Esse da foto é o sueco Daniel Stahl. Ele é um dos melhores lançadores de disco do mundo (campeão mundial) e pesa a bagatela de 155kg. Me responda: quantos caras na sua assessoria correm com uma postura melhor que a dele?
Você pode não entender de atletismo, saiba então que no esporte de Stahl o atleta tem um diâmetro de apenas 2,5m para lançar o mais longe possível um “implemento” de exatos 2kg. E ele faz isso GIRANDO, não correndo! O sueco apenas corre na hora de comemorar mais uma vitória! Ele NÃO treina isso!
A gente vive tempos estranhos. Corredores amadores em um debate sem fim sobre padrão e técnica de corrida. Meu amigo Fabio Pierry acha que o Instagram tem peso nisso! Também acho!
Sempre falo: você precisa entender as demandas do seu esporte. O peso corporal tem dinâmicas MUITO distintas na Maratona e no lançamento do peso. Mas a corrida…
A corrida é INTRÍNSECA ao ser humano! Não acredite em quem diz o contrário! Não se ensina um peixe a nadar porque lhe é natural! No caso de humanos, a gente não ensina alguém a correr, mas TREINAMOS na pessoa as capacidades físicas que proporcionam um gesto que já possuímos, a habilidade de correr!
Dito isso, o treinamento trabalha aquilo que faz a corrida se expressar de sua maneira mais eficiente! Lembre-se: a corrida é a expressão harmônica de um conjunto de capacidades físicas. A corrida em si nós já possuímos.
Mas vão tentar te vender diferente.