Como ensinar pássaros a voar??

Veja a leveza da corrida da foto ao lado… Seja sincero com você mesmo: acha MESMO que esse menino teve aulas de técnicas de corrida? Avaliação biomecânica? Educativos de corrida? Feedback de treinador?

Pense assim: o ser humano é um animal corredor… Não existe treinador de técnica de corrida pra cavalo nem biólogos ensinando pássaros a voar e peixes a nadar. Então…

NÃO FAZ SENTIDO ENSINAR A CORRER

Conheço treinadores EXCELENTES que trabalham a corrida de seus atletas com educativos. Mas o ser humano NÃO É um animal que sai de blocos de saída ou faz salto triplo. Atividades não-naturais exigem educação.

Um corredor NÃO precisa fazer educativo. NÃO porque isso faça mal, mas porque é uma má leitura das prioridades da corrida.

Um corredor precisa SIM ter níveis adequados de força e mobilidade. O resto se ajusta! Querer mexer em sistemas complexos é sinal de arrogância e ingenuidade. Não costuma dar certo!!

O tempo investido na mecânica é um tempo não usado naquilo que REALMENTE importa.

Etiquetado , , ,

4 pensamentos sobre “Como ensinar pássaros a voar??

  1. Thiago disse:

    Talvez.
    Não sei de onde foi tirada essa foto, mas se foi de algum garoto africano, então deveria ser lembrado que eles praticam esse tipo de treino sim, desde muito jovens, como podemos ver naqueles vídeos amplamente divulgados na internet https://blogrecorrido.com/2017/11/22/correndo-com-os-etiopes-parte-3-meu-primeiro-treino/
    Enquanto os jovens pássaros daqueles lados recebem esse arsenal desde pequenos, os brasileiros na mesma idade recebem uma bola do “professor”, pra “chutá pru gôl” e acabou.
    Concordo que certas pessoas têm aptidão à corrida e não precisam desse tipo de reforço para terem ótima performance na corrida. E que a maior parte dessas coisas são balela. Eu mesmo achava correr em esteira a coisa mais ridícula do mundo, mas hoje revejo isso. Mas não deixo de lado o fato de que nem toda criança adquire essa plasticidade e desenvoltura naturalmente. Talvez elas melhorem, caso participem de um bom programa de treinamento. Me pergunto se garotos africanos que não treinam como aqueles do vídeo, por exemplo, conseguem chegar a níveis elevados na corrida. Ou se brasileiros, caso tivessem acesso aos mesmos, teriam melhores resultados.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: