Maratona: volume vs intensidade

É natural que alguém treinando pra Maratona deduza intuitivamente que ela deva correr muitos quilômetros. Acho que este ponto não se discute muito. Outra conclusão meio que simples de se tirar é: quanto maior a distância que percorremos treinando, menor é nossa velocidade e intensidade. Essa é outra conclusão meio que óbvia. Certo? Estamos de acordo? OK!

Um grande desafio pessoal que tenho quando falo sobre volume de treinamento pra 42km está na questão do volume dos longos. Por algum motivo as pessoas insistem que treinando pra maratona temos que correr por volta de 30-35km. É quase numerologia, de fé. Por que 32km e não 52km? Alguém pode explicar? “A pessoa ganha confiança com 35km”. E por que não ganha com 28-30km? Se correr muita distância “dá confiança”, repito: por que não fazer 55km no treino?

Uma das coisas que mais aprendi estudando Magness e Canova, por exemplo, é como os longos de seus atletas são curtos em comparação com amadores. Batem um teto de 28km em ritmo de prova JUSTAMENTE porque INSISTEM que a corrida deva ter QUALIDADE, INTENSIDADE, não necessariamente volume. Se volume fosse o desejado, ninguém precisaria correr, bastaria largar o carro/ônibus, sair andando e seria atleta olímpico. Baixa intensidade? OK, mas muito volume!

TODA prova, MESMO MARATONA é uma competição de VELOCIDADE! É decidir quem corre mais RÁPIDO 42km! NÃO de quem corre mais! Ser capaz de correr 2km em 8min é MUITO melhor do que ser capaz de correr 3km em 15min (ou 18min). Isso porque quem faz 2km em 8min faz 3km FACILMENTE em menos que 15min. Só que quem faz 3km em 15min NÃO CONSEGUE fazer 2km nem perto disso!

E para ser bom em distâncias curtas precisamos de treinos INTENSOS. NÃO ganhamos velocidade nos arrastando por horas em longos aos finais de semana senão treinando com um pé SEMPRE na intensidade AINDA QUE abdicando de BOA PARTE do volume.

Qualidade importa TANTO que podemos abrir mão de MUITOS quilômetros porque ela é o bem maior. Lembre-se: maratona é uma prova de velocidade, não de resistência! De COMO corremos os quilômetros e não de QUANTOS corremos.

 

Etiquetado , ,

2 pensamentos sobre “Maratona: volume vs intensidade

  1. Antonio Rosa Bellas disse:

    E quanto as ultras, a mesma filosofia?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: