A academia não te fará um corredor melhor

Pergunte a um corredor ou pra alguém que quer começar a correr: o que se deve fazer para poder correr melhor e de forma mais segura, com menos lesões?

 “Musculação, certo?”

Um dos temas pelo qual MAIS me mais interessava ainda na faculdade era JUSTAMENTE sobre treinamento de força em corredores. Ele é tão praticado, tão difundido, tão intuitivo que parece que ir à academia deveria ser uma espécie de item obrigatório de quem quer levar a corrida de longa distância mais a sério ou de forma mais segura (menos lesões).

O que a prática e a observação me ensinaram? Academia!? Dane-se! Faça por razões estéticas. E só.

Duvida? Pergunte a qualquer orientado meu se peço para que eles façam academia com esse intuito (desempenho e/ou lesão). Zero. Nada. Niente. Rien. Nichts.

 

 Por que fazer academia?

Corrida é um movimento feito em cadeia. Ela nada mais é que uma sucessão alternada de saltos horizontais. É nossa capacidade de produzir força de forma rápida e usando cadeias musculares que determinam nosso resultado.

 Quando você se senta para fazer Mesa Flexora, por exemplo. Você se isola de uma forma TOTALMENTE NÃO específica. A cada passo de uma corrida seu quadril por ação da gravidade, tende a ir para baixo. O que seu corpo faz? “Desacelera o quadril” para manter a forma.

 Se você olhar em uma academia tradicional o que há ali que simula AINDA QUE de longe o gesto? Mesa Extensora? Cadeira Flexora? Abdutora? Adutora? Lixo puro!

 

Reforço: se você quer fazer por questões ESTÉTICAS esses 4 exercícios, OK! (*ainda que eu NUNCA recomende que se faça a extensora… nem mesmo esteticamente… nem mesmo os inimigos, seria não respeitar a Convenção de Genebra, um crime de guerra). Porém, se você faz por causa da corrida, tenho uma PÉSSIMA notícia…

 

*Se você faz Leg Press isso SÓ SE justifica se não há na academia uma máquina de agachamento. Se há máquina para agachamento, essa SÓ SE justifica se não houver uma barra livre (pro agachamento). Se há barra livre, abandone o resto! A vida é curta! O tempo é seu bem mais valioso pra perdê-lo fazendo exercício errado!

Etiquetado , , ,

8 pensamentos sobre “A academia não te fará um corredor melhor

  1. Em 2014 tive que abandonar o último longo pra Maratona pois a panturrilha apitou. Depois disso tirei esse exercício da série de fortalecimento e nunca mais ela atrapalhou.

    Um tempo depois, os joelhos começaram a incomodar. Tirei o Leg Press e … Nunca mais tive problemas com os joelhos de novo….rsrsrsrrs

    Curtir

  2. Varga disse:

    Balu, faz mais ou menos 1 mês q parei o Pilates pq preciso economizar uma grana, não tá fácil para ninguém. Mas, não desisti de fazer exercícios de força, alguns específicos para corrida e outros para bem estar geral. E a internet é uma fonte inesgotável…e perigosa tbém.

    O que vc acha desta série que montei a partir de 4 vídeos ?

    1) https://www.youtube.com/watch?v=fs_fQF-XXXA => flexões, agachamento + isometria + afundo + prancha isométrica (3 lados);
    2) https://www.youtube.com/watch?v=pFYr_fBADwo => ponte glúteo;
    3) https://www.youtube.com/watch?v=S79dLN80mSM => abdominal sustentado + “o pássaro cão”;
    4) https://www.youtube.com/watch?v=nB7K4rcB5Os => todos.

    Faço 2x/semana. O único equipamento necessário é um tapete de EVA.

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Flexões de braço? Acho bom! Agachamento? Para qq pessoa mais iniciada acho uma carga mto baixa. Agachado em isometria? Não vejo benefícios… Afundo?Ótimo! Prancha isométrica? NUNCA em 4 apoios… corrida é plano cruzado. Ponte glúteo? Legal! Abdominal sustentado? Faço/recomendo nada de abdo… + O “pássaro cão”? Prefiro o engatinhar… mas mal não faz… Todos. Para o pé nada melhor que treinar descalço eventualmente.

      Curtir

  3. Pedro Ayres disse:

    Balu, as vezes dá a impressão que você considera musculação apenas como hipertrofia. E explosão, potência? A gente vê aqueles atletas magrinhos do salto em altura, fazendo agachamento com bem mais que o peso corporal… Isso não seria útil até 5000m? Abraços!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      E acha que aqueles caras magrinhos do salto em altura fazem mesa extensora ou agachamento livre? Arranco/arremesso ou cadeira adutora? Força no esporte e na saúde é ESSENCIAL. Mas… onde e COMO treinar?? Não é na mesa romana e nem na academia/aparelhos.

      Curtir

      • Pedro Ayres disse:

        Sim, isso é ponto pacífico. Eu nunca usei um aparelho desses. O problema está mais no formato das academias do que treinar força em si, n’est-ce pas? 🙂

        Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.