Os números das Maratonas e do maratonista brasileiro! – Anuário 2018

Antes do que era habitual, publiquei meu relatório anual com os números das MARATONAS brasileiras e o perfil do maratonista médio brasileiro. Como vem sendo, este é um levantamento único e exclusivo no nosso mercado (aqui você tem ele completo) e busca principalmente colocar um pouco de luz dando números na prova mais famosa da corrida de longa distância.

Quando falamos de 42km, Japão e EUA são líderes mais que absolutos em concluintes. Os países somados produzem 1 milhão de concluintes, nós giramos na casa dos 30.000. Europeus são também quase tão bons em completar a distância! Em compensação ficamos à frente dos argentinos, por exemplo.

Dados a destacar:

– Número recorde de maratonistas nas provas brasileiras (quase 32.000), um aumento de 22%!
– Um novo aumento de mulheres correndo que hoje são cerca de 22% dos concluintes.

Além de Rio de Janeiro, as provas de Porto Alegre e a de Floripa (agosto) vêm empurrando os números delas!

O nosso mercado de maratona vem crescendo de forma contínua e sustentada desde 2011. Para ser bem sincero nunca acreditei muito nisso. Até porque organizar um 42km traz bem menos retorno do que organizar 4 provas de 10km, por exemplo.

Mas não é só aqui no Brasil que brasileiros se testam nos 42km! Cada vez mais temos mais de nós completando a distância nas principais provas do mundo. Talvez pelo preço, praticidade, fama e qualidade, as duas mais “brasileiras” são agora aqui na América do Sul (Buenos Aires e Santiago). As majors ChicagoBerlim e Nova Iorque seguem de perto.

Juntando-se os dados temos que o maratonista médio brasileiro é:
– Homem (78%);
– Idade entre 30 e 49 anos (70%). Mais precisamente, ele tem 41.9 anos de idade!
– Ele correu no Rio de Janeiro, em São Paulo ou no exterior (62%);
– Corre os 42km em 4h20. E se for mulher, em 4h46! *ano a ano, com a entrada de novos corredores, o desempenho do brasileiro médio cai.

E se você quer correr rápido em solo brasileiro, sabidamente Porto Alegre sempre foi rápida, mas talvez valha dar uma chance para a Internacional de Floripa (a de agosto)!

E fica novamente o convite para acessar os dados completos do Infográfico das Maratonas Brasileiras clicando aqui!

Etiquetado , , , , ,

9 pensamentos sobre “Os números das Maratonas e do maratonista brasileiro! – Anuário 2018

  1. Luis Oliveira disse:

    Bem legal, como sempre, Balu. Obrigado. Uma pequena dúvida (sugestão): tem como quebrar as variáveis (concluintes, tempo mediano, etc.) por faixa etária, alem de sexo?

    Curtir

  2. Antal Varga disse:

    Parabéns pelo excelente serviço prestado à comunidade, Balu. Os números não mentem !
    Particularmente, acho bacana esse aumento. No mínimo tem mais gente se mexendo, largando o sedentarismo, o que já é um enorme ganho.

    Curtir

  3. Anônimo disse:

    Bom dia Danilo. Retorno o e-mail agradecendo pelo infográfico. Atualmente, eu utilizo os seus dados para incrementar o projeto para oficializar a maratona em Brasília. Temos orçamento, design… e o intuito é entregá-la ao Governo do Distrito Federal e torná-la com preço bem acessível (um valor simbolico ou inscrição gratuita) no molde da Corrida de Reis/DF, que só esse ano foram 16 mil inscrições gratuitas. Enfim, a luta é árdua mas espero que os seus dados sejam incrementados no ano que vem. Comecei também o meu canal no youtube agora. Em breve, pretendo fazer algo mais técnico (Exemplo: Fiz alguns cálculos e projetei fazer uma meia maratona em 01:22:21 hs, fechei em 01:22:00 hs). Adquirindo informações do corredor e da prova que for participar, pode projetar o seu tempo nos 5 km até a maratona. Por enquanto estou ajudando a dar visibilidade para a equipe que eu faço parte. https://www.youtube.com/channel/UCnLC8lvPizrpgFZHE3P5CTg?view_as=subscriber [https://yt3.ggpht.com/a-/AN66SAwY5h7ysPPYob9ZDdAWU5cyAMKOJtkGd_V7dA=s900-mo-c-c0xffffffff-rj-k-no]

    Urubatan Filho http://www.youtube.com

    Abraço,

    Urubatan Filho

    ________________________________

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pedro Ayres disse:

    A idade média do maratonista é minha idade! Balu, isso é porque a maioria dos corredores começou já meio tarde (35+), e chega um momento da corrida que o sujeito quer fazer algo grandioso para si mesmo?

    Comecei a corrida tarde também, mas foi por tédio do trânsito no ciclismo. Ao contrário de boa parte dos corredores, nunca me passou pela cabeça ser maratonista. E também contrário, gosto muito de exercícios de força. Outro dia você citou en passant que o agachamento seria o melhor exercício para saúde. Poderia falar mais detalhadamente sobre o assunto algum dia desses? É um dos exercícios que tem feito mais sentido para mim atualmente.

    Abraços!

    Curtir

  5. joaocrz disse:

    Obrigado Balu por essas informações. Gostaria desses números para as provas de 10km, pois é a minha favorita. Pretendo correr uma maratona daqui uns 5 anos, mas quando correr, quero abaixo de 3h. Já tenho 3 sub 20 nos 5km e quero treinar todo este tempo para não sofrer tanto na maratona.

    Curtir

  6. Julio Cesar disse:

    Pace médio de 6´12″ min/km.

    Trotão.

    Curtir

  7. […] 2018, publico agora os maiores eventos de corrida do país em 2018. Nas últimas semanas publiquei os dados das Maratonas e maratonistas brasileiros, os números das Meias Maratonas do Brasil e quais são as 50 Maiores Corridas de Rua do […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.