Leituras de 2a Feira

Sábado rolou o Krispy Kreme Challenge, uma prova de 8km em que você tem que comer 12 donuts. Nojento? Sim. Surreal? Não acho. Sintomático? MUITO. Treinadores de assessoria tentam convencê-lo de que correr emagrece. Infelizmente estão errados. Dieta emagrece, correr não. A realidade atual do mercado de corrida é a de amadores médios “treinando” pouco mais de 8km por 3 dias na semana. E depois acham que merecem prêmios (comer doces, beber muita cerveja…) e de que precisam de uma dieta “personalizada e individualizada” buscando profissionais que só repetem equívocos que aprenderam na faculdade (muito carboidrato, comer de 3 em 3 horas, carne e gordura fazem mal…). Aqui matéria no The New York Times falando do evento.

Em tom de piada um site fala que Donald Trump proibiu corridas nos EUA usando a medida métrica. Apenas milhas daqui em diante!

Auto-jabá: no blog coirmão, falo sobre os motivos escusos que justificam que você NÃO deva dar ouvidos a entidades como a SBD quando o assunto é diabetes.

Off-topic e Leitura Obrigatória do Dia: Sem entrar na especificidade do tema, o Drauzio Varella é DE LONGE o médico que melhor escreve sobre Nutrição! Bem difícil concordar com tudo em seu mais recente texto, já que ele cometeu equívocos conceituais como o de atribuir à Evolução a segurança alimentar enquanto recomenda que se coma “frutas com liberalidade”, esquecendo que uma fruta “anabolizada” de hoje não é nem de longe uma fruta. Ou então quando confunde “ausência de evidência” com “evidência de ausência” ao falar do leite e da onça. Ainda que precedido por um dos maiores mitos da Nutrição (“do resto, coma de tudo um pouco”) – mas o perdoemos, até os grandes cometem esse deslize – o seu fechamento deveria ser um guia moderno: PROCURE COMER O QUE SUA AVÓ CONSIDERAVA COMIDA. Você estará à frente da maioria dos nutricionistas e médicos. Isso porque nossas avós erravam menos que essas classes no assunto Nutrição.

Que corredor nunca?!? *dica do Helio Shiino.

Etiquetado ,

12 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Adolfo Neto disse:

    Corri a Krispy Kreme Challenge 2015. Não comi nenhum donut. Levei uma mochila e trouxe a caixa com 12 donuts para casa. A família comeu, aos poucos.

    Assim como eu, outras pessoas não comeram ou comeram só alguns donuts e trouxeram a caixa na mão.

    A Krispy Kreme é a corrida oficial da universidade em que passei um ano sabático: North Carolina State University. A tradição começou com alunos da universidade.

    E a renda vai para o North Carolina Children’s Hospital, que trata de crianças (óbvio pelo nome). Acho um péssimo exemplo.

    Na chegada você tem que desviar do vômito de alguns.

    Curtir

  2. Adolfo Neto disse:

    Sobre o “correr emagrece”, dias atrás estive em uma aula experimental de um box (academia) de CrossFit. O treinador disse que para emagrecer o principal é dieta! Segundo ele, todo box de CrossFit trabalha com uma nutricionista associada.

    Ah, e o texto do NYT é sobre essa mania maluca de misturar comida com corrida. Tem vários exemplos horríveis, inclusive uma prova que termina com bacon achocolatado. “Disgusting”, como diz uma pessoa sobre a Krispy Kreme.

    Curtir

  3. […] O educador físico e nutricionista “clandestino” Danilo Balu, o demolidor dos mitos da corrida, entusiasmou-se com o escrito do doutor, notadamente a parte da avó, mas fez ressalvas. “A fruta ‘anabolizada’ de hoje não é nem de longe uma fruta”, disse em seu blog Recorrido. […]

    Curtir

  4. Iori Yagami disse:

    (Não é assunto do post)

    Ontem eu assisti um ep do corrida no ar “Treinão São Silvestre”, com sua participação e do Nishi. Fiquei gargalhando por 10min quando você disse para o Nishi que a brigadeiro era “falso plano, isso falso plano”.
    O tom sarcástico e irônico foi sensacional!!!

    “Pronto, essa foi a última subida, agora é só descida, só desce e plano” huauhahua

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ralph disse:

    “Drauzio Varella é DE LONGE o médico que melhor escreve sobre Nutrição!”

    E o Dr Souto?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Eu achar o Varella o #1 não faz de ninguém necessariamente ruim ou menor
      =)
      Ele escreve de um jeito que qq não iniciado consegue entender….

      Curtir

    • Julio Cesar Kujavski disse:

      O referido urologista está mais pra guru do que pra médico. logo ele funda a sua igreja do santo bacon.

      Assim como existiram os seguidores fanáticos da dieta do arroz, existirão os seguidores do bacon do Dr. Souto.

      Curtir

      • Adolfo Neto disse:

        Alguma evidência disto, Júlio? Nunca li nenhuma bobagem do Dr. Souto. Podcast não vale. Não dá pra revisar. Mas acompanho Dr. Souto no Twitter e ele me pareceu sempre extremamente sério. Lá é no blog.

        Fanáticos existem por qualquer coisa. Tem até uns loucos que são fanáticos por corrida… 🙂 Tem até gente que torce por atletas mesmo sabendo que tem muita gente dopada.

        Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: