PALATINOSE – 3 funções essenciais

Pro leitor entender, palatinose é basicamente um açúcar caro. Pro leigo saber, tudo que termina em “ose” na nutrição possui grandes chances de ser açúcar (glicose, frutose, dextrose… palatinOSE). A dificuldade que profissional de saúde tem com carboidrato é de não entender que ele vai virar açúcar no organismo (e isso NÃO É necessariamente ruim!!!)… É a FÉ que rege basicamente todas as diretrizes da área.

Não me pergunte pra quê ingerir palatinose antes ou durante a corrida… Eu não sei a razão… O que eu sei é que em um mundo com tamanho fluxo de informação aprendi que ela serve pelo menos pra 3 coisas. E a última dela é ESSENCIAL.

1. ELA ATRAPALHA. Skin in the game.

Esporte é a prática mostrando sua superioridade funcional sobre a teoria. Em TUDO no esporte você antes observa a prática e só então CRIA a teoria, a explicação. NÃO o inverso. Se os melhores do mundo não ficam carregando palatinose antes dos treinos, quem a consome gera um ritual que tira o foco daquilo que REALMENTE importa. Mantra: faça aquilo que os melhores da prática fazem, não o que teóricos pregam!

2. ILUDE.

São conhecidos os efeitos do placebo. A pessoa que acha que palatinose funciona pra algo só nos reforça o poder do placebo. A energia que ela oferece é tão irrisória, é tão sem fundamento, que somente um nutricionista ou um acadêmico ou um vendedor são capazes de defender vantagens de seu consumo. Então, e aqui não há nenhum problema, é preciso admitir que seu efeito é TÃO SOMENTE como placebo. É como uma confissão: sua eficiência se baseia num conhecido NÃO-funcionamento. Ela te ilude ou ainda: você PRECISA ser iludido.

3. ELA POUPA O MEU TEMPO (o meu mesmo!!)

Ela me ajuda porque de cara sei duas coisas. A primeira: eu sei que quem consome foi enganado (e aqui vale dizer: NÃO há NENHUM problema nisso! Eu mesmo fui enganado por anos nas faculdades… Seja por professores que nunca correram, seja por professores que invertiam a ordem essencial de prática e teoria, seja por professores que não sabiam o que estavam falando e ainda pelo pior tipo deles, professores que nos forçavam a comprar seus livros nas disciplinas que davam.

Além do uso da palatinose me mostrar quem foi iludido, enganado (reforço: não há NENHUM problema aqui!), em uma vida corrida ela me mostra ainda que o profissional que recomenda ou não tem IDEIA do que está falando (e é só burrinho, coitado). Ou está só nos vendendo mesmo. Aí é preciso de classificá-lo pelo que ele é: vendedor. E não há mal nisso. É só mais direto. E poupa meu tempo.

Etiquetado , ,

7 pensamentos sobre “PALATINOSE – 3 funções essenciais

  1. Antal Varga disse:

    Resolvi dar um google em palatinose e, pasme, tem um link que diz: é um carboidrato inteligente. Hahahaha, essa eu nunca tinha visto, é muito engraçado.
    E, vou contar um pequeno “causo”. Sou nascido em Budapest-Hungria e imigramos para o Brasil qdo eu tinha 1 ano de vida, escapando do paraíso socialista.
    Depois voltei para lá sozinho com 4 anos, pq meus pais não podiam retornar comigo pois seriam presos e fiquei até completar 5 para poder voltar ao Brasil. Nessa época, o “comex” com países do bloco oriental não era tão intenso como hoje. Não havia açúcar a granel a vontade e me vem a mente os cubinhos que eram usados para adoçar café, chá etc. Como não há cana de açúcar em países frios, usava-se tubérculos para produzi-lo, ex: cenoura, batata e beterraba.
    Palatinose é açúcar de beterraba, não tem nada de excepcional nela, continua sendo açúcar e não é nada inteligente, só é a fonte disponível naquele local.

    Curtido por 1 pessoa

  2. O que você tem como proposta de nutrição para uma prova de 100k, de estrada?
    Que nutrição devemos ter para uma Comrades ou mesmo para uma de 24h em circuito?
    O nutricionista clandestino têm alguma teoria sobre Tailwind?
    Obrigado,

    Curtido por 1 pessoa

    • Rafael disse:

      Minha dúvida é parecida. Por exemplo, um Ironman. (6 horas de pedal). O que consumir?
      Não precisamos de açucar essa hora?

      Curtir

      • Ciro disse:

        Desculpa me intrometer.
        Estou muito longe de ser o Balu, mas, posso tentar responder essa.
        Tudo depende de o quanto treinado vc está e da intensidade que vc fará a prova.
        Vc já me deu uma referência que é pedalar os 180 pra 6 horas, o que significa 30km/h de média. Isso é relativamente lento pra quem está treinado, mas pode ser muito pra quem não está treinado. Se a pessoa não está treinada, nem deveria fazer a prova.
        Mas, dois dois jeitos é possível usar apenas a gordura estocada e todo o glicogênio.
        Vc só precisa estar adaptado.
        É muito possível percorrer muitas longas distâncias em longas períodos não ultrapassando intensidades de 70% do esforço, apenas se utilizando de gordura estocada e ingerindo água e sais.
        Mas, se fizer um esforço contínuo passando dos 70% de intensidade, terá que repor a energia de alguma forma. Que pode ser qualquer fonte de açúcar.
        99% das pessoas não conseguem passar dos 70% de intensidade porque não estão treinadas.

        Curtido por 1 pessoa

  3. […] Isso é ignorância lógica, burrice metodológica. É como se EU precisasse mostrar que palatinose NÃO funciona quando na verdade cai sobre “ela” o ônus da prova, de que é […]

    Curtir

  4. […] Isso é ignorância lógica, burrice metodológica. É como se EU precisasse mostrar que palatinose NÃO funciona quando na verdade cai sobre “ela” o ônus da prova, de que é […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.