 maiores do Rio) e a Golden SP empatou. A W21K foi um marco mto mais pelo enorme simbolismo (a 1a da Am. Latina) do que pelo número final. Abrax

      Curtir

  6. Julio Cesar disse:

    Pra vocês que gostam de estatísticas, olha que interessante: Uma enquete pra votar ns melhores corridas em SC no ano de 2014, concorrem apenas as provas com 800 ou mais concluintes.

    http://www.corridassc.com.br/melhor2014.asp

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Mto bacana!! Mas alguns comentários…

      a Meia de Gaspar (Bela Vista) e a Maratona de SC não tiveram 800 concuintes… só se somarem as duas. Ou então se somarem as provas paralelas (menores distâncias). Acho justo, mas tem que deixar claro. Outra conclusão é que nos mostra que um dos principais estados tem apenas 13 provas com mais de 800 concluintes!! Como ficar rico organizando corrida???

      Curtir

  7. Felipe disse:

    Parabéns pela análise, Balu. Impecável.

    Curtir

  8. […] Com dados de todas as 90 Meias Maratonas brasileiras em 2014 tentei chegar a um valor aproximado do tempo médio do corredor brasileiro. Eu peguei as medianas das 15 maiores provas do país. “E por que 15?”, alguém poderia dizer. A primeira explicação menos técnica é porque o blog é meu. Um segundo argumento um pouco mais diplomático é porque nos EUA eles usam provas com mais de 2.000 concluintes tendo necessariamente mais de 1.000 em cada sexo. Para a amostragem não ficar muito pequena (5 provas), afrouxei para 2.000 no total, independente do sexo. Chegamos assim às 11 maiores provas. Estendi então para as 15 maiores para que o volume chegasse a 60.000 corredores (60% do total), dando mais segurança aos dados. […]

    Curtir

  9. […] Maratonas nos EUA em 2014. Números de assustar! São mais de 2 milhões de concluintes! No Brasil somos pouco menos de 100.000, como você pode conferir no infográfico que fiz com dados levantados com meu amigo Nelson […]

    Curtir

  10. […] quase assustadores. Vou como de costume colocar algumas informações comparando com os dados brasileiros coletados em 2014 em parceria com meu amigo Nelson Evencio, que estão sempre atualizados neste infográfico aqui. […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: