Um pouco mais sobre Centro de Gravidade…

Ou ainda: PORQUE PRAGA A GENTE TEM QUE MATAR AINDA NO NINHO!

Esqueçam a tolice que te disseram sobre o pé ter que tocar o solo abaixo do quadril, onde fica nosso CG! Repare os 3 que lideram essa largada… Todos tocam o pé à frente do CG.

“Ensinando pássaros a voar”

Essa sanha por teoria faz a gente querer ensinar o homem a fazer seu gesto motor MAIS elementar depois da caminhada, a corrida. Você NÃO ensina a correr, você PERMITE alguém a correr.

Você NÃO fala como é correto, você aprende o correto olhando os mais eficientes. É um jeito de não negarmos a realidade! Quanto mais veloz, mais provável que o pé do atleta toque o solo à frente do CG (*eu NÃO disse que quanto mais veloz mais à frente, eu disse mais veloz mais certo que será à frente, são coisas distintas!).

Os melhores NÃO são os que tocam “mais abaixo” do CG, os melhores são aqueles que a cada vez que tocam o solo à frente, menos velocidade perdem! Um toque com médio pé (Frank e o 43) ou ponta do pé (47) à frente do CG desacelera menos que com o calcanhar, além de mais fácil (tente você em pé tocar à frente com o calcanhar e sinta, você terá que ceder o quadril e perder amplitude de passada).

Corrida é uma sucessão de saltos à frente, é movimento, é desequilíbrio. Pois se estamos acima do nosso CG não há muito desequilíbrio. Quanto mais LENTO corremos, em menor desequilíbrio estaremos. Sendo assim, se eu for trotar bem leve com o Frank Caldeira, o Molina e o Vini, estaremos os 4 pisando abaixo do nosso quadril, mas os 4 ao acelerarmos para – sei lá – 3’40”/km tocaremos à frente dele.

E se eu insistir em tocar abaixo dele quando estiver rápido? Perco momento elástico e apenas “empurro” minha corrida. É, pois, uma questão de velocidade, não de gesto certo.

📷 @NakanoFotografias (Marcelo Nakano)

*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Treinador Clandestino! (a versão impressa você acha clicando aqui!)

Etiquetado , , , , ,

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: