Leituras de 6a Feira

Se você estiver um pouco desmotivado com os treinos, experimente vera esse vídeo do Jake Robertson treinando no Quênia. O neozelandês está vivendo lá para melhorar sua corrida. As imagens são incríveis!

Auto-jabá: No outro blog eu falo sobre o que é mais saudável na Nutrição.

Quando você ler isso é mais do que provável que já tenha lido a sequência de tuítes que um cara postou sobre sua entrada no mundo da corrida. Eu mesmo não sei quantas vezes já recebi de N pessoas diferentes inbox. Eu NUNCA reclamo quando as pessoas me mandam repetidamente material (mesmo os mais populares) porque demonstra boa-vontade e sempre recebo pérolas que me escapariam. A sequência (hilária!!) ganhou fama, mas é um retrato do nosso mercado! Um home comum resolve correr e vai passando por “especialistas” que ou não sabem NADA do que falam OU ganha um bom dinheiro cobrando pedágio (serviços e comissão). É assim que funciona. Triste, mas verdadeiro.

Por que correr maratonas? Texto do The New York Times.

A Canadian Running fez uma matéria listando a dieta e os treinos do dia de um ultramaratonista de montanhas. Ela deve ser vista como aquilo que ela é: mera curiosidade! Eu tiro duas conclusões (nenhuma delas relacionada com Fisiologia ou Nutrição): o enorme peso do privilégio genético que possibilita que com uma dieta tão “trash” uma pessoa possa desempenhar tão bem. E outra um pouco mais prática: na ânsia por ser “correto” o ser humano come lixos como hambúrguer vegetariano. Ou seja, nessa, a emenda sai pior que o soneto.

**********

O mundo da Nutrição parece ser um mundo que tem por prática corriqueira negar a realidade. Quem lucra com isso é a indústria da atividade física que, além de vender aquilo que ela pode entregar (saúde) e aquilo que lhe cabe (músculos & movimento), ela segue vendendo aquilo que ela NÃO pode entregar: emagrecimento.

Muitos profissionais são francos ao dizer: corrida não emagrece. Outros fingem não ver o elefante na sala. Precisa vir alguém de um canal de corrida sem formação (mas experiência na área, Skin in the Game) explicar didaticamente que corrida é uma boa muleta, JAMAIS a ferramenta principal no processo de emagrecimento!

Etiquetado ,

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: