Leituras de 2a Feira

O Brasil parou no tempo nos 100m. Recorde nacional dura já 27 anos…

Leitura Obrigatória - BLOGLeitura Obrigatória: Para quem gosta do mito Haile Gebrselassie, aqui um texto com passagens e detalhes bem menos conhecidos de sua carreira.

Aos nerds: um algoritmo calcula qual seria a distância justa para um duelo entre Usain Bolt e Mo Farah. *nessa fórmula, Kenenisa Bekele poderia ter lambido a barreira das 2h00 na Maratona

Leitura Obrigatória - BLOGLeitura Obrigatória (sim, 2 no dia…): Disseram até que fui o ghost-writer deste antigo artigo da Go Outside… antes fosse. O original apareceu no finado Blog Recorrido na Webrun. Basicamente, Alex Hutchison questiona nossa mania da busca pelo conforto e pela recuperação na corrida. Meias de compressão, carboidrato após o treino, gelo, massagem…. isso no longo prazo nos tornaria… PIORES.

Estão para sair os números das Meias Maratonas nos EUA em 2014. Números de assustar! São mais de 2 milhões de concluintes! No Brasil somos pouco menos de 100.000, como você pode conferir no infográfico que fiz com dados levantados com meu amigo Nelson Evêncio. Outros dados: lá o mercado cresceu quase 10%, enquanto no Brasil cresceu 30,8% em 2014. Enquanto lá as mulheres são 61%, aqui elas são somente 25,5%. Os brasileiros (homens e mulheres) são um pouco mais rápidos que os corredores americanos. Os homens lá fazem em média 2h02:55 enquanto o brasileiro faz 2h00:17. Já as brasileiras fazem 2h15:47 e as americanas correm os 21km em 2h21:22. Um detalhe é que essas marcas nos EUA são as mais lentas em anos, sinal que o crescimento das provas se faz sempre no pelotão de trás. No Brasil? Em 2016 saberemos. Por fim, lá nos EUA há 432 provas com mais de 1.000 concluintes! Aqui no Brasil temos 25 provas assim… é… a coisa lá é bem mais embaixo!

Abaixo um vídeo da Decathlon espanhola com um comercial divertido…

Etiquetado ,

16 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Nishi disse:

    O Brasil parou no tempo nos 800m também…

    Curtido por 1 pessoa

    • Marcelo Hideki disse:

      Nos 800 metros é até compreensível a marca do Joaquim Cruz não ter sido quebrada,é um tempo excepcional e pouquíssimos atletas(do mundo inteiro) conseguiram superar,mas o recorde do Robson Caetano realmente “já deveria ter sido” superado e o pior é que ninguém não chega nem perto.

      Curtir

    • Marcelo Hideki disse:

      O recorde do Joaquim Cruz é de 1984,desde então apenas 3 atletas superaram essa marca,Rudisha,Kipketer e Nijel Amos,ou seja é uma marca dificílima de ser batida.
      Ontem o vencedor dos 800 metros no Troféu Brasil fez o tempo de 1.47.74,pouco animador

      Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Joaquim Cruz era m ET. Mas contemporâneos dele eram mais rápidos. A comparação tem que ser com Zequinha Barbosa e cia, não com Cruz. Tempo em campeonatos não servem pra mta comparação, 800m é uma prova mto tática. Temos que ver o ranking anual, aí vemos que estamos mal mesmo.

        Curtir

  2. Luis Oliveira disse:

    Interessante que nem um palavra, nem umazinha, sobre doping na matéria sobre o recorde de 27 anos. Nem para afastar a hipótese.

    Curtir

  3. Julio Cesar Kujavski disse:

    O Brasil parou no tempo na maratona também. Até uns anos o Vanderlei fazia 2:08 quase todo ano, e vários faziam abaixo de 2:11.
    Hoje em dia alguns conseguem fazer 2:13 e acham que é uma grande marca.

    Mas o dinheiro continua entrando do bolsa atleta, bolsas-forças armadas, todos os maratonistas brasileiros de elite hoje são “militares”, até o Marilson.

    Enfim, agora com o Marilson em fim de carreira, vai demorar e muito pra alguém correr 2:08.

    Curtir

  4. Fabio disse:

    Balu, acabei de ler em minha timeline….rs

    Ontem foi dia de apoio a quem precisasse na maratona de SP, inclusive para as centenas de desconhecidos que ali passavam precisando de uma bebida geladinha, um comprimido de dorflex, uma bela alongada ou uma simples palavra de incentivo, porque ser rosinha é isso, dar apoio de verdade.
    ‪#‎adrianobastos‬ ‪#‎adrianobastostreinamentoesportivo‬ ‪#‎rosinhas‬ ‪#‎pinkfamily‬ ‪#‎maratona‬ ‪#‎maratonasp‬ ‪#‎apoio‬

    Onde já se viu tomar dorflex no meio de uma maratona?

    Curtir

  5. Esse artigo Alex Hutchinson é muito bom. Me fez refletir sobre umas coisas… Nós temos a tendência de importar técnicas de treino e recuperação do esporte profissional mas até que ponto isso é válido. Atleta profissional treina pro curto prazo, quer quebrar recorde na próxima competição. Já nós queremos correr a vida toda.

    Um exemplo: li durante a Copa que o Cristiano Ronaldo logo após as partidas se enfia numa banheira de nitrogênio líquido, que custou dezenas de milhares de dólares. Se essa coisa realmente funciona (o que é um baita se) ok, deixa ele prontinho pro próximo jogo, daqui a uma semana (no máximo). Mas será que faz bem no longo prazo? Pra ele não importa, vai se aposentar como profissional aos 30 e poucos anos podre de rico. Mas e o peladeiro que quer jogar bem todo fim de semana a vida toda? Faria bem em imitar isso (se pudesse pagar).

    Curtir

    • Faltou um ponto de interrogação. “Faria bem em imitar isso?”

      Curtir

      • Vinicius Morais Nunes disse:

        Daniel lendo a matéria e o seu comentário, veio na minha memória o que meu pai falou quando comprei minha primeira moto (ele também tem moto): “meu filho moto é muito legal, mas ao mesmo tempo muito perigosa, então, toda vez que for andar de moto lembre-se se você deseja andar 5 anos ou a vida toda”. Acho que isso resume bem o contexto. Eu quero correr a vida inteira.

        Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Um dos gdes problemas para mim é que o amador copia o supérfluo e ignora o principal no treinamento. Gasta horrores com tênis, por exemplo, e corre pouco… mas esse paralelo que vc fez é MTO bom!

      Curtir

      • Vinicius Morais Nunes disse:

        Com certeza Balu, corro a três anos e quando comecei a correr me diziam que nimbus era o melhor tênis do mundo. hehehehehe hoje corro com tênis bem mais baratos e treino muitoooo mais. Logo, corro bem melhor e bem mais fácil.

        Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: