Cada um é cada um??

Poucas coisas me deixam mais nervoso que as afirmações que “dieta deve ser personalizada”… “treino deve ser individualizado”. Me deixam nervoso porque não é verdade! Acredito DE VERDADE que a maioria dos profissionais NÃO fala isso por mal! Mas sei que muitos (não disse maioria!) só fala isso para poder vender um produto, uma ideia: a de que cada um tem um funcionamento único. E apresenta seus serviços.

Será que cada um é único?

O conceito de que cada um é um só seria verdade quando aparecesse um ser humano cuja dieta “ideal” fosse terra e erva cidreira. Não. O ser humano, 100% deles, compartilha de um grupo COMUM de alimentos que, ignorada intolerâncias (glúten ou lactose, por exemplo) individuais, forma sua dieta.

Fossemos nós o rebanho e os Nelores os pecuaristas, os donos de zoológicos, eles nos confinariam e nos dariam uma mesma ração. A todos.

A ideia de que cada um corre de um jeito tb não resiste. Você SABE quando alguém está correndo. Quando alguém NADA à sua frente você sabe que ele NÃO está correndo.

Por isso há SIM um jeito melhor de correr. Nessa foto abaixo você tem à esquerda um corredor que estende sua passada até o último instante… bico do pé ainda na pista, a “empurrando”. Quantos amadores você vê fazendo isso no Parque do Ibirapuera, por exemplo?

Mas quero falar é dos outros 2. Um com perna quase estendida e calcanhar indo a tocar o solo. Outro perna flexionada e pé em supinação (para fora). A essa diferença INDIVIDUAL da técnica de corrida chamados de estilo. Dizer que uns correm melhor tocando o solo do jeito X é como acreditar que alguém corre melhor tocando o joelho na pista. Tem que ter fé. Às vezes é só o equipamento ou – mais provável – o corpo dele que o faça fazer assim.

O maior problema de quem deposita muita fé em tênis é que se esquece que ele muda o jeito como fomos construídos a correr. E isso tem consequências difíceis de se ver de cara.

📷 Foto: Marcelo Nakano – @NakanoFotografias
*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Treinador Clandestino! (a versão impressa você acha clicando aqui!)

Etiquetado , , , , ,

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: