OU AINDA: não se ensina aquilo que já se sabe!
Não consigo parar de olhar para a foto do post!! Me mandaram ironicamente dizendo “imagina se fizéssemos análises e educativos nelas“…
Repare no de azul à esquerda… Quadril flexionado, em “posição de força” (é o que acontece quando um velocista faz força, por isso falamos pra correr “grandão“, pra que o centro de gravidade não “caia“, o que diminui a amplitude da passada… Lembre-se SEMPRE: aceleração é uma resultante de força e velocidade… Se você “chama” a força, você perde velocidade que é o que você MAIS quer numa corrida).
Vamos ao garoto da direita… Regata azul clara… Pé em apoio completo no solo, fazendo força, tronco girando… Mais do que deveria? Sim, mas SÃO CRIANÇAS! Mas o MAIS importante… SABEM correr porque é ISSO que nossa espécie faz. PAREM de achar que é uma habilidade que se ensina!
Agora a menina de verde… Mobilidade de tornozelo, mobilidade de quadril, “joelhão” vindo grandão à frente… Alguém ensinou isso à ela? NÃO! Porque técnica de corrida não é uma questão de querer, mas de PODER!
Sabe, tenho calafrios quando vejo gente recomendando meio-agachamento, por exemplo, na longa distância… Você PRECISA agachar até o FIM, até o FUNDO para não perder um gesto que PERTENCE ao ser humano. A extensão do quadril, FUNDAMENTAL para correr bem não se conquista com educativo ou teoria, mas com capacidades perdidas com o sedentarismo ou com a falta de movimento envolvendo FORÇA.
Essas crianças que nunca tiveram que aprender ensinam muito se você quiser mesmo aprender.
Quando criança temos tudo sem educativo. Ao perder temos que nos movimentar. O educativo não é essencial na nesse processo ou então assuma que você quer melhorar com atalho, sem fazer força, um elemento esquecido na mobilidade.
Pergunta besta, sobre agachamentos, hahahahaha
Não tenho tempo nem saco pra academia.
Dito isto, 20 agachamentos (feitos da maneira correta!) de hora em hora, todo dia, me ajudariam?
CurtirCurtir
Tudo serve pra algo…
CurtirCurtir
Massa, heheheh
Valeu! 🙂
CurtirCurtir
Tudo serve pra algo. Faz bem? Faz! Vai servir para o que vc quer? Não tem como saber sem saber o propósito.
CurtirCurtir
Bom, no meu caso seria para tentar melhorar a mobilidade do quadril. 🙂
CurtirCurtir
Ótimo post Balu!
Faltou você comentar da última criança: a menina de short branco… caindo o pé com calcanhar….
E ainda tem gente que teima a dizer que TODOS precisam aprender a pisar de médio pé… afff…
vamos fazer o natural, de acordo com a individualidade.
Grande abraço meu mestre
Daniel
CurtirCurtido por 1 pessoa