Sobre o autor

28072016-aracaju-swimming-camp-29Meu nome é Danilo Balu, sou Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP) (2001) e fiz Nutrição na mesma instituição (FSP-USP). Além de Engenharia Civil (POLI) e Ciências Atuariais (FEA-USP).

Corro desde 1990. Sou ainda autor dos livros O Nutricionista Clandestino (com blog de mesmo nome) e O Treinador Clandestino!

E-mail para contato: danilobalu@hotmail.com

 

 

64 pensamentos sobre “Sobre o autor

  1. marcos disse:

    ola gostaria de saber ..eu tenho 22 anos estou treinando para correr ..eu faço 10 km em 28 minutos …so que eu nao competi em nenhuma prova ate hoje …gostari de saber se eu vou correr com a elite ou nao..aonde eu vou largar…..e o que precisa para correr na elite?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Marcos! Tudo bem? Deve haver algum engano nas suas medições, acho mais do que improvável vc nunca ter corrido e já fazer 28min nos 10km… Procure um treinador! Ele poderá te ajudar.

      Curtir

  2. Aline disse:

    Olá Danilo, me sinto envergonhada com a sua postura profissional! Se é que posso dizer que você tem alguma! Se acha que o nutricionista é alguém perigoso, que deve ser evitado pela sociedade, é muito simples, deixe de ser um! Temos uma vasta área de atuação e ser nutricionista é muito além de atender pessoas no consultório! Ser nutricionista é ajudar uma comunidade isolada a saber como armazenar e preparar seu alimento de forma segura, e com isso evitar que várias crianças e adultos sofrem as consequências de uma DTA; ser nutricionista é orientar uma mãe à como amamentar o seu filho, e a importância deste ato para ambos; ser nutricionista é coordenar uma equipe enorme de profissionais em uma industria ou um restaurante para que haja menos desperdício, entre outros….SER NUTRICIONISTA está muito além das besteiras que você escreveu! Como em toda área, existem profissionais bons e ruins, e É TOTALMENTE INJUSTO E INDIGNO o seu discurso! Para mim você quer aparecer, e está fazendo de forma errada! Procure se especializar e estudar mais! Se você se acha tão melhor, largue a nutrição e seja qualquer outra coisa, pois alguém como você .não merece esse título!

    Curtir

  3. Karine Curvello disse:

    Danilo você é educador físico, fisiologista…? Qual sua formação?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Bacharel em Esporte.

      Curtir

      • Andrea disse:

        Bacharel em esporte?? Aonde existe essa formação? Somente na tua cabeça! Prova aquilo que falas?? Mostra todos os artigos que publicaste em revista de impacto internacional!! Se é que sabes quais são elas?!!!Como podes falar de uma profissão essencial como o nutricionista??? Ignorância tem limite!!

        Curtir

      • Bruna disse:

        Que faculdade é essa? Qual sua especialidade? Mestrado? Dotourado. Em cancela esse blog vai estudar se especializar eu nunca ouvi falar de você cai aqui pesquisando assuntos ligados a atividade física mais infelismente a internet da liberdade para blog como este. Não sou nutricionista mas admiro a minha, que conseguiu mudar meu histórico alimentar e clínico. Fale de assuntos que você domine, publique matérias que acrecente na vida das pessoas.

        Curtir

      • Laila disse:

        Ou seja, um frustrado, que não serve pra nada, inútil e incompetente, que por não ter capacidade própria para se destacar em alguma profissão, mendiga notoriedade denegrindo toda uma ciência e classe de profissionais. Tenho pena de você!! Não sabe fazer mais nada da vida, além de escrever porcaria inútil!!

        Curtir

      • Deny Sil disse:

        Esse curso existe!!
        Fui no Guia do estudante… nunca havia visto essa formação más, ela existe.
        Interessante…

        Curtir

    • Rosana disse:

      Posso complementar sua pergunta Karine? Qual é o seu problema Danilo? Já sei. Tentou ser nutricionista, não conseguiu. Aí, fez (ou não), um cursinho por correspondência em “esporte”(?). Moço, vc tem problema. Procure um psicólogo(formado, ok?)

      Curtir

  4. BLOG RIDICULO disse:

    MAS É UM MERDINHA MESMO….TE GARANTO UMA COISA, TU VAI SER SEMPRE SEMPRE UM BOSTA!

    Curtir

  5. Você precisa de amor, você precisa de Deus disse:

    Busque o amor, porque é notável que é algo raro em sua vida.
    Viva a SUA vida em vez de se tornar uma pancreatite biliar, que vai se degradando pelas enzimas que o próprio pâncreas liberou devido à obstrução dos ductos de liberação da mesmas conferida pela presença de um cálculo, que é sua ignorância.

    Curtir

  6. Nadria disse:

    Olá meu querido, tome bastante cuidado com suas palavras. Tenha toda certeza que um nutricionista esportivo tem muito mais conhecimento, profissionalismo, ética e capacidade que você mostrou ter nessa infeliz publicação. Se sua formação é em Esporte, é bem mais interessante que você passe informação as pessoas sobre sua área. O mundo não precisa de pessoas como você, que ao invés de se preocupar em transmitir seus conhecimentos sobre seus estudos, sua formação, perde seu tempo denigrindo a profissão dos outros. É claro que, como em qualquer profissão existam profissionais que cometem erros, ou que passam informações erradas, enfim, mas ao contrário do que você disse em sua publicação, existem Nutricionistas esportivos excelentes e extremamente capacitados para informar e ensinar atletas a se alimentar corretamente, para terem bons resultados. Pense um pouco mais antes de publicar algo que não tenha certeza, ou denigrir alguma profissão, pois seus leitores não merecem informações como estas, e nós, nutricionistas, não merecemos ler calunias como as que você escreveu. Use seu veículo de informação para o bem. Obrigada pela atenção.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Nadria! Tudo bem? Veja que eu nenhum momento disse que 100% deles sejam ruins ou incompetentes. Esta lá no texto. Falei apenas sobre o risco em uma área que não ia ciência em suas diretrizes. Foi isso!

      Curtir

      • Arianne disse:

        “Não ia ciência em suas diretrizes”? Sugiro a você, “bacharel em Esporte”, a fazer uma busca simples em bases como PubMed ou mesmo Scielo, e descobrir o quão é infundada a profissão de nutricionista.
        Lamento pela sua existência e pelos seus problemas psicológicos e, principalmente, sociais. Melhoras!

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Arianne, meu pto é que NÃO há ciência nas diretrizes de consumo de Sal, Gordura Saturada, Água, carboidrato e criação da pirâmide alimentar. Posso te provar pto a pto.

        Curtir

  7. Estou esperando a prova, Danilo. Que tal colocar a fonte de tudo o que vc falou? Pois acho que a coisa pode ficar feia…

    Curtir

  8. Josana disse:

    Estamos aguardando ansiosas suas provas bacharel em esporte! se formou onde? tem CREF? ouviu falar em código de ética ou é uma palavra que seu vocabulário pobre de informações desconhece?

    Curtir

  9. Karine Curvello disse:

    Olá Danilo

    Bem, não sei há quanto tempo você é Bacharel em Esportes, mas em todo bacharelado discutimos questões relacionados à metodologia da pesquisa, conhecimento científico, etc. Compreendo sua linha de raciocínio quando coloca alguns pontos sobre reduzir a questão da obesidade ao consumo excessivo de gordura ou de carboidrato. Concordo plenamente! O que me surpreendeu foi você tentar justificar várias colocações a partir do livro de Gary Taubes (um físico que fez uma segunda formação em jornalismo e decidiu escrever sobre saúde). Quem tem a formação na área de exatas tem um raciocínio cartesiano que raramente se aplica aos estudos em saúde, por isso é preciso ter cuidado com o que se lê e se reproduz. As colocações desse autor já foram refutadas por médicos e educadores renomados de várias nacionalidades… me desculpe, então acredito mais neles e em todos os outros estudos bem conduzidos (alguns são perfeitamente descartáveis) que li durante graudação, especialização e mestrado do que em Gary Taubes.

    Acho que a outra questão que gerou tanta repercussão do seu post foi a maneira como redigiu. É preciso lembrar que quando escrevemos na internet não temos o gestual para respaldar nosso discurso e a maneira como escreveu pareceu desrespeitosa podendo gerar problemas futuros.

    Sugiro que continue buscando informações sobre o assunto, mas as publique apenas quando tiver um embasamento realmente científico sobre o tema

    Até breve

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Karine! Tudo bem?
      Sério, que mania vcs têm de implicar coma formação das pessoas… nem eu sei a formação dele… vc acha que so leio Tabes? E se eu falar da Zoe Harcombe, nutricionista britânica apontando as MESMAS falhas? Vc vai falar o quê? Que as notas dela foram baixas na faculdade de Nutrição? Falar do caráter cartesiano de quem estuda ciência exatas é achar que a Nutrição é tão nobre que pode se dar ao luxo de abrir mão de certas prerrogativas como a de jamais inverter prática e teoria. É ISSO que eu critico, não a graduação de quem a propôs. Aliás, não me importo com o sujeito, mas com as ideias. Mas faltam tanto embasamento que as pessoas vão procurando onde se prender. Vamos esquecr então Taubes, vamos falar da Harcombe ou do Bill Lagakos. Eles podem falar? Vamos falar da “ciência” na diretriz de Sal, água, gordura saturada e carboidrato (um nutriente não-essencial que virou majoritário an Nutrição) sem tocar em Taubes? Isso faz da Nutrição mais ciência? Não creio….
      Sobre o “tom” do texto, é minha mania (erro) de achar que as pessoas não vão se ofender qdo “não deveriam”… Hj se ofender dar poder, além disso, qdo vc critica algo que as pessoas acreditam (como a Nutrição), traz desafetos. Me ofendi mais com as “bobagens” ditas pelos meus professoes na FSP do que com qq palavra ácida dita por Taleb. Vc iria se surpeender com o que ele fala sobre treinamento. E só me faz lê-lo mais e mais…
      Me diga de verdade uma coisa: não é questão de FÉ a Nutrição já que embasamento não há “nenhum”? Responda de coração…
      Até mais!

      Curtir

      • Cláudia Módolo disse:

        É uma pena que você responda dessa forma a uma das poucas pessoas que falou com você sem agredi-lo. Você só é gentil com quem lhe dá golpes abaixo da linha de cintura. Karine foi extremamente educada e delicada com você, além de se posicionar com propriedade de causa.
        Pena que você se coloque de uma forma agressiva com os colegas nutricionistas esportivos. Dê graças a Deus por não ser a minha área de atuação! Aliás, você não sabe em confusão de meteu. Boa sorte!

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        ???? Fui reler que escrevi à Karine… o que falei pra ela que tanto chocou? Ela não me ofendeu, eu não a ofendi…

        Curtir

  10. priscila disse:

    FALA TANTA BESTEIRA SEM CONHECIMENTO QUE NEM NAS CONSEQUÊNCIAS PENSA, POIS É, O CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTA JÁ ESTÁ TOMANDO AS AÇÕES JUDICIAIS CONTRA SEU BLOG E SUA POSTURA, EU ACHO BEM FEITO!!!!

    Curtir

  11. Mariana Nobre disse:

    Danilo, esse seu blog não faz o menor sentido! Vc aborda o assunto sem nenhum embasamento científico, e ainda acha que tem razão. Se ponha no seu lugar, o profissional mais COMPETENTE e HABILITADO para orientar e acompanhar o atleta é sim o NUTRICIONISTA! Não sou eu que estou dizendo, isso é apenas a realidade. Se o fato do nutricionista esportivo ser essencial para o atleta lhe incomoda, meus pêsames!! Procure ser um profissional melhor na sua área e pare de querer difamar uma profissão tão linda, como é a nutrição!!!

    Curtir

  12. rudregues disse:

    Você está apenas falando a verdade, nada de mais para nós que sabemos dela. Mas pode incomodar, e muito, alguns que estão presos na mentira. Parabéns por buscar as informações verdadeiras e divulgar pra gente. Precisamos de mais pessoas assim.

    Curtir

  13. Carlos Borba disse:

    E se um um Bacharelem Esporte falasse em esporte em seu blog? parace meio estranho tanta informação sobre nutrição por que tem tão pouco conhecimento na área( o que é claro como a luz do sol) pelas citações. A mim não me causaram a raiva dos comentários acima, eu mesmo cheguei foi a sorrir de tamanha ignorância. o que vi acima foi como se um pedreiro estivesse ensinando um cardiologista a realizar a cirurgia em seu coração. Vc realmente conseguiu visibilidade, mas como todos os que a conquistam em detrimento de opiniões ruins a cerca outrem as consequências não serão boas para vc. Vai ai uma dica se foca no que vc estou(pelo menos vc diz que estudou) e pratique o amor pelas pessoas. pois com atitudes contrarias as que vc tem desempenhado o mundo, pelo menos ao seu redor , vais ser bem melhor. Desejo que vc seja um bom profissional na sua área de atuação.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      E se eu estiver estudado Nutrição na USP, a msg muda?? Outra coisa, onde a gente vê isso na internet sobre o quê a gente pode falar? Sou leigo no assunto… talvez vc tenha feito faculdade de “O que podemos falar”….

      Curtir

      • Ana disse:

        Se tiver estudado, sugiro que volte e estude outra vez, mas dessa vez de verdade!

        Curtir

  14. Emerson Magrão disse:

    Danilo Balu, parabéns por toda asérie de textos sobre nutrição e nutricionistas!
    Achei os textos muito bem escritos, embasados e com uma lógica perfeita!
    Acompanho teu trabalho e tuas recomendações sobre esporte e corrida, e creio que a nutrição bem feita auxilia e muito na nossa atividade esportiva.
    Por isso vejo total sentido em falares sobre nutrição. E não acredito que somente pessoas com diploma de nutricionista possam se manifestar a respeito! Aliás, nunca li um texto, ou uma série de textos, tão completa e embasada como a tua, escrita por algum nutricionosta. Pode ser limitação minha. Provavelmente seja. Mas mais do que o diploma acho que devemos nos ater às idéias! E isso você tem muito bem claro e fundamentado!
    Espero sinceramente que continues a escrever sobre o que eu gosto tanto, e que ajuda a tantos leitores: esporte E NUTRIÇÃO!
    Abraço!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Mas dá um trabalho, man… Improvável que seja nessa frequência… Se CFN, CRN, ASBRAN e Sindicato implicarem, aí que eu continuo mesmo rsrsrs obrigado pelas palavras!!

      Curtir

  15. brunodagama1 disse:

    Oii Danilo!! Estou tentando encontrar um email pra entrar em contato com você.

    Você tem algum? Grande abraco!!!

    Bruno!

    Curtir

  16. Lucas Santos disse:

    Danilo, se você queria atenção, acho que vc conseguiu. Como estudante de Nutrição, não fiquei com raiva, triste, magoado, mas sim com a famosa ‘vergonha alheia’, deu até pena da sua ignorância. O que aconteceu na sua adolescência? Alguma (ou algum) nutricionista te deu o fora? Pq aparentemente a sua rixa com a profissão é pessoal… Aprenda uma coisa: Radicais nunca terão razão e TODO generalismo é burro! Espero que a vida te ensine a ser menos ignorante e arrogante 😀

    Curtir

  17. matheus disse:

    Balu, olhei o corrida no ar “Você Ainda Se Alonga Antes De Correr?” e achei muito interessante o que tu falou! Tenho uma dúvida e gostaria que alguém com seu conhecimento me sanasse. Em breve estarei indo para um curso de formação policial, e não terei muito tempo para treinar, ou seja: 1 sessão de treino por dia no máximo, sendo corrida ou fortalecimento. Eis minha pergunta: posso retirar o alongamento completamente da minha rotina de treinamento? Ou se devo manter, quantas vezes por semana? Obs: sei que não devo alongar nem antes e nem depois do treino! Abraço

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Alongamento pra quem está com tempo tão apertado, só se vc for MTO encurtado. Como saber se vc é encurtado? Aí é um problemão…. =/ não tem resposta fácil… Eu acho que se vc se sente pouco flexível, alongar 2-3x/semana (mesmo que junto das sessões de musculação ou corrida) só vai agregar!

      Curtir

  18. Ana Paula Gomes disse:

    Oi Balu! Moro aqui na Malasia e vou participar da minha primeira Full Marathon daqui a 3 semanas. O maximo que corri ate hoje foram 33K. Ainda tenho muitas duvidas quanto ao uso de Gel, Barrinhas e Hidratacao durante o percurso. Vc tem algum artigo interessante para me indicar? Confesso que ja li e testei muita coisa durante os treinos mas cada vez fico mais insegura e perdida com a diversidade de opinioes. Desde ja agradeco e te felicito pela sacudida que vc deu no mundo da nutricao brasileira. Teriam que te agradecer de joelhos por compilar tantas obras interessantes e inquietantes que nos fazem sair da inercia mental. Valeu!!!! Ana

    Curtir

  19. Deny Sil disse:

    Olá Danilo,

    li seu post sobre o perigo ás nutricionistas, achei exagerado más, confesso que falta mais coerência nas orientações, as vezes os profissionais são movidos a modismo e são prensados na parede por prescrição de suplementos e dietas malucas.

    Sou formada em nutrição contudo não sou apaixonada em atendimento nutricional, mais precisamente, detesto ter que orientar algum “descabeçado” que só quer emagrecer em um mês para o projeto verão… que deseja tomar whey com segurança ou fazer dieta de 800 kcal ao dia sob minha recomendação, no entanto, encaro o desafio de auxiliar os indivíduos que sofrem de patologias e necessitam de cuidado na alimentação.
    Achei que sua mensagem foi um pouco agressiva e ressentida até…

    Penso que devemos manter a mente aberta às dúvidas e questionamentos e realmente alguns pontos em nossa formação poderiam ser menos engessados. Eu me encontro numa avaliação da formação do nutricionista no país, nunca usei métodos “americanos” por ex. como pesquisa, consultas ou bases para a nossa população, a piramide pouco me atrai e na universidade em que cursei ela foi abonada… literalmente não se utilizava a piramide para aulas – jamais- e fora recomendado que como nutricionista não tivéssemos esse apego a ela.

    Seus pontos de vistas qto a consumo de sal, cho e lip saturados foram interessantes… não tem pq uma recomendação de consumo de gorduras saturadas e sal, e, até se levar em conta aspectos religiosos a gordura já é mal vista e não deve fazer parte de nossa dieta. O sal já esta largamente presente em nossa alimentação convenhamos que a luta é para restringir seu uso e não mínimo consumo… qto aos hidratos de carbono devem ser revistos como bases de alimentação, *na minha opinião as FLV são a base de tudo/leites são dispensáveis e as carrnes deveriam ser consumidas em poucos dias da semana* Nosso fígado faz a síntese de glicose utilizando como matéria as ptns más isso tem seus prejuízos, ao próprio fígado que já tem um trabalho bastante comprometido em nosso organismo. Não podemos é utilizar uma informação para todo funcionamento do corpo… o fígado coitado.

    Enfim, deixo aqui meu ponto de vista, acredito que sua mensagem poderia ter sido um pouco menos “vibrante” afinal você menciona médicos também, todos os grupos profissionais tem suas “laranjas podres, fanáticos etc”. Não levo para o lado pessoal porém, EU não me encaixo nesse meio pois atuo de forma livre e se algum paciente não gostar da minha NÃO recomendação as bizarrices da moda ele tem a porta aberta de outro profissional que se presta a tal… Meus princípios e conhecimentos não serão sabotados por modismo ou pressão.

    Abç,
    Deny Sil

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Oi Deny! Tudo bem?

      Pode ter soado agressivo o post… ressentidoo? Talvez… Estudei Nutrição e confesso que me sinto enganado pelo que tive por 5 anos na faculdade (na USP são 5).

      Sobre a pirâmide, não é somente sobre a pirâmide… prato ideal, qq medida de mensuração é feita em achismo puro.

      Sobre generalizar, veja bem, não é sobre não ter profissional bom, é sobre Risco… vc pode ter MTA gente boa e AINDA ASSIM ser um risco que não se paga.

      Era isso!
      Até mais!

      Curtir

      • Ni Tavares disse:

        Gente…. não consigo nem entender o que esse indivíduo diz! Hora diz que não é nutricionista, hora diz que é! Que homem grosseiro! Ele fica o tempo todo apontando as falhas dos profissionais. Ele é o único profissional perfeito? Aliás, um profissional deve ter Ética! E essas aulas ele não frequentou! Absurdo! Vamos lutar para acabar com essas publicações!

        Curtir

  20. Adriano amaro disse:

    Vi um video seu falando de jejum,me acostumei com a pratica e tenho feito quase todos os dias por pelo menos 12 horas,corto sempre o café da manha, gostaria de saber se a algum problema em eu fazer praticamente todos os dias?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: