A Oiselle é uma daquelas poucas marcas que eu gostaria MUITO de ver no Brasil. Tem personalidade! Uma de suas fundadoras, a ex-atleta Lauren Fleshman fez um texto muito sincero de como é (tentar) redescobrir o gosto pela corrida após passar do pico, após a corpo dar sinais de que não consegue ir mais rápido. Para quem já tentou alguma vez na vida tentar de verdade correr o mais rápido possível, é um texto bem bacana!
Já falei nesse espaço da palestra que darei em SP dia 23 de fevereiro sobre Nutrição na Corrida. Se você perdeu o post, publiquei lá no outro blog maiores informações. Veja lá!!
Um texto excelente de Ross Tucker sobre um assunto que vira e mexe a TV se debruça: estariam os atletas avançando a idade na qual ainda conseguem sucesso? Eu tenho enormes dúvidas com o otimismo de quem fala que hoje o atleta profissional atualmente é mais longevo. Na verdade nem discuto muito isso… você tem inúmeros exemplos de sucesso depois dos 30 anos, uma raridade antes. Minha implicância é com o que seria a explicação disso. Daí toca o médico do esporte e o fisiologista do esporte que nunca treinaram ninguém falar que hoje a tecnologia e os tratamentos para recuperar prolongam a vida. Pode até ser que seja um pouco (mas beeem pouco) verdade. Nada rege melhor o esporte do que… dinheiro! Atletas hoje podem competir menos, podem fazer uma grana extra boa mesmo passado do pico, podem viver do esporte (antes competiam uma edição dos Jogo Olímpicos e Mundial e depois iam tocar sua vida)… sempre que vejo gente de jaleco explicando que razão é a fisiologia do exercício, é a tecnologia, vejo que o debate é pobre porque não vê o principal: a tremenda profissionalização! Ainda hoje fazemos no treinamento 80% do que faziam décadas atrás. A mudança é em outro campo. Tucker é o PRIMEIRO que vejo falando o óbvio! Não à toa ele é diferente! Não à toa ele NÃO está na TV!
Bom, vocês sabem o que penso das diretrizes de Nutrição, seja na saúde, seja no emagrecimento, seja no esporte, seja na hidratação… algo está MUITO errado quando você tem gente tão de fora da área mostrando como a ortodoxia de um setor não para em pé. Uma vez que na Nutrição as recomendações são baseadas somente na teoria, não na prática, essa passa a ser a norma: gente de fora mostrando como TUDO está errado. Agora é o pessoal do 538 que recapitula a história por trás da orientação de se entupir de bebida esportiva durante a prática física. Surreal, bisonho. Leitura das melhores! *super dica do Luis Oliveira!
Meio off-topic: Donovan Brazier é um meio-fundista americano bem jovem e talentoso. O americano escreveu um texto bem legal na Spikes falando sobre ser negro, Muhammad Ali e o quê a dedicação (na corrida e na vida) pode nos ensinar! Bacana!
Off-topic: o vídeo do dia não é correndo, é andando, mas foi feito em uma das paisagens mais lindas que conheço, em um país apaixonado por corrida, que corre demais e que todos deveriam um dia ter a oportunidade de correr por lá, o Reino Unido. O coisa linda aquilo ali! #UKin100Seconds
Fala Balu, beleza?
Cara, tu és fod… Particularmente não deixo de ler o blog. Eu “o enquadro” na categoria “mata a cobra e mostra o pau”… Pô, agora tu vens com essa da longevidade… Velho, tem muita lógica o fato dos esportistas de elite, sendo melhor remunerados, poderem trabalhar suas carreiras da melhor forma possível. Ainda não inventaram a porção mágica do querido Dolittle. Fato.
Finalizando, gostaria de estar presente na palestra do dia 23, mas tô muito longe daí. Porém, sabendo do conteúdo da mesma (ainda tô terminando a leitura do Veterinário e quero voltar ao Nutricionista), quem sabe agente não arregimenta uma grana pra trazer essa palestra aqui na Amazônia…
Abraço!
CurtirCurtir
Hahahahah obrigado obrigado! Mta generosidade a sua!
CurtirCurtir
Será que a longevidade no esporte profissional não está relacionada ao aumento de expectativa de vida de um modo geral ?
CurtirCurtir