Leituras de 2a Feira

Sábado rolou o Krispy Kreme Challenge, uma prova de 8km em que você tem que comer 12 donuts. Nojento? Sim. Surreal? Não acho. Sintomático? MUITO. Treinadores de assessoria tentam convencê-lo de que correr emagrece. Infelizmente estão errados. Dieta emagrece, correr não. A realidade atual do mercado de corrida é a de amadores médios “treinando” pouco mais de 8km por 3 dias na semana. E depois acham que merecem prêmios (comer doces, beber muita cerveja…) e de que precisam de uma dieta “personalizada e individualizada” buscando profissionais que só repetem equívocos que aprenderam na faculdade (muito carboidrato, comer de 3 em 3 horas, carne e gordura fazem mal…). Aqui matéria no The New York Times falando do evento.

Em tom de piada um site fala que Donald Trump proibiu corridas nos EUA usando a medida métrica. Apenas milhas daqui em diante!

Auto-jabá: no blog coirmão, falo sobre os motivos escusos que justificam que você NÃO deva dar ouvidos a entidades como a SBD quando o assunto é diabetes.

Off-topic e Leitura Obrigatória do Dia: Sem entrar na especificidade do tema, o Drauzio Varella é DE LONGE o médico que melhor escreve sobre Nutrição! Bem difícil concordar com tudo em seu mais recente texto, já que ele cometeu equívocos conceituais como o de atribuir à Evolução a segurança alimentar enquanto recomenda que se coma “frutas com liberalidade”, esquecendo que uma fruta “anabolizada” de hoje não é nem de longe uma fruta. Ou então quando confunde “ausência de evidência” com “evidência de ausência” ao falar do leite e da onça. Ainda que precedido por um dos maiores mitos da Nutrição (“do resto, coma de tudo um pouco”) – mas o perdoemos, até os grandes cometem esse deslize – o seu fechamento deveria ser um guia moderno: PROCURE COMER O QUE SUA AVÓ CONSIDERAVA COMIDA. Você estará à frente da maioria dos nutricionistas e médicos. Isso porque nossas avós erravam menos que essas classes no assunto Nutrição.

Que corredor nunca?!? *dica do Helio Shiino.

12 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Adolfo Neto disse:

    Corri a Krispy Kreme Challenge 2015. Não comi nenhum donut. Levei uma mochila e trouxe a caixa com 12 donuts para casa. A família comeu, aos poucos.

    Assim como eu, outras pessoas não comeram ou comeram só alguns donuts e trouxeram a caixa na mão.

    A Krispy Kreme é a corrida oficial da universidade em que passei um ano sabático: North Carolina State University. A tradição começou com alunos da universidade.

    E a renda vai para o North Carolina Children’s Hospital, que trata de crianças (óbvio pelo nome). Acho um péssimo exemplo.

    Na chegada você tem que desviar do vômito de alguns.

    Curtir

  2. Adolfo Neto disse:

    Sobre o “correr emagrece”, dias atrás estive em uma aula experimental de um box (academia) de CrossFit. O treinador disse que para emagrecer o principal é dieta! Segundo ele, todo box de CrossFit trabalha com uma nutricionista associada.

    Ah, e o texto do NYT é sobre essa mania maluca de misturar comida com corrida. Tem vários exemplos horríveis, inclusive uma prova que termina com bacon achocolatado. “Disgusting”, como diz uma pessoa sobre a Krispy Kreme.

    Curtir

  3. […] O educador físico e nutricionista “clandestino” Danilo Balu, o demolidor dos mitos da corrida, entusiasmou-se com o escrito do doutor, notadamente a parte da avó, mas fez ressalvas. “A fruta ‘anabolizada’ de hoje não é nem de longe uma fruta”, disse em seu blog Recorrido. […]

    Curtir

  4. Iori Yagami disse:

    (Não é assunto do post)

    Ontem eu assisti um ep do corrida no ar “Treinão São Silvestre”, com sua participação e do Nishi. Fiquei gargalhando por 10min quando você disse para o Nishi que a brigadeiro era “falso plano, isso falso plano”.
    O tom sarcástico e irônico foi sensacional!!!

    “Pronto, essa foi a última subida, agora é só descida, só desce e plano” huauhahua

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ralph disse:

    “Drauzio Varella é DE LONGE o médico que melhor escreve sobre Nutrição!”

    E o Dr Souto?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Eu achar o Varella o #1 não faz de ninguém necessariamente ruim ou menor
      =)
      Ele escreve de um jeito que qq não iniciado consegue entender….

      Curtir

    • Julio Cesar Kujavski disse:

      O referido urologista está mais pra guru do que pra médico. logo ele funda a sua igreja do santo bacon.

      Assim como existiram os seguidores fanáticos da dieta do arroz, existirão os seguidores do bacon do Dr. Souto.

      Curtir

      • Adolfo Neto disse:

        Alguma evidência disto, Júlio? Nunca li nenhuma bobagem do Dr. Souto. Podcast não vale. Não dá pra revisar. Mas acompanho Dr. Souto no Twitter e ele me pareceu sempre extremamente sério. Lá é no blog.

        Fanáticos existem por qualquer coisa. Tem até uns loucos que são fanáticos por corrida… 🙂 Tem até gente que torce por atletas mesmo sabendo que tem muita gente dopada.

        Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.