Leituras de 2a Feira

A título de curiosidade (já que o mercado é muito heterogêneo), aqui a lista dos 25 tênis (masculinos e femininos) de corrida mais vendidos na importante rede americana Running Warehouse.

No site do COI a história do primeiro photo-finish nos 100m, feito em 1932 e envolvendo 2 dos maiores velocistas da história!

Na Runner´s World: Eu estou em meu melhor quando estou treinando para uma corrida. Ou ainda: é o processo até a linha de largada que importa, não o que se obtém na linha de chegada. *dica do Helio Shiino.

Off-topic: um dos melhores livros que li este ano é o Surgery, the Ultimate Placebo, que mostra como cirurgias podem ser um grande placebo e de eficiência muito pouco investigadas justamente por quem mais deveria ter interesse em seus resultados, os médicos. O 538 volta  ao assunto em um texto que nos faz pensar sobre os placebos na corrida (tênis, suplementos, equipamentos…).

Já havia falado sobre o assunto: nem mesmo o melhor velocista da história tem uma corrida perfeitamente simétrica! O The New York Times faz uma longa análise técnica acentuando o fato de a perna direita de Usain Bolt ser 13% mais forte que a esquerda, quando a elite americana tem entre 0% e 7%. O texto é bem interessante e detalhado, pena que eles repetem um erro comum entre comentaristas ao dizer que Bolt desacelera menos que seus adversários. Um dado muito falso. Ele está longe de ser superior nesse quesito.

A Runner´s World fez uma matéria falando sobre supostas vantagens da esteira que é TÃO cheio de inverdades técnicas que ela teria que ter avisado que era um texto patrocinado, pago. O pior que você não tem dificuldade de encontrar consultor em revista brasileira insinuando as mesmas coisas. É muito talento!

A Spikes nos dá 50 motivos para estarmos muito empolgados com a proximidade do Mundial de Atletismo em Londres de logo mais!

8 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Obrigado pela indicação de livro! Entrou na minha (longa) lista de próximos livros a comprar e ler.

    Curtir

  2. Que lista deprimente a dos tênis mais vendidos…
    Muitos deles são da Hoka.
    Isto explica por que a Hoka chegou ao Brasil.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Julio Cesar disse:

    Também me sinto melhor quando estou inscrito e treinando para uma corrida.

    Aliás, estou voltando às longas distâncias e minha próxima prova é a meia maratona de Vitória-ES, dia 17/09.

    As provas de 5 km já tinham se transformado em rotina e estava ficando chato. Senti que é hora de me desafiar um pouco mais,
    Os dias passam a ter mais sentido quando tenho um treino programado e um objetivo mais difícil.
    Mas é como diz no texto: Ninguém dá a mínima se eu correr 1 minuto ou 10 minutos mais lento ou mais rápido, nem eu faço questão que alguém saiba disso.

    O importante é que me sinto bem fazendo isso e assim não preciso de psicólogo, nem psiquiatra nem de remédios,

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fernando disse:

    Danilo, em relação ao ranking de tênis vendidos, existe algum levantamento semelhante a esse no Brasil?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.