A Frequência Cardíaca (FC) e sua Corrida!

Sempre que abro as perguntas em meu Instagram (@danilobalu) uma pergunta se repete: o que você acha de controlar treino pela FC?

Treinar usando a FC deveria ser como ouvir Roxette no DiscMan usando pochete…. deveria ter ficado nos anos 90. É saudoso, mas não é legal… vai por mim!

O ser humano se encanta com tecnologia! Teste de lactato, teste ergo-espirométrico, gráficos de GPS… tudo é bonito, não nego! Mas mais do que isso, quem te VENDE essa ideia de que FC é um bom marcador SABE que você se encanta com isso! Além disso, tem aquele discurso lindo que funciona MUITO bem… a tal da individualidade (biológica ou no treinamento, outro belo artifício de venda), AINDA QUE o MESMO treino será compartilhado entre TODOS os alunos (e não há NADA de errado nisso! É IMPOSSÍVEL reinventar todo o Treinamento Esportivo a cada cliente novo!).

Eu vou falar algo que nunca vi nenhum treinador admitir em público: a FC é a melhor maneira de garantir a ELE, treinador, que os alunos não irão se matar num treino. É o jeito de facilitar a vida DELE, a despeito de um benefício a quem paga nosso salário.

Usar a FC como medição de intensidade de treinamento é tão estúpido quanto contar as estrelas do céu olhando as constelações por um espelho convexo com delay. Bastaria você olhar para cima e ter uma informação DIRETA e IMEDIATA, em vez disso você olha através de algo que DISTORCE a sua informação. Faz sentido? Lógico que não!

Para ilustrar esse post eu fiz o pôster de uma prova fictícia… ela é a primeira do mundo! Uma corrida que ganha quem correr os 10km em 170bpm. Isso non ecziste! Fico imaginando você mastigando e amassando seu colega, botando 2 minutos nele em uma Meia Maratona e após você tirar sarro ele se vira para você e diz que ele ganhou, pois afinal, a FC dele estava 7bpm mais baixa que a sua.

Entendeu quão estúpido isso é? FC é isso. É usar uma métrica indireta, central e de resposta atrasada quando você tem velocidade que supera a FC em exatamente TODOS os parâmetros possíveis. A menos que você vá fazer uma prova que ganha quem correr os 10km a 170bpm… do contrário, TODAS as corridas são disputadas baseadas em percorrer uma distância em um menor tempo possível sem a MENOR importância dada à FC.

Um pequeno histórico aqui: na faculdade tive professores e fisiologistas, que nunca davam treino, explicando as maravilhas da FC. Já no mundo real eu não via nada disso. O que eu via era o mercado empurrando isso em assessorias (leia-se $$). SIM, a FC pode ser uma métrica, mas SEMPRE que uma métrica é um FIM ou um GUIA em si mesmo, ela perde TODO o sentido (Lei de Goodhart).

Etiquetado ,

4 pensamentos sobre “A Frequência Cardíaca (FC) e sua Corrida!

  1. Fabrizio Ribeiro disse:

    O que vc diz sobre o Método Maffetone?

    Curtir

  2. james lehm disse:

    Gosto de fazer experiências tanto em nutrição como métodos de treinamento. Por isso, apenas estou aguardando chegar minha cinta de frequência cardíaca para iniciar o treino pelo método Maffetone.

    Uma pergunta para o pessoal que sempre aparece por aqui nos comentários:
    Após um treino de corrida em montanha, seria correto dizer que o músculo que estou sentindo maior “dor”, é o mais fraco? Tem algum fundamento este meu pensamento? Posso utilizar esta informação do meu corpo, e ajustar esta possível “fraqueza muscular” treinando na musculação o músculo em questão?
    Por favor, sei que tem uma galera que entende do assunto, se puderem contribuir.
    Abraços.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: