O melhor educativo de Corrida é… CORRER!

Estou há uma semana na Cidade do México, capital que fica a 2.200m de altitude. Campos do Jordão (SP), onde muitos brasileiros vão treinar na “altitude”, tem meros 1650m. Ar rarefeito respondesse sozinha pelo resultado na corrida, mexicanos e quem usa aquelas máscaras toscas pra correr se dariam muito bem. A coisa, sabemos, é mais complexa.
O best-seller “Nascidos para Correr” (Born to Run) trouxe fama à tribo dos Tarahumaras, repleta de grandes corredores. Repare na foto (ruim) que tirei no fantástico Museu Nacional de Antropologia! Aos pés o índio retratado usa as sandálias huarache.
Mas mais que isso, há algo que não se compra. Veja sua extensão de quadril ao correr. Bonito demais! Repare no pé no ar… joelho e ponta do pé à frente guiando a corrida, nada de pé de bailarina… que leveza! Aí te pergunto: quem ensinou esses caras a correrem??
NÃO SE ENSINA PÁSSAROS A VOAR!
NÃO SE ENSINA HOMENS A CORRER!
No meu Instagram (@danilobalu) uma das perguntas era novamente sobre educativos de corrida… se eu recomendaria sua execução na pista ou em terreno mais mole (grama, terra). Então vai lá:
 
NO TRABAJAMOS CON EDUCATIVOS!
NENHUM orientado meu faz educativos! As pessoas me procuram para CORRER bem/melhor, não para fazer EDUCATIVOS bem! Educativo em corredor amador de longa distância é ineficiência bem remunerada, é PERDA DE TEMPO é querer ENSINAR PÁSSAROS A VOAR… é nonsense!
Quando me virem na pista em breve, os treinadores dos velocistas, barreiristas e saltadores não precisam me bater! Transpor barreira correndo a mais de 30km/h NÃO é natural, largar de 4 apoios NÃO é natural, salto triplo NÃO é natural, saltar 1,95m de costas pro sarrafo NÃO é natural, correr com um dardo NÃO é natural! Esses caras PRECISAM fazer educativos de corrida! Agora fundista? Pra quê?!?!
Quer melhorar a técnica de um fundista? O faça correr rápido… na subida, na reta, e busque leveza… correr rápido e relaxado! De novo… e de novo… e de novo… e de novo. Não erre como eu que literalmente por mais de década perdi o meu tempo e o dos meus fundistas mandando fazer dribbling, skipping, passeio no bosque… a eles, peço perdão!
Etiquetado , ,

2 pensamentos sobre “O melhor educativo de Corrida é… CORRER!

  1. Antal Varga disse:

    Pé de bailarina é coisa de blogueira(o) fitness amiga(o) de youtuber. Veja lá no Instagram a profusão disso, é muita necessidade de aparecer.

    Curtir

  2. […] venho escrevendo nos meus espaços os motivos pelos quais faço uso ZERO de exercícios educativos. Talvez o argumento número UM de quem o pratique e o recomende é que ele vai tornar o corredor […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.