Eu sou especial!

O Rodrigo Bomeny (médico) ontem postou a seguinte frase: “Você não é a exceção, você é a regra”. NADA é pior ao marketing do que você NÃO dizer ao seu cliente que ele é especial. Ele quer pagar MAIS para alguém JUSTAMENTE dizer isso a ele!

A Nutrição e o Treinamento recorrem insistentemente em duas falácias: de que todos precisamos de uma dieta individualizada e de um treinamento individualizado. Torne um problema complexo, venda a solução. NUNCA demonstraram estarem certos, mas essa é a base da argumentação.

O tempo nos mostrou (e o tempo é a MELHOR ferramenta e variável de análise de segurança) que população humana INTEIRA sobrevive com saúde se alimentada de uma MESMA dieta base (composta por alimentos naturais à espécie). Não chega a 100% por causa dos intolerantes (ex: glúten ou lactose), de algumas doenças particulares (ex: diabetes 1), etc.

Mas é ruim pro marketing, então grite sem provas: “todos precisam de dietas individualizadas”.

Com Treinamento é igual. TODOS os meus clientes fazem o MESMO treino. Dos 5km à Maratona. Falo isso porque sou bobo? Pode ser, mas é mais honesto. Se eu dissesse que monto treinos individualizados corro o risco de se encontrarem e descobrirem que não são. E se acharem que minto, nunca mais compram minhas ideias.

 

O EFEITO “ACIMA DA MÉDIA

Um estudo clássico encontrou que 88% dos motoristas acham que dirigem acima da média. Mas como pode?! Somente 50% dirigem melhor que a média. De cada 100 que fizer 4 a 5 tiros de 1500m em ritmo de 10km, teremos que 99% desses corredores irão melhorar o desempenho (isso é feito desde os anos 60). De cada 100 pessoas 30kg acima do peso que passar um tempo fazendo Dieta Paleo teremos que 99 perderão um bom peso de forma saudável.

O problema é: nosso ego quer nos fazer acreditar que não somos o 99%. Queremos ouvir que somos o 1%. Eu sou especial e único. Minha mãe sempre me falou isso! O problema é que eu acreditei.

E eu vou literalmente pagar caro por isso, pois não faltará profissional da saúde que pegue na minha mão e diga: vem aqui, que vou fazer um plano individualizado para você. De Treino e de Dieta.

Etiquetado ,

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: