Como a Mobilidade influencia na Corrida?

É natural que os corredores sempre perguntem: “como a Mobilidade pode me ajudar na corrida??”

Por décadas (não anos, DÉCADAS) nos disseram que alongar era importante. O bom senso dizia isso. O professor na aula na Faculdade de Educação Física dizia isso. Os veículos de saúde e mesmo os especializados diziam isso. Afinal… parece tão lógico, não?!

E se tivermos todos entendido de forma errada?

Veja bem, eu não estou tentando reinventar a roda! Os atletas de elite já trabalham, historicamente SEMPRE trabalharam demais a mobilidade. Tenha em mente que algo não precisa ter nome para ele existir.

O que estou querendo dizer? Que aquilo que nós chamamos de céu, por exemplo, sempre esteve acima das nossas cabeças. Os pássaros, mesmo sem dominarem o português ou a língua falada, voam no céu. Um gringo sente “saudades” mesmo que a palavra não exista no seu idioma de origem.

Quando você observa o treinamento dos melhores corredores do mundo eles estão treinando a Mobilidade ainda que a chamem comumente de flexibilidade (“flexibility“). Quem acompanha esses atletas sabe não haver atleta de alto nível de baixa mobilidade.

Mas sabe o que há aos montes? Elite com baixa flexibilidade (muscular).

O motivo? Ela não tem relação direta com desempenho na corrida. Mas a Mobilidade (articular) TEM! É melhorando esta capacidade, de fazer a articulação trabalhar ao longo de toda sua amplitude, gerando força (ou seja, movimento) a todo o ângulo de execução que ganhamos eficiência motora no gesto esportivo.

Ter liberdade de movimento articular (que é papel da MOBILIDADE) é ESSENCIAL ao desempenho e a uma corrida segura, ou seja, com menos lesões. Duvida? Olhe a elite fazendo mobilidade e olhe a mesma elite alongando.

Etiquetado , ,

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: