“Faça por merecer!”

Já falei pra vocês que sou apaixonado pela Segunda Guerra Mundial? No melhor filme do gênero, uma das frases de Tom Hanks para Matt Damon é: EARN IT (“faça por merecer“). Já volto a ela.

Sempre me perguntam sobre volume máximo do longão treinando pra maratona. Há o pensamento comum de que para correr 42km teríamos que correr 36km. Por quê? Não há ciência nisso. É um número arbitrário por mais que te vendam o contrário. Lembrem-se: nosso corpo é regido fisiologicamente em função do TEMPO, não da distância.

Existem algumas regras informais para calcular volume semanal de treino e uma delas é que um longo não deveria exceder os 30%. Então a conta é simples, AINDA QUE nem mesmo eu a respeite 100%, para “poder correr” um longo de 32km algumas semanas antes de uma maratona, você deveria estar treinando cerca de 106km na semana (30%).

Não consigo entender (ainda que já tenha orientado isso!) um amador lento que treina 3 vezes na semana rodando longos de quase 4 horas pra chegar a esse valor de 30 e poucos KMs.

Em um dos meus workshops sobre Corrida, após uma pergunta no tema um participante respondeu: então você deve MERECER o treino?

Este final de semana no Outside Box em Balneário Camboriú meu amigo Fabio Pierry usou a expressão EARN THE LOAD (“faça por merecer a carga“). Ele diz que “aguentar, suportar, completar uma tarefa é muito diferente de estar PREPARADO para ela“.

Ou (ainda ele): “o atleta precisa ter capacidade para treinar ANTES de poder treinar“. Não poderia concordar mais! Sou feliz por ter sido seu estagiário!

Pode parecer complicado o conceito, eu sei. Mas pela minha experiência pouca coisa machuca mais do que um corpo não-preparado exposto a cargas irreais só porque a pessoa acha necessário e essencial antes de uma prova. E aí ela quebra ANTES da prova. Faz sentido?

Etiquetado , ,

Um pensamento sobre ““Faça por merecer!”

  1. […] estar na dose, na modulação CORRETA entre alta intensidade e recuperação. Já escrevi antes: corredor deve MERECER o treino. O Longão NÃO deveria ter mais que 1/3 do volume semanal e deveria provavelmente GIRAR na casa de […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: