Sobre alocação de recursos na corrida

Dia desses um atleta gringo tuitou como é o ciclo de maratona de um corredor. No começo: “Estou empolgado! Mal posso esperar para treinar!!

No meio do período de treinamento: “Estou tão cansado que mal posso esperar para acabar isso“.

Chegando o dia prova: “Não estou pronto! Precisava de mais umas semanas”.

SEMPRE que vejo profissional de saúde recomendando exercício físico dizendo que isso aumenta a disposição eu tiro UMA conclusão dele: essa pessoa NÃO treina. Não como deveria…

Veja essa frase da graaande Des Linden, olímpica e campeã de Boston quando perguntada qual sessão de treino mais difícil que já teve: “Não tive um treino que se destaque. O mais difícil pra mim é tentar correr rápido durante o treinamento pesado pra maratona.”

Vira e mexe nos stories do meu Instagram as pessoas me perguntam o que TOMAR (?!?) para ganhar disposição em treinos longos. Como é que é?! Seu treinador AINDA não te falou tudo sobre a corrida!? É como querer nadar e pedir conselhos de como não molhar o cabelo.

O treinamento é JUSTAMENTE expor seu corpo a uma condição que ele ainda “não tem”. Em preparação para eventos ou atividades de mais longa duração o estresse é mais extensivo e longo, já o treinamento de força e potência é mais intenso e agudo.

Porém, para gerar sobrecarga você faz com que o corpo COMPITA POR RECURSOS. Energéticos mesmo! Então você NÃO PODE esperar que após um treinamento DECENTE de pernas você vá estar feliz para ajudar um amigo na mudança de casa ou a encher uma laje. É IMPROVÁVEL que após um longo treinando pra Meia do Rio você tenha disposição para ir jogar bola com os sobrinhos. Por quê? Porque ele COMPETE pelos recursos energéticos, ele vai pedir que você fique quietinho.

Por isso é delírio a ideia de fazer mais exercícios pra emagrecer. Isso porque inúmeras análises controladas mostram que a pessoa que faz atividade física é MENOS ativa fora do treino. QUALQUER pessoa que tem/teve cachorro sabe disso… eu passeio com as minhas 2x/dia pra que elas não corram dentro da sala! Elas DORMEM depois dos passeios! Eu COCHILO, fico IMPRESTÁVEL depois dos meus longos de sábado! Eu não faço NADA depois dos treinos de tiro.

Etiquetado , , ,

4 pensamentos sobre “Sobre alocação de recursos na corrida

  1. Eduardo disse:

    Muito bom

    Curtir

  2. Rafael disse:

    Danilo, longe de defender qualquer profissional mas eu sempre pensei que os profissionais de saúde diziam que exercício físico melhorava a disposição para outras atividades em outros momentos. Logo após os exercícios as pessoas estão cansadas mas após repouso e fazendo exercícios constantes acho que sua disposição aumenta. Talvez tenha entendido errado o que os ditos profissionais queriam dizer com aumentar a disposição após exercícios físicos.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: