Circularam fotos recentes do ex-maratonista Ryan Hall. Ele ainda tem o tempo mais rápido já feito por um americano nos 42km. Ele abandonou as pistas e voltou sua enorme disciplina ao treinamento com pesos. (*não vem ao caso especular se ele fez ou não uso de substâncias proibidas a um profissional. Apenas fanboys garantem que atletas profissionais não usam anabolizantes somente porque nunca foram pegos em exames. O que ele usa ou deixa de usar é 100% problema dele)
Recorrentemente me perguntam nos stories se treino de hipertrofia gera conflito com treino de corrida. O que vocês deduzem vendo as fotos??
Há uma grande correlação entre volume muscular e níveis de força. Assim como há relação inversa entre peso corporal e desempenho na corrida. Quem treina visando hipertrofia precisa passar o maior parte do tempo em anabolismo muscular (pra ficar “maior”) e quem quer correr bem PRECISA passar boa parte do tempo em catabolismo, a vertente na direção diametralmente oposta ao anabolismo.
Basicamente hipertrofia e corrida não se conversam, elas discutem entre si!
42km É SAÚDE?
Eu acho que esse debate se maratona é saudável está mais do que superado. Não é. Nem para quem corre em 2h50. Aliás, acho que é melhor e mais saúde ser fisicamente ativo e correr em 3h50 do que ser corredor treinado para fazer maratona em 2h50.
Correr é legal? É! Faz bem? Faz! Mas não espere que ela te faça ficar forte! Na verdade ela – de novo eu usando essa expressão – e seu catabolismo fazem o corpo competir por recursos. Saiba sempre disso!
Balu, é só observar nestas provas combo 5km/10km em que os “bombadões” querem largar lá na frente, no km1 estão com aquela “gravata” e no km3 já foram alcançados pelas “tias e tios” da caminhada.
E concordo contigo, fiz minha opção pela saúde e poder correr sempre.
CurtirCurtir