Já falei pra vocês que sou apaixonado pela Segunda Guerra Mundial? No melhor filme do gênero, uma das frases de Tom Hanks para Matt Damon é: EARN IT (“faça por merecer“). Já volto a ela.
Sempre me perguntam sobre volume máximo do longão treinando pra maratona. Há o pensamento comum de que para correr 42km teríamos que correr 36km. Por quê? Não há ciência nisso. É um número arbitrário por mais que te vendam o contrário. Lembrem-se: nosso corpo é regido fisiologicamente em função do TEMPO, não da distância.
Existem algumas regras informais para calcular volume semanal de treino e uma delas é que um longo não deveria exceder os 30%. Então a conta é simples, AINDA QUE nem mesmo eu a respeite 100%, para “poder correr” um longo de 32km algumas semanas antes de uma maratona, você deveria estar treinando cerca de 106km na semana (30%).
Não consigo entender (ainda que já tenha orientado isso!) um amador lento que treina 3 vezes na semana rodando longos de quase 4 horas pra chegar a esse valor de 30 e poucos KMs.
Em um dos meus workshops sobre Corrida, após uma pergunta no tema um participante respondeu: então você deve MERECER o treino?
Este final de semana no Outside Box em Balneário Camboriú meu amigo Fabio Pierry usou a expressão EARN THE LOAD (“faça por merecer a carga“). Ele diz que “aguentar, suportar, completar uma tarefa é muito diferente de estar PREPARADO para ela“.
Ou (ainda ele): “o atleta precisa ter capacidade para treinar ANTES de poder treinar“. Não poderia concordar mais! Sou feliz por ter sido seu estagiário!
Pode parecer complicado o conceito, eu sei. Mas pela minha experiência pouca coisa machuca mais do que um corpo não-preparado exposto a cargas irreais só porque a pessoa acha necessário e essencial antes de uma prova. E aí ela quebra ANTES da prova. Faz sentido?
[…] estar na dose, na modulação CORRETA entre alta intensidade e recuperação. Já escrevi antes: corredor deve MERECER o treino. O Longão NÃO deveria ter mais que 1/3 do volume semanal e deveria provavelmente GIRAR na casa de […]
CurtirCurtir