A gente sabe mais aquilo que NÃO funciona do que aquilo que funciona. Vamos nos guiar um pouco sobre um aforismo do pensador Nassim Taleb. Ele afirma brilhantemente que:
“o conhecimento é subtrativo, não aditivo; é o que nós rejeitamos (o que não funciona, o que não devemos fazer), e não o que acrescentamos (o que fazemos ou devemos fazer).”
Isso é ESSENCIAL termos sempre em mente. Ainda mais em tempos de pessoas gritando loucamente “ouça a ciência“, ainda sem que elas saibam bem como tudo funciona na área da pesquisa científica.
Vale assim reforçar que uma pesquisa não serve para provar um ponto, mas para testar e tentar derrubar teorias. Não tenho como provar que todos os cisnes são brancos, eu tenho que achar um colorido e assim derrubar a tese de que são todos brancos. Eu subtraio a tese que todos são brancos sem dar uma “solução” (ex: todos são verdes).
Ou seja, aumentamos nosso conhecimento sobre cisnes subtraindo teses! É na subtração que progredimos o conhecimento.
Escrevi ontem “3 coisas que te ensinaram errado sobre corrida”. É ÓBVIO que terá treinador que dirá que educativo e alongamento funcionam. Não tenho como me alongar aqui. Quero apenas explicar o que NÃO funciona. Melhor ainda! Não serei EU quem dirá o que funciona, serão os demais treinadores!
Não pergunte a alguém o que ele recomenda que faça, pergunte o que ele FAZ. Então vou deixar um exercício aqui:
1. Você vê seu treinador alongando longamente antes de correr?
2. Aliás… ele CORRE?
3. Ele toma suplementos?
4. Ele faz educativos de corrida?
5. Ele usa sempre a MESMA marca de tênis ou muda de acordo com o patrocínio?
6. Quando ele está de olho na balança ele muda os hábitos à mesa?
Não sou EU que estou dizendo que educativos não funcionam. Que suplementos são ineficazes. Que alongar é 100% dispensável. Que correr não emagrece. Que tênis tem ZERO impacto na prevenção de lesões. Não sou eu. São os treinadores. E eles não precisam nem falar isso. Eles nos mostram!
Não fique bravo comigo.