Tianna Bartoletta, uma das maiores velocistas e saltadoras da história assistiu ao Europeu de Atletismo, se impressionou como nunca e em seu blog nos conta os motivos! Interessante!
Se você como eu não conseguiu acompanhar o Europeu de Atletismo como deveria, aqui a Athletics Weekly faz um compilado bacana dos 10 melhores momentos ou fatos!
Eu tenho uma relação com o VO2máx como marcador semelhante à que eu tenho com o Colesterol (total). Os 2 se aproximam do quase completamente inútil, mas ganham enorme atenção de quem não deveria (médicos, treinadores e amadores). Eu não sei qual o meu, não sei qual a dos meus atletas e não consigo imaginar alguma utilidade deles. Falo dos 2! Colesterol e VO2máx! Tara estranha essa por números inúteis! Me sinto nos anos 80… só que Aretha Franklin faleceu e Madonna fez 60 anos. E essa gente SEGUE testando colesterol e VO2! Já ouvi treinador falando que teste de VO2 seria importante em amador. O médico literalmente vender isso eu até entendo, é prática esse mercado tentar vender e vender! Agora o treinador eu não entendo! Já o amador, bom… gosta e saber ate quantos quilômetros tem o tênis. Mas saiba que é uma informação tão útil quanto saber a circunferência da perna. Não importa, até gente como o Alex Hutchinson ainda bate nessa tecla…. Aqui em matéria da Outside ele fala dos recordes mundiais desse marcador. Tão interessante quanto folhear o Guinness Book. Não entendo, juro…
No outro blog postei falando sobre Café, Placebo e o skin in the game!
Se você me pedisse para muito sucintamente dar explicações para o sucesso queniano e etíope no atletismo de longa distância eu diria: uma combinação rara de genética, pressão/incentivo social, dedicação, atitude, condições ambientais muito boas e ex-atletas servindo de modelos aos mais jovens. Uma matéria bem bacana do The Guardian dá sua explicação de quem está treinando por lá. Quem for comigo em novembro vai ver tudo pessoalmente!
Abaixo o vídeo do novo Saucony Xodus ISO3:
Balu, gostaria de saber mais sobre essa questão do VO2, pq ele não é relevante ? Eu faço exames cardiológicos 1x/ano, dentre eles o de esforço cardiopulmonar.
O médico (que é cardiologista esportivo) me disse que é uma medida interessante para sabermos sobre a resistência à fadiga. Mas, deixou claro que são os treinos longos que a determinam de verdade.
CurtirCurtir
Serve zero pra moldar treinamento. Inútil ao treinador. Um dia falo mais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tbm gostaria de saber mais
CurtirCurtir
Pensando em escrever, mas pergunto…. Qual seria a utilidade de saber o vo2max?
CurtirCurtir
O erro maior é de quem acha que médico entende de esporte e treinamento rsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Antes de eu escrever a respeito, até pra entender melhor o que abordar, eu devolvo a pergunta…. Para que serviria saber o valor de VO2Max?
CurtirCurtir
Balu, como ñ tenho formação na área esportiva e esses valores são medidos em exames, gostaria de saber quais as causas que levam a irrelevância. Pergunta de coração e mente abertos. Como minha formação é em exatas, mais especificamente tecnologia mecânica, eu gosto de saber a real causa-raiz de um problema. Neste caso, por puro esclarecimento mesmo, o famoso: por que não ?
CurtirCurtido por 1 pessoa
O Vo2Max, acho que não é importante para o treinamento.
Já o Limiar Anaeróbio acredito que seja. Acho importante fazer alguns treinos no limiar, para melhorar a aptidão física aeróbica.
Só acho que dá pra descobrir esses valores, sem o teste em laboratório.
CurtirCurtir
Só acha não…. Só dá pra achar esses valor de Limiar FORA do laboratório..
CurtirCurtir
Balu, já que tu postou o video, sabes me explicar o que os dois foram fazer lá no topo daquele monte de pedras?
Tu não entende VO2, ou não entendo publicidade.
CurtirCurtir
* eu não entendo…
CurtirCurtir
Então… Acho tão bizarro isso… Não tento mais entender… A menina com roupa de aula de pump qq coisa, os 2 correndo iguais robô, em ritmo de quem corre 2 quadras atrás do ônibus… Daí sobem um pico no meio do deserto… Parece roteiro da filme descolado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agora, mudando de assunto, uma matéria sobre sucesso de corredores de elite em que a palavra “doping” não aparece eu nem começo a ler.
CurtirCurtir
Vc tem um ponto. Pior que ainda veio com a picaretagem dando o exemplo do “ganhos marginais” que é basicamente…. Doping rsrsrs
CurtirCurtir
Balu, na sua opinião o limiar de lactato é mais importante que vo2? Ou ambos são especulação e nerdice desnecessária? Abraços!
CurtirCurtir
Em laboratório acho os 2 quase igualmente inúteis…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Balu, de fato não parece ter utilidade saber de nenhum desses dados. Porque eles não servem de nada na prática, não servem pra passar nenhum treino, não servem pra saber até aonde você pode chegar. Não é como se sabendo seu VO2 seu tempo na meia maratona será X. Enfim, quais os dados que são importantes saber?
Eu treino sozinho, baseado no livro do Jack Daniels, e uso a tabela do VDOT pra saber as intensidades que devo fazer tempo run, intervalado e repetição. Tirando isso e o volume semanal, o que mais é interessante? Como o próprio Jack diz, tem gente que aguenta mais volume, tem gente que não aguenta tantas quality sessions, então imagino que adequar a realidade de cada um baseado no que cada um responde melhor, mas não vejo outras nenhum outro dado relevante que não os seus tempos (bo caso, o VDOT) e seu histórico de treino como relevante na hora de você montar um treino, ou poder usar esses dados pra algo de fato. Ou tem algo mais que você pode usar?
CurtirCurtir
Pôrra Balu, essa “viagem” em novembro pra Adis Abeba tá martelando a cabeça… Bora ver…
CurtirCurtir