Coisas que (parecem) só acontecer na Etiópia…

CAUSO #1

Um grande amigo, corredor dos “bão”, 5km na casa de 17 minutos, sai pra correr pelas ruas de Adis Abebba (coisas que os prós NÃO fazem) e, de repente, num cruzamento um senhor estragado, vestido todo simprão, de sandálias, sem falar inglês, faz gestos de que vai correr com ele. Ele topa. Pergunto como foi. “Balu… Passei um calor com o velhinho”. Reforço: ele tem 17 minutos nos 5.000m. O meu amigo! O velhinho não sei!!

CAUSO #2

Um taxista pergunta se sou atleta. Eu corro. No máaaximo sou corredor. Só conheço pangarés que falam que são atletas. Eu respondo que não, que só corro, e ele pergunta se “sou lento como o Ed (da Run Africa)?” O Ed tem 17 minutos nos 5km, ~36 minutos (10km), 1h24 (21km) e 3h00 na Maratona. Sim, sou lento como ele, respondo.

CAUSO #3

Fui conversar de canto com uma treinadora bem jovem e seu inglês precário. Consegui arrancar que ela gosta de correr 3.000m com obstáculos. Mas descobri que ela já fez duas Meias Maratonas. Uma esse ano! Tempo? 1h13. Na altitude daqui (*hoje treinei a 3.000m, mais alto que o pico da Neblina, o “teto brasileiro”). Apenas 8 brasileiras correram mais rápido que ela na história. Nenhuma em 2018. E não é a especialidade dela.

CAUSO #4

No término do treino vemos uma atleta que parece ser a campeã da Maratona de Londres. Apontamos pedindo a uma local para a chamarem pra tirarmos foto. A etíope chama uma pessoa errada. Explicamos o engano, que queríamos ver se a outra era a que havia ganho a major. Ela nos explica que não, que essa que ela havia trazido ganhou foi é a Maratona de Dubai.

CAUSO #5

O Ed, o lento, pergunta: “Como é mesmo o nome daquela corrida?” Eu respondo que é São Silvestre. Aí ele me explica que bateu papo com um cara essa semana, que o havia adicionado no dia anterior no Facebook e ao entrar no perfil dele descobriu que ele ganhou “essa corrida aí no Brasil”.

CAUSO #6

Perguntamos ao nosso guia se ele corre ou se vai correr a The Great Run nesse domingo agora. Ele diz que nenhum dos dois. Mas diz que se fosse domingo que ganharia de nós. Eu sou mais eu. Mas se me desafiasse a apostar dinheiro eu não seria tonto.

CAUSO #7

Na volta do treino, param pra comprar água e banana, a dieta e suplemento dos verdadeiros campeões. Um cara se aproxima e pede carona em nossa van para o centro da cidade. Ed, o lento, faz um gesto explicando e esperando nossa aprovação. Em tom de brincadeira um brasileiro explica que aquilo ali era uma van de e para corredores. “Qual o seu tempo nos 10km?” 31 minutos. Pode entrar.

Ônibus de “primeira classe” chegando para a primeira sessão de treino do dia na periferia de Adis Abebba. Créditos da foto: Adriana Piza.

Etiquetado ,

8 pensamentos sobre “Coisas que (parecem) só acontecer na Etiópia…

  1. Antal Varga disse:

    Balu, tô falando te que banana é a base da alimentação… tá vendo ?
    O Armaggeddon começará exatamente no momento que não houver mais bananas.

    Curtir

  2. Marcos Paulo disse:

    Balu isso é que eu chamo de causo(s), risos. Porra cara, que experiência da porra a “expedição” tá passando.
    Velho, faltou grana pra meter a cara, mas eu quero experimentar isso em breve. Tenho certeza que vai marcar minha vida…
    Grande abraço a todos, saúde, curtam isso ai a beça. Muita endorfina!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. alegmlima disse:

    Balu, eles correm todo dia? Já que não fazem outras atividades (acadmeia, etc) eles tem mais tempo. Eles usam esse tempo para correr todo dia ou ainda é necessária a recuperação?

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: