Quando correr mais? Dos 21km à Maratona…

Tenho recebidos questionamentos similares sobre QUANDO uma pessoa deveria migrar para distâncias maiores. É típico: “corro há 2 anos, fiz 10km três vezes, meu melhor tempo é 1h05, posso arriscar um 21km esse ano?

É MUITO importante duas coisas. Antes de mais nada, as pessoas são livres para fazer o que elas bem quiserem! Acho engraçado (pra não dizer meio deprimente) o papo de corredor amador que fala que “vai ver com o treinador” se ele “deixa”. Isso é síndrome de amador que queria ser atleta… que queria ser mandado por alguém. Você PAGA o seu treinador, a direção da ordem é sempre de VOCÊ pra ele, nunca o contrário. VOCÊ quem toma a decisão, cresça e seja adulto!

A segunda, tecnicamente mais importante, é que NÃO existem dados sobre uma evolução adequada da distância em função do ritmo. Eu costumo dizer que 2 anos parece ser um prazo mínimo de experiência de treino para arriscar os 21km. E talvez 3 provas nessa distância para encarar os 42km. Eu apenas oriento, quem decide é sempre a pessoa.

Mas e como ficam as pessoas mais lentas?

Aqui há um ENORME erro interpretativo. As pessoas acham que corredores rápidos sofrem mais na Maratona que os mais lentos. Eu já acho que a carga é invertida! Os melhores corredores sofrem mais no TREINAMENTO e menos na prova. Os mais lentos, tendem a treinar menos, e sofrem MAIS é na prova.

Os mais lentos, que correm acima de 4h00 (bem mais da metade dos corredores) submetem seus corpos a uma carga articular MUITO grande. Sempre que eu paro e penso nesse esforço uma preguiça me contamina… 4 horas é MUITO tempo correndo! Apenas UMA vez na minha vida fiz isso!

Outro enorme erro interpretativo, que tem mais a ver com essa questão, é que as pessoas resolvem subir de prova e ficar mais rápidas, quando o contrário é MUITO mais garantido e – por que não dizer – inteligente. Vamos lá… uma pessoa intermediária que melhore seus 5km em 5 minutos, melhora assim seus 10km por volta de 11-13 minutos. Sendo assim, ele vai melhorar sua Meia Maratona em pelo menos 25-27 minutos. E isso vai tornar sua Maratona pelo menos 1h00 mais curta! É MUITA coisa!

Para fazer isso ele precisa se dedicar a treinos mais curtos, mais técnicos, mais intensos e com menor carga daquilo que eu eu acho que mais agride um corredor: o volume. Se ele tentar fazer o contrário, ou seja, rodando e rodando nos 21km e 42km a carga tem que ser MUITO grande para possibilitar melhora de mesma magnitude nas distâncias maiores SEM transferência em distâncias menores (opto por não usar tecnicismos aqui no momento, mas acho que é um tanto lógico entender que é mais fácil treinar rápido e no dia correr mais lento por mais tempo do que achar possível uma velocidade alta que nunca foi usada ou solicitada nem experimentada nos treinos).

Eu gosto SEMPRE de me imaginar fazendo o treino dos meus atletas. Me pergunto: eu faria ou conseguiria fazer esse treino (nas minhas velocidades, obviamente)? Se a resposta é não, por que seria uma boa ideia colocar alguém pra rodar 1h40 sem NENHUMA qualidade? A USP aos sábados é sempre um festival de milhares de zumbis rodando lentamente como se aquilo gerasse alguma transferência positiva à corrida. Vocês ficariam assustados se soubessem quanto tempo eu tinha já de treino para meu treinador deixar eu correr 2 sábados seguidos por mais de 1h00. Na cabeça dele, e foi um enorme aprendizado profissional e pessoal, só valia correr mais de 1h00 se o meu padrão de corrida se mantivesse. Se caísse a qualidade, o padrão, aquilo ali era inútil. Eu demorei MUITO para correr mais de 1h00 na vida!

Aliás, para minha primeira Meia Maratona eu fiz escondido um treino de 18km, já que ele não deixava passar de 13-14km sem qualidade… dizia que no dia ia dar certo (o fdp estava mesmo certo)… Mesmo na Irlanda, onde meu clube tinha treinos excruciantes, a gente NUNCA rodava mais de 1h00… mas também nunca corríamos os longos de forma lenta… E o que eu MAIS vejo é justamente gente rodando MUITO lentamente (e por muito tempo!) achando que por algum milagre da natureza correr lento o fará correr rápido no dia mais importante. É… tem que ter fé.

Etiquetado , , , , , ,

14 pensamentos sobre “Quando correr mais? Dos 21km à Maratona…

  1. joaocrz disse:

    Feliz aquele que consegue entender e segue os seus conselhos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. lubotter disse:

    Mas Balu, qual a vantagem de vc fazer um treino de 2hs num pace mais rápido, que não será o seu pace da Maratona? (supondo uma maratona pra 4hs) Rodar mais rápido essas 2hs do longo nao geraria um desgaste excessivo e desnecessário?

    Curtir

    • Janildo rocha barbosa disse:

      Num entendeu nada…

      Curtir

      • lubotter disse:

        Então explica aí, por gentileza..

        Curtir

      • lubotter disse:

        Não sei se vc sabe, mas tem muito treinador bom que orienta o aluno a fazer o longo num pace bem mais lento que o de prova. Isso tem um motivo fisiológico, de adaptação do corpo. Então antes de criticar as dúvidas alheias, pensa duas vezes porque existem um mundo pra além do seu umbigo e do seu treinador.

        Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Mas onde eu disse que isso é um bom treino??

      Curtir

      • Thereza rodrogues pereira disse:

        O meu pace e 9.47 / 9.52 comecei i a 3anos atras com 12
        Como abaixar esse pece caminhando rapido ou trotando da no mesmo

        Curtir

  3. Carlos Eduardo Lima disse:

    Eu acredito na máxima “seu corpo faz apenas aquilo a que ele é ensinado a fazer”. Se você treina lento, correrá lento nas provas. Correr com qualidade tem que ser precedido por treinos com qualidade. Corro há 6 anos e meus “longões” situam-se entre 54 e 58 minutos a 5:30 por quilômetro. Estou satisfeito com isto. Tenho outros compromissos na vida (rsrsrs).

    Curtido por 1 pessoa

  4. Rafael disse:

    É o 30’ , 40’ leve. Vc acha que é válido?

    Curtir

  5. Julio Cesar disse:

    Acho engraçado quando vejo pessoas aquecendo pra uma corrida, e na hora da largada o percebo que o ritmo delas é o mesmo do aquecimento (ritmo zumbi)

    Curtido por 1 pessoa

  6. Fabrizio de Almeida Ribeiro disse:

    Qual a sua opinião sobre o Método Maffetone?

    Curtir

  7. Guga disse:

    Prof, bom dia!
    Esses treinos mais longos, n sao para serem feitos em zonas mais baixas(Z2) mesmo?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.