O que você vê na foto?

O quadril cedendo? Uma pisada errada? Braços desalinhados?

Biomecânica is overrated”, é sobrevalorizada. Me sinto um ET vendo o debate acalorado de vocês sobre técnica de corrida. Se vocês ao menos soubessem quão baixo é o meu número de “inputs” e observações que dou aos atletas…

Pra mim o papel maior do treinador é o de não atrapalhar! É evitar ou deixar que o atleta faça bobagem! Na pista eu só supervisiono. ELES que fazem o resto! Na verdade, fazem TUDO! Tomo TÃO pouco crédito quando vejo meus corredores batendo marcas… vocês não fazem ideia… tenho vergonha até de postar. Eles fazem 99% do trabalho! Não é falsa modéstia, não!

Um dos meus maiores motos é: não vou deixar eles fazerem neles o que me deixaram fazer em mim!

O que eu vejo na foto é um grupo de atletas meus aquecendo pra correr uma competição de pista NA GRAMA! Pista machuca, maltrata, é agressiva… tanto quanto o asfalto (mais mole, mas mais estável, o que os igualam).

Quanto MENOS correr na pista (e no asfalto e na esteira), melhor! Um amigo treinador dias atrás falou sem nenhuma maldade ”Filosofia do Balu” sobre minha teimosia com o piso (enquanto muito se insiste com ângulos biomecânicos). Por que eu insisto?

Domingo dia 19 de Maio fui pra Santos correr os 10km da Tribuna FM e abandonei a prova muito chateado na metade. Meu calcanhar não me deixa correr NADA fazia 13 semanas. Nunca havia ficado tanto tempo sem correr. O médico (incrível!) que operou meu outro calcanhar há 6 anos disse que em 5 eu iria ter que operar o outro.

Boca de sapo! Estou aqui que não posso correr. Já me fizeram fazer tanta coisa errada… correr 1h00 no primeiro treino, 10 x 1km “muito forte” na chuva que me fez chorar sozinho escondido na pista… exercícios que acabariam com qualquer joelho…

Zequinha, um camarada mais velho que treinava comigo, no alto de sua experiência, falava pra eu nunca correr no asfalto. Ele nunca foi à Etiópia, mas já sabia disso. NUNCA um treinador pediu que eu não corresse no asfalto. Nunca. Corrigia meu braço, meu quadril, mas me fazia dar muitos tiros 3 vezes na semana.

SEMPRE que vou a USP e vejo um MAR de gente no asfalto e as trilhas VAZIAS penso: os meus NÃO VÃO fazer isso por não saber… não vão! Não vou deixar que descubram por eles mesmos…
.
📷 @nakanofotografias (Marcelo Nakano)
*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Treinador Clandestino! (a versão impressa você acha clicando aqui!)

Etiquetado , , , , ,

3 pensamentos sobre “O que você vê na foto?

  1. Thiago disse:

    Concordo com quase tudo. Discordo da esteira.
    Não vejo problema em treinar no asfalto de vez em quando também, mas deveria haver mais gente na grama, com certeza. Percebi a mesma coisa semanas atrás, quando treinei na USP pela primeira vez, a convite de uma amiga.

    Curtir

    • liporati2002 disse:

      Na grama ou na trilha sinceramente acho que não adianta muito não. Fazendo um corolário do pensamento do Ken Bob Saxton de que “se correr em asfalto e concreto não é natural, então correr nestes pisos usando tênis de borracha é menos natural ainda”, eu diria que com o tênis vc não está correndo na grama e sim na borracha! Ela planifica tudo, está retirando 90% das vantagens de se correr na grama ou na trilha! O que vc viu na Etiópia, para mim, é viés do sobrevivente! Exaltando o guru Ken Bob, para mim ele é um típico Fat Tony, um prático, é melhor seguir os conselhos dele do que de um IYI com PhD em Harvard!

      Por outro lado concordo com o “correr 1h00 no primeiro treino, 10 x 1km “muito forte” na chuva que me fez chorar sozinho escondido na pista”. Isto sim eles fazem errado. Já vi colegas desistindo da corrida ou se lesionando ao entrarem em assessorias em que o treinador é sem noção! Querem tentar superar o Kipchoge no primeiro mês de treino! Este é um dos motivos que não tenho treinador. Meus treinadores são os sensores do meu corpo que a natureza me deu.

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: