O que um peru nos ensina sobre Corrida?

Por que correr na subida é um bom treino? Até quem não corre sabe que ladeira acima é mais difícil. Mas como isso traz benefícios aos atletas?

Fazendo força pra subir nós recrutamos mais músculos para vencer a gravidade. E isso traz ganhos de força. Um corpo com pernas mais fortes usa menos músculos em velocidades mais lentas, assim nos cansamos menos (e podemos imprimir ritmos maiores com a mesma percepção de esforço). Há algo a mais?

Pois um estudo único, original, incrível e MUITO interessante mergulhou no tema!

Em 1997 pesquisadores de Harvard e da Northeastern University usaram perus para desvendar o assunto! Eles implantaram elementos nas panturrilhas e tendões de perus para determinar alterações no comprimento das fibras musculares e produção de força dessas aves durante a corrida no plano e na subida (6 a 12°).

Quando os perus corriam na subida havia aumentos consideráveis no comprimento das panturrilhas em comparação com a corrida no plano. Ou seja, os músculos eram mais alongados do que o normal. Como dito, o aumento do trabalho para subir está diretamente relacionado com uma ativação de um número maior de células musculares. Ao subir exigia-se da ave até 3 vezes o volume de fibras musculares na mesma velocidade!

Talvez a principal crítica de treinar subida é que o trabalho é lento e envolve menor potência (menores taxas de encurtamento muscular por causa da velocidade mais baixa). Porém, esse estudo revelou o oposto! Os músculos se contraem MAIS RÁPIDO comparado com o solo plano! (é só ter em mente que por estar mais alongado, a taxa de encurtamento TEM QUE ser maior!)

 

IMPLICAÇÕES?

Treinar em terrenos acidentados deveria ser norma porque correr em terrenos estáveis (pista, esteira e rua) é NÃO-natural. Quando corremos em pisos variados trabalhamos diferentes ângulos e músculos.

Uma HIPÓTESE que eu tenho é que correr em terrenos irregulares AINDA QUE não uma subida longa tem benefícios ENTRE OUTRAS COISAS por gerar efeito na musculatura como nesse pelo estudo com os perus. Temos que lembrar que nesses pisos nossos pés ficam em ângulos os mais diversos possíveis. É um campo a se investigar.

Etiquetado ,

6 pensamentos sobre “O que um peru nos ensina sobre Corrida?

  1. José Eduardo Castilho disse:

    Terreno irregular e com subida. Um dos meus treinos semanais está sendo feito neste tipo de terreno. Mas estou no começo e fazendo treinos curtos. Por hora é cedo para afirmar que tive melhora.

    Curtir

  2. Carlos Eduardo Lima disse:

    Danilo, você quer dizer que treinar ladeiras vai me fazer mais rápido em terreno plano, é isso?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: