Leituras de 6a Feira

Quanto correm (em quilômetros) os jogadores dos outros esportes coletivos durante uma competição?

Autojabá: recebi um convite irrecusável, participar do podcast Rebobinando para falar sobre a Nutrição e suas mentiras. Confira o episódio clicando aqui.

Mais uma bela matéria, dessa vez na BBC, sobre o sucesso e os métodos da família norueguesa de fundistas Ingebrigtsen.

Treinar no calor ajuda quem não vai competir no calor? Debate difícil… Primeiro temos a questão de responder bem ou melhor ao estímulo (há um debate de que algumas pessoas respondem, outras não ao estímulo da altitude, ainda que todos sejam beneficiados, mas uns são mais e outros menos). A outra questão é que sabemos que treinar no calor gera algumas adaptações bem-vindas (ainda que muitas sejam mais bem-vindas para se correr no… calor!) como maior volume plasmático e melhor dissipação do calor. No geral eu colocaria meu dinheiro que SIM, que treinar eventualmente no calor traga vantagens competitivas (feitos de maneira tal que o treinamento não tenha sua intensidade prejudicada, uma vez que algumas sessões ficam MUITO mais difíceis ou mesmo impraticáveis). O maior porém nesses estudos é que eles ficam de olho nos valores de VO2máx. NINGUÉM ganha ou perde) uma prova por causa do VO2máx… ganha porque chega à frente! Ou ainda: o treinamento melhorou se a pessoa… melhorou! Por que diabos ficar olhando VOmáx e FC?? aqui na Outside Alex Hutchinson fala a respeito.

Autojabá (2): no outro blog falo dos 4 piores alimentos a se ter em casa.

Em tempos de debate sobre fronteira, um curto documentário em parceira com a The North Face que colocou 3 de seus ultramaratonistas para correr pela fronteira americana com o México mostrando as pessoas da região. Bacana!

2 pensamentos sobre “Leituras de 6a Feira

  1. Varga disse:

    Caraca, Balu ! Muito obrigado por ter compartilhado o vídeo, que mensagem ! Por que e para que corremos ? Tá lá a resposta.
    E aquele muro é vergonhoso.

    Curtir

  2. FELIPE RIBEIRO DOS SANTOS disse:

    Depois de acompanhar o Balu to desligando o monitor cardíaco do meu relógio, teste de vo2 nunca mais kkkkk

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.