Leituras de 3a Feira

A Sports Illustrated fez sua lista dos 50 atletas mais “estilosos” do mundo. Neymar (único brasileiro) e acho que único jogador ao lado do português Cristiano Ronaldo aparecem. Vários NBAs, maioria homens, vários super atletas e apenas uma do atletismo, a velocista britânica Dina Asher-Smith.

É incrível a “coincidência” que alguns dos melhores atletas universitários que conheci tiveram a experiência de estudar nos EUA e lá treinar e competir atletismo. Outras duas modalidades muito praticadas lá são (sabidamente) futebol americano e basquete… modalidades que eles dominam! Isso explica a superioridade deles? Em parte, ou alguém duvida? Aqui um gráfico que mostra a distribuição das modalidades ao longo das últimas décadas.

Uma área pra mim interessante, porém sobrevalorizada é o treinamento mental. A absoluta maioria dos amadores está looonge de precisar de algo nessa linha. Mas aos mais avançados e dedicados vale uma visita! Os melhores corredores (e isso pode ser apenas associativo!) encaram diferente a situação de competição. Um estudo interessante apresentado por Alex Hutchinson na Outside encontrou que o melhor não seria ficarmos falando para nós mesmos “eu posso! Eu consigo!”, mas sim “você pode! Você consegue!”. O motivo? Isso traria um certo distanciamento. Mas obviamente que isso é apenas explicação para um fenômeno, não que seja a verdadeira causa (essa não foi estudada). Hutchinson não mergulhou em outra hipótese magistralmente nos apresentada pelo seu colega Malcolm Gladwell em seu “Fora da Curva” (Outlier) que mostra o peso da cultura da sociedade. Basta lembrar, por exemplo, a cultura de certa forma individualista americana, onde a palavra “eu” vem em letra maiúscula (I) e estado em minúscula (state), ao contrário do português (“eu” e “Estado”) ou mesmo retomando a secular e célebre frase do rei francês Luís XIVEu sou o Estado”, sempre em maiúscula. Para mim é um ponto indissociável.

Autojabá: no outro blog falei de uma das armadilhas mais comuns que os supermercado nos aplicam. Spoiler: iogurtes!

Etiquetado

Um pensamento sobre “Leituras de 3a Feira

  1. liporati2002 disse:

    Este infográfico mostra o crescimento contínuo e constante do “soccer” desde o final da década de 70! Os EUA já são dominantes no feminino. A continuar neste ritmo o Brasil, “país do futebol”, será lenda!

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: