Quanto correr antes dos 42km?

VOLUME é talvez a variável de cálculo de treino mais central no debate do treinamento de corrida. Faz sentido. 1km é 1km em qualquer “idioma”. Temos essa mania humana de querer simplificar o complexo. Não à toa das perguntas que mais recebo nos meus stories diz respeito sobre o volume a se usar nos longos pra uma maratona pra um determinado tempo desejado. Existiria esse valor?

Temos sempre que lembrar que esporte é sobre prática! Primeiro se observa o que fazem os melhores, sem nenhuma vergonha assumimos que copiamos e depois tentamos criar as teorias que expliquem o ocorrido. (obs: a Nutrição funciona às avessas, primeiro cria diretrizes e depois reza pra dar certo, por isso ela é um fracasso, ao contrário do Esporte)

Por muito tempo aceitei que TODO corredor deveria correr 30-36km antes de encarar uma maratona, afinal, só assim ele estaria preparado para encarar 42km. Porém, uma das obras mais fundamentais na minha formação é o livro LA RESISTENCIA do espanhol Valdivielso. E lá temos que a resistência aeróbia do tipo 3 é aquela que vai de 1h30 de esforço até ~6h00.

OU SEJA, tudo DENTRO desta janela fisiológica seria um treino ESPECÍFICO a esses corredores que fazem uma Maratona em 4h30, por exemplo. Então, TEORICAMENTE, não haveria porque se prender na distância (26km, 30km…), bastaria o corredor algumas vezes correr mais de 2h00 e o estímulo estaria dado.

VAMOS À PRÁTICA…

E aqui entra Barry Smith, um irlandês (país louco por atletismo) que trabalha como poucos no mundo das estatísticas na maratonas. Um estudo publicado por ele este ano fazendo uma regressão de cerca de 9.000 corredores encontrou algo que me deu ENORME alívio. SIM! A ideia de que TODO futuro maratonista deve encarar >30km não se sustenta na prática. O achado de Smith, aliás, é INCRÍVEL! Resumidamente, alguém que corre 4h00 precisaria correr em seu maior longo apenas 23km!! MUITO bom!

Na prática isso tira ENORME sobrecarga desses treinos muito longos abrindo possibilidade do treinador focar em treinos mais curtos e mais intensos que são MUITO mais efetivos na melhora de sua velocidade de prova!

Obrigado, Smith!

 

Etiquetado , ,

4 pensamentos sobre “Quanto correr antes dos 42km?

  1. carenina disse:

    Obrigada, Smith e muito obrigada, Danilo! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Douglas disse:

    Danilo, como podemos relacionar esse estudo com o que você publicou ano passado? https://blogrecorrido.com/2018/05/08/corrida-e-simples-complicar-e-para-vender-ou-para-se-dar-mal/
    Essa relação de performance com o volume seria apenas pelo costume dos treinadores?

    Curtir

  3. […] se você não leu o texto anterior (parte 1), vá lá […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: