Sobre o contato do pé no solo…

Já que vocês gostam dessas coisas, nos próximos e-mails vou aproveitar que achei um monte de fotos lindas que meu amigo Marcelo Nakano tirou nos 3.000m do TUNA pra falar de técnica de corrida.

Infelizmente é MUITO difícil achar material BOM falando sobre técnica de corrida que não fique na pura teoria.

Olhe a entrada (foto abaixo), o contato do pé do Molina (usando New Balance) na pista. Supina? Corre na “ponta do pé”? Repare no atleta descalço ali atrás… Entrada bem semelhante. Faz sentido, sabe por quê?

Os 2 têm pouco suporte (entressola) nos pés, é o jeito natural que o ser humano tem pra “tatear” onde vai pisar. Em um piso irregular isso serve pra fazer TODO o ajuste subsequente. IMPOSSÍVEL fazer isso entrando com o calcanhar sem comprometer os joelhos, uma articulação que NÃO é de estabilidade.

Não é só isso! Repare que o joelho desse pé está flexionado. Isso dá um “grau de liberdade” a mais gerando energia elástica, como se fosse um salto.

Os corredores ineficientes fazem essa entrada, esse contato, com joelho estendido, aumentando o impacto e não aproveitando a energia elástica, pliometria.

Repare ainda onde vão os cravos do calçado e o quão pouco há de entressola. Não há nada a se aprender com os mais rápidos?
*Se você gostou do que leu aqui, estou certo de que vai gostar do que vai encontrar de surpreendente no e-book O Treinador Clandestino! (a versão impressa você acha clicando aqui!)

Etiquetado , , , , ,

Um pensamento sobre “Sobre o contato do pé no solo…

  1. liporati2002 disse:

    Opa! Deu curiosidade de saber quem é o descalço! Fui pesquisar e… achei um nome conhecido no resultado: Pedro Ricardo Bronze, 5o lugar, 9:47.73!
    Valeu!!! Parabéns, embaixador!!!
    https://pes-descalcos.org/index.php?n=Membros.SP

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: