O que Tom Cruise nos ensina sobre Corrida?

Não sabemos exatamente onde surgiu a piada, mas não faltam na internet vídeos e textos compilando as cenas de Tom Cruise correndo em seus filmes. Hollywood adora isso! Em filmes de ação com longas cenas de fuga ou perseguição. Nelas o herói aparece por quarteirões correndo para salvar o planeta. E como ele corre?

Se o espectador médio soubesse diferenciar corrida (rápida e) curta de corrida longa, os estúdios teriam que contratar consultores porque o resultado geralmente é constrangedor.

NÃO É SÓ TOM CRUISE…

Geralmente as fotos de divulgação de inscrição pra provas e vídeos e posts de influenciadores digitais são igualmente constrangedores porque cometem o MESMO erro dos filmes: filmam uma corrida de 5 segundos. A mão reta, dedão pra cima, cotovelos 90 graus, olhar sério focado obliquamente para o horizonte, pés de bailarina…

Se imaginam correndo certo sendo que nem assim é o certo!

O lance de Tom Cruise é que a corrida é artificialmente muito intensa. Rígida, mecânica, exagerada. Sabe por quê? Porque ele finge correr por minutos gravando várias tomadas de poucos segundos!

Ontem Kenenisa Bekele venceu uma importante prova na Inglaterra e o comentário de um aluno meu foi: nossa, ele corre muito fácil, sem fazer força.

É isso: SEM FAZER FORÇA!

Quando você TENTA correr direito, você faz força. E quando você faz força, você não corre fácil. E se pensa em COMO correr, não faz fluido. Meu mantra, e meu mote aos que oriento na pista durante as corridas coordenadas (aquecimento específico) é: RÁPIDO E RELAXADO.

Tom Cruise é motivo de piada nesse ponto. Eu até acho que ele corre bem bonito tecnicamente! Mas assim como as explosões em Missão Impossível, por exemplo, é bem artificial. Não tente imitar.

Etiquetado

Um pensamento sobre “O que Tom Cruise nos ensina sobre Corrida?

  1. Antal Varga disse:

    Balu, de novo me ocorreu aquela imagem que postei o link a uns dias atrás aqui mesmo. Para mim, um Tarahumara sintetiza o correr fácil.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: