“A floresta é minha academia”

Essa foi a resposta que recebi quando perguntei a um atleta etíope quantas vezes ele ia à academia e descobri que ele a frequentava UMA vez ao mês (!!)…

Repare no Franck Caldeira (à esquerda)… pé em supinação, a tocar o solo com o médio-pé buscando o centro do corpo… corpo relaxado, quadril levemente cedendo (pode ser apenas impressão da foto). Agora veja o Vini… já “no solo”… agora lhe pergunto:

Me diga UM exercício na academia que replica isso. Um só… Unzinho!

NON ECZISTE” (Padre Quevedo)

Aqueles que são para mim os 2 melhores exercícios a um corredor em uma academia… AGACHAMENTO… feito em 2 pés, 2 apoios… PORÉM, a definição de corrida é que ela tem que ser unipodal. O outro exercício, TERRA, idem!

Leg Press, Mesa (ou Cadeira) Flexora, Mesa Extensora, Stiff… o que esses exercícios têm que os aproximem da corrida? NADA!

O Avanço (ou Afundo, não sei como você o chama) tem a vantagem de ser feito em base alternada (um pé à frente), mas oferece menor ganho de força geral, ainda que seja mais específico… mas NENHUM deles (nem mesmo os 2 que eu mais gosto e mais uso) trabalha algo que na corrida é essencial.

Alguns posts atrás eu disse que a corrida é uma sucessão de saltos à frente. Sempre que tocamos o solo a tendência é a de nosso quadril ir “pra baixo”, em direção ao solo com nosso corpo oferecendo resistência contrária em um tempo mínimo, tentando desacelerar essa descida do quadril.

É essa desaceleração do quadril, dificílima de ser replicada na academia ou mesmo com pesos livres, que torna uma academia TÃO distante e ineficaz na corrida. O Agachamento (livre!) ou o Terra nos ajudam a ganhar força, mas essa desaceleração de quadril da corrida? Sinto muito…

Leg Press, Mesa Flexora, Extensora…? Pra mim? Não perco nem o meu tempo nem o dos meus atletas! O que mais tento é transferir a força do Agachamento, do Terra e Afundo ao gesto da corrida.

Foto: @NakanoFotografias (Marcelo Nakano)
*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Treinador Clandestino! (a versão impressa você acha clicando aqui!)

Etiquetado , , , , , ,

6 pensamentos sobre ““A floresta é minha academia”

  1. William da Silva disse:

    Para um corredor amador, que roda menos que 50km na semana, com relação ao fortalecimento você acredita ser melhor uma seção de academia ou aumento no volume de corrida (com subidas talvez) ?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pedro Ayres disse:

    E o pistol squat? 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Danilo Balu disse:

      Em um grupo de 50 corredores amadores qtos vc acha que conseguem fazer uma repetição com cada perna??

      Curtido por 1 pessoa

      • Pedro Ayres disse:

        Imagino que nenhum! Mesmo no ciclismo, que frequentei mais durante a vida, não conheci ninguém pessoalmente que fizesse. Eu aprendi a fazer por desafio, teimosia. Mas posso falar com toda franqueza: mesmo fazendo 5+ repetições com cada perna, isso não me fez um bom corredor. Quer correr bem, corra!

        Curtir

  3. liporati2002 disse:

    Tá! Mas você está falando é de corrida de fundo, né?
    Para sprints (100m a 400m) a academia não é importante?
    Ano passado, no Paulista de Atletismo Master, me atrevi nos 400m. Uma veterana, campeã nos 100m e 200m, chegou para mim e disse que eu precisava ir para a academia pois eu era muito fraquinho! Ela disse que só treinava uma vez por semana na pista, o resto era na academia!

    Curtido por 1 pessoa

    • Danilo Balu disse:

      Não tem resposta fácil… No feminino, como as mulheres são biologicamente e culturalmente mais fracas, vc fazer força nesse grupo as torna competitivamente mto diferenciadas. Nos homens (não que nas mulheres não sejam), a base da velocidade (100-400m) é a capacidade de sprintar, não de levantar peso. Só à partir de um determinado nível a força vira diferencial. Como com o avançar da idade perdemos força (e não ficamos melhores em sprintar), ir aos pesos evita perda dos níveis de força. Tiro de 200m é sobre quem corre rápido, não sobre quem agacha com mais peso!

      Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: