Leituras de 3a Feira

LEMBRETE: VOLTE AMANHÃ AQUI!!!

O site de um dos estatísticos mais famosos do mundo, o 538 do Nate Silver, vem com uma tabela de previsão de tempos em maratona. Diferente da papagaiagem de treinador que fala que treino de Maratona é cheio de magia, a equipe de Silver acha que precisa de apenas 2 informações para dizer o quão rápido um amador vai correr: o volume semanal de treino e o resultado de uma prova. Correr Maratona bem é questão de volume, menor peso e dissipação de calor. O resto é espuma!

Ainda no assunto, a Runner´s World mexeu em sua atual tabela de previsão de tempos em maratona! Vale a visita também!

Um texto de um tema obrigatório para quem corre ou é treinador: nossa busca por conforto e nosso medo por estresse nos faz mal! Muito mal! Treinar é se adaptar a um estresse (controlado) gerado ao organismo, ficar protegendo, querendo acelerar a recuperação, é contraproducente! Amadores acham que levar lancheira ao treino, vestir uma meia de compressão, fazer banhos de gelo frequentemente irá ajudá-lo. Nada mais equivocado…

Eu tenho enorme cuidado em chamar alguém de guerreiro na corrida. Na verdade, não chamo ninguém. Risos. É uma das expressões mais tontas na corrida. Mas para quem gosta, aqui 6 verdadeiras guerreiras: as pioneiras da maior maratona do mundo em matéria incrível da Runner´s World!

Um conto ótimo sobre corrida, correr rápido, a dureza da maratona, álcool, a realidade do amadorismo dos anos 70 e um pouco mais.

Molly Huddle talvez seja a melhor corredora americana de todos os tempos. Ela estreou domingo nos 42km e escolheu para isso a Maratona de Nova Iorque. Quando escrevo isso ainda não sei seu resultado, mas estarei na torcida! Aqui mais detalhes pré-prova. *dica do Helio Shiino. **ela foi a 3a fazendo a 6a melhor estreia de uma americana na distância com 2h28.

Etiquetado ,

14 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Nishi disse:

    O Fidípedes era guerreiro, não? Afinal, diz a lenda que estava numa guerra…

    Curtir

  2. Joao disse:

    Testei a calculadora e ela errou bem no meu caso. Talvez por eu ser um corredor bastante lento.

    Meu tempo na meia foi 2:10, e acabei de fazer uma maratona e, 4:26. Pelo meu volume médio de treino, ele previu que eu deveria concluir em 4:45

    Curtir

  3. adrianapiza disse:

    Interessante a calculadora! Para as 2 únicas maratonas que fiz na vida, entrando com um 10k que havia feito 2 semanas antes nas 2 ocasiões, deu uma diferença de 1 min na 1a e 6 min na 2a. O mais interessante…se quiser repetir esse tempo hoje, bem mais velha, entrando com o tempo atual dos 10k, devo quase que dobrar a km semanal para conseguir o mesmo tempo na maratona. Será que daria certo? (claro que não vou testar…)

    Curtir

  4. Julio Cesar Kujavski disse:

    Vejo pessoas fazendo 110 km por semana e na prova sofrem pra fazer perto de 4 horas.
    Não entendo pq alguém precisa de mais de 100 km por semana pra fazer 4 horas. Coloquei os dados na tabela e pra mim fechou certinho: fazendo 35 km semanais e 5 km em 20:00 deu que hoje em faria maratona entre 3:35 e 3:37. Acho que seria mais ou menos isso mesmo. Já fiz maratona em 3:41 praticamente sem treinar.

    Curtir

  5. liporati2002 disse:

    Molly Huddle melhor corredora (de fundo) de todos os tempos? Coitada! Tem que correr muito ainda para chegar aos pés da Mary Decker, esta que já foi recordista mundial dos 10.000m, 5.000m e da milha!
    Isto no fundo genérico… se formos pensar em maratona aí tem a Joan Benoit com ouro olímpico, dois títulos de Boston, um título de Chicago…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: