Longos (Maratona): Tempo vs Distância

Tenho um pouco de dificuldade de explicar aos amadores porque eles NÃO deveriam fazer longos Longões para Maratona. O primeiro motivo é fisiológico. Um treino de 1h30 (a um corredor muito rápido) é BEM diferente de um treino de 2h30 a este mesmo corredor! Quando copiamos o treino por DISTÂNCIA ignoramos a enorme variação, neste caso 66% a mais. Você acha que está treinando uma coisa e está na verdade treinando para outra.

NUNCA se esqueça: a fisiologia do nosso corpo é regida pelo TEMPO, não pela distância!

O segundo motivo principal é uma questão puramente mecânica. Ontem falei um pouco sobre estratégia nutricional em treinos longos (e por que você deveria ignorar as orientações de praxe dos nutricionistas esportivos, que vão na CONTRAMÃO daquilo que você mais quer… ou seja, consultá-los te faz PIOR).

Fiz uma tabela porca e correndo… Nela comparo um atleta de elite (3min/km), uma mulher intermediária (5min/km) e um amador rápido (4min/km). Números redondos pra facilitar o trabalho do Excel.

Abaixo você tem o número de passos que cada um dá para terminar um treino longo de 32km. E OV (Oscilação Vertical) é um fator de correção porque quanto mais lento o corredor, MAIOR é sua OV, AUMENTANDO o trabalho mecânico da pessoa.

Repare que ao final da MESMA sessão de treino a atleta mais lenta fez um trabalho mecânico (treino) 80% MAIOR que um cara que ganha uma major!

Faz algum sentido pra você??? Pra mim não… mas pode ser que você esteja certo e eu errado.

Repare ainda que, por mais que machuque o ego daquele cara que fala pra todo mundo que tem índice pra Boston, ele fisiologicamente está mais próximo da amiga intermediária do que do Kipchoge. Mas adivinhe o treino de quem que ele quer imitar…

Pois é…

Etiquetado , , , ,

8 pensamentos sobre “Longos (Maratona): Tempo vs Distância

  1. Antal Varga disse:

    Balu, tenho curiosidade (e medo) de saber os valores dessa tabela referentes à um pangaré lento (eu) que completa uma Maratona em ~4h.
    Melhor nem saber ?

    Curtir

  2. Carlos Eduardo de Abreu e Lima disse:

    Balu,o que é carga?

    Curtir

  3. Giuliano Pinheiro Maia disse:

    Diante desses dados além de tudo, nos ensina a colocar a viola no saco e trabalhar humildade, porque as vezes nos achamos bons corredores. Coitados de nós. Sabe nada inocente. Nos resta apenas treinar, além de treinar a humildade. kkk Valeu Balu

    Curtido por 1 pessoa

  4. Balu, o “cara que tem índice pra Boston” está mais próximo “da amiga intermediária do que do Kipchoge”, e você então critica que ele não deveria seguir o treino dele e sim o dela, como ele poderá melhorar? Acho que deve ter um meio termo, e buscando a melhoria se é o que ele quer. Também, não é porque está mais perto dela que deve imitá-la, preciso ver a direção (segui-lá seria um retrocesso). #SóAcho (de um cara que tem índice para Boston rsrs)

    Curtir

  5. William da Silva disse:

    Curiosidade lógica, se a prova que eles participam é distinta (Correr durante 2h x Correr durante 4h) não seria lógico que o amador tivesse um treino proporcionalmente mais longo, em termos de tempo ?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: