Leituras de 5a Feira

A Runner’s World fez um curto vídeo compilando alguns números que a Strava divulgou sobre treinos de corrida pelo mundo. O dia mais rápido? 3ª feira. Ritmo médio dos homens? 6 minutos por quilômetro. E por aí vai. Veja aqui (em inglês com legendas)!

O que motiva um ultramaratonista? O que ele tem de diferente (no aspecto motivacional) de um corredor de provas mais curtas como 10km ou maratona? Texto bem interessante na Runner’s World em cima de um recente levantamento!

Auto-jabá: no outro blog escrevo sobre como ter saúde em 2019. Como?! Fugindo dos especialistas!

Sempre fui muito fã da Joan Benoit Samuelson. Soube pela Canadian Running que ela é a única mulher em uma lista de 41 pessoas a terem corrido uma Maratona abaixo de 3 horas em 5 décadas distintas!

*****

Ontem a Sports Illustrated divulgou uma lista dos 50 atletas mais “em forma” do mundo (25 homens e 25 mulheres). Como era de se esperar, aparecem 9 nomes do atletismo. Ei-los: Eliud Kipchoge , Kein Mayer (decatlo), e Jim Walmsley (ultramaratonista) são os homens, seguidos por Dina Asher-Smith (velocista), Gwen Jorgensen (maratonista, ex-triatleta), Emma Coburn (meio-fundista), Courtney Dauwalter (ultramaratonista), Caster Semenya e Mary Keitany.

Aí o ótimo Correndo por Aí jogou a pergunta para seus seguidores: essa lista é “justa”? Se você perguntar para MIM se a lista é “justa” (não me julgo apto a MONTÁ-LA) eu digo: ela é BEM coerente. Sabe por quê?

Veja bem, tempo atrás foi a ESPN que montou sua lista de atletas mais “dominantes” do esporte. Dominante é uma coisa, em forma é oooutra coisa. Eu posso ser dominante no xadrez e ser sedentário, por exemplo.

Eu entendo perfeitamente o debate que ele quis levantar. Incomoda muita gente (sem indiretas!) que triatletas estejam atrás de cross-fiteiros e maratonista recordista mundial esteja atrás de jogador de futebol.

Viemos ao longo das últimas décadas estabelecendo a Maratona e o Ironman como os maiores feitos atléticos que um ser humano pode ter. O que é uma ENORME BOBAGEM. O que essa lista tenta englobar é como esses nomes se saem em várias valências. Força, potência, velocidade, agilidade, resistência, mobilidade, etc. Veja só, correr (e nadar e pedalar), trabalha BEM (com B maiúsculo) APENAS uma delas e permite que você seja bem-sucedido mesmo sendo MUITO fraco nas demais.

Tive ano passado a oportunidade de treinar com 5 jogadores profissionais de futebol. É assustador. ASSUSTADOR o que esses &^%$£% conseguem fazer em um estúdio. Eu jamais colocaria qualquer nome do atletismo (fundo ou velocidade) à frente do Cristiano Ronaldo, por exemplo. A corrida (e o triatlo) infelizmente trabalham apenas um plano. Até mesmo o cross-fit trabalha outros! Se você empurrar um corredor de lado ele cai!

Na verdade – e aqui um pecado da minha parte que insistiu no erro de ler comentários – fica claro ao ler que as pessoas confundem “mais” com “melhor”. Está impregnada a ideia de que correr mais quilômetros é melhor. Por experiência própria eu sei que você pegando um tenista de 3ª classe jovem, ele ganha de mais 95% dos corredores amadores em uma prova de 5km SEM treinar corrida.

Estar “em forma” é MUITO mais do que correr (ou pedalar) quilômetros. A mentalidade precisa mudar. O trabalho para quem trabalha na área é árduo.

Etiquetado

11 pensamentos sobre “Leituras de 5a Feira

  1. Julio Cesar disse:

    Sobre a fragilidade do corredor:

    Uns anos atrás, depois de completar uma maratona mihas costas estavam meio travadas e fui em uma clínica de fisioterapia pra dar uma olhada.

    Me foi sugerido fazer pilates.

    Então lá fui eu para a primeira aula, todo metido tipo sou maratonista, corro x km por semana, isso aqui vai ser moleza, só dar umas esticadinhas…

    Depois de alguns minutos de aula percebi o quanto eu era fraco.

    Não conseguia fazer nenhum dos movimentos decentemente, nos poucos segundos que eu conseguia manter a posição meu corpo tremia feito vara verde devido à musculatura estar fraca.

    Saí da primeira aula bem mais humilde.

    Curtir

  2. Julio Cesar disse:

    Aí vejo corredor amador por aí dizendo que jogador de futebol não é atleta…

    Coloca um corredor amador dos bons em uma partida de futebol profissional pra ver quantos minutos ele aguenta.

    Curtir

  3. Varga disse:

    Balu, muito interessante esta questão do “mais” e “melhor”. Adaptação ao uso me parece ser a chave e isto muda com o tempo.
    Sou muito fã de NBA, praticamente vejo pelo menos 1 jogo por dia e acredite, os “melhores” jogadores não são os mais altos e sim os que tem maior envergadura (por óbvio). Giannis Antetokounmpo e Kawhi Leonard são exemplos.
    E mais, com as 4 finais consecutivas do Golden State Warriors parece que a era dos “big men” de defesas altas e pesadas está dando lugar a ataques rápidos, leves e chutes de 3 pontos. Tanto que a média de pontuação dos jogos subiu, não é incomum ter partidas com os 2 times pontuando acima de 100.

    Curtir

  4. Rafael disse:

    Assisti o Ultimate Beastmaster do Netflix.
    Fiquei surpreso com os escaladores, aguentam o peso do corpo com as mãos, conseguem saltar bem.
    Nenhum triatleta ou crossfiter é capaz de completar os percursos.

    O que seria ser em forma? Pra mim é aguentar o peso do corpo.

    Falam que se colocarem um pouco mais de peso no escalador, ele não é capaz de aguentar.
    A força seria exata para aguentar o corpo.

    Curtir

  5. Julio Cesar disse:

    Mas corro abaixo de 4´00″ … rsrs.. grandes coisa.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: