A tara por “recuperação”

OU AINDA: essa é talvez a maior prova da não-compreensão da dinâmica do treinamento por parte de corredores e nutricionistas.

 

Acho que não há UMA sessão de perguntas em meus stories que eu não receba: “fazer/tomar X acelera a recuperação?

Vamos lá… Vou contar uma história real e bem didática. Uma das melhores corredoras amadoras que eu já treinei tem namorado que corre na mesma pegada, mas treina com assessoria. Um dia ele teve que faltar no treino de 5a feira. Ao fazer o longo no sábado ele se sentiu bem. Melhor que ela! Qual a conclusão que ele tirou? Que se ele NÃO treinasse mais às 5as feiras ele faria melhor os longos. Dito e feito. Jantou ela em todos os longos. Lá pelo 30km em Boston sua namorada (treinada por mim) o ultrapassa. Ele não tinha mais condições. Por meses ele treinou MELHOR aos sábados, porém, treinou MENOS no período.

Dos corredores que eu conheço não deve haver UM POR CENTO que precise de qualquer artifício pra recuperação. Se você acha que precisa se recuperar porque treina 4x na semana deixa te falar algo que seu treinador por um motivo óbvio não pode te dizer: você ganha de UM golzinho do seu “eu” que fica na rede (4×3)… Você tem que ter VERGONHA de achar que precisa de algo, filho!

O que um treinador mais quer é esmagar, é escovar, é mastigar o atleta porque é na RETIRADA dessa carga que a mágica acontece. Você não precisa fazer nada, é só retirar. Um atleta treinando cansado AUMENTOU sem saber sua carga de treino. É na IMPOSIÇÃO do estresse que há a sinalização para a adaptação.

Sempre que vejo um corredor tomando pós-treino prescrito por Nutricionista IPI eu penso: coitado, se esforça tanto e ainda não entendeu nada…

O objetivo do treinamento NÃO é e NEM PODE ser TREINAR bem! A tara por recuperação é o mesmo que achar que correr na descida é melhor do que na subida porque a média de ritmo ficou maior! É o não-entendimento do TODO.

O processo do treinamento tem que ser visto em seu significado… como PROCESSO. Quando você acha que tem que estar BEM e TREINAR bem (recuperado) é sinal claro de que você não entendeu absolutamente nada…

Etiquetado , ,

2 pensamentos sobre “A tara por “recuperação”

  1. Cassio Souza disse:

    Enviado via iPhone
    >

    Curtir

  2. Giuliano Pinheiro Maia disse:

    caraca BALU que magistral. Sou tudo como louco porque não sigo a receita de bolo. E você destrói muita falácias. Falácias essas que reinam no mundo dos amadores. Sou amador e corredor fraco, mas quero penso em tirar o meu melhor. Não sigo a manada. E graças a essas suas tiradas tem me dado mais ainda convicção. PARABENS

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: