Leituras de 2a Feira

Tianna Bartoletta, uma das maiores velocistas e saltadoras da história assistiu ao Europeu de Atletismo, se impressionou como nunca e em seu blog nos conta os motivos! Interessante!

Se você como eu não conseguiu acompanhar o Europeu de Atletismo como deveria, aqui a Athletics Weekly faz um compilado bacana dos 10 melhores momentos ou fatos!

Eu tenho uma relação com o VO2máx como marcador semelhante à que eu tenho com o Colesterol (total). Os 2 se aproximam do quase completamente inútil, mas ganham enorme atenção de quem não deveria (médicos, treinadores e amadores). Eu não sei qual o meu, não sei qual a dos meus atletas e não consigo imaginar alguma utilidade deles. Falo dos 2! Colesterol e VO2máx! Tara estranha essa por números inúteis! Me sinto nos anos 80… só que Aretha Franklin faleceu e Madonna fez 60 anos. E essa gente SEGUE testando colesterol e VO2! Já ouvi treinador falando que teste de VO2 seria importante em amador. O médico literalmente vender isso eu até entendo, é prática esse mercado tentar vender e vender! Agora o treinador eu não entendo! Já o amador, bom… gosta e saber ate quantos quilômetros tem o tênis. Mas saiba que é uma informação tão útil quanto saber a circunferência da perna. Não importa, até gente como o Alex Hutchinson ainda bate nessa tecla…. Aqui em matéria da Outside ele fala dos recordes mundiais desse marcador. Tão interessante quanto folhear o Guinness Book. Não entendo, juro…

No outro blog postei falando sobre Café, Placebo e o skin in the game!

Se você me pedisse para muito sucintamente dar explicações para o sucesso queniano e etíope no atletismo de longa distância eu diria: uma combinação rara de genética, pressão/incentivo social, dedicação, atitude, condições ambientais muito boas e ex-atletas servindo de modelos aos mais jovens. Uma matéria bem bacana do The Guardian dá sua explicação de quem está treinando por lá. Quem for comigo em novembro vai ver tudo pessoalmente!

Abaixo o vídeo do novo Saucony Xodus ISO3:

Etiquetado ,

18 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Antal Varga disse:

    Balu, gostaria de saber mais sobre essa questão do VO2, pq ele não é relevante ? Eu faço exames cardiológicos 1x/ano, dentre eles o de esforço cardiopulmonar.
    O médico (que é cardiologista esportivo) me disse que é uma medida interessante para sabermos sobre a resistência à fadiga. Mas, deixou claro que são os treinos longos que a determinam de verdade.

    Curtir

  2. Luis Oliveira disse:

    Balu, já que tu postou o video, sabes me explicar o que os dois foram fazer lá no topo daquele monte de pedras?

    Tu não entende VO2, ou não entendo publicidade.

    Curtir

  3. Luis Oliveira disse:

    Agora, mudando de assunto, uma matéria sobre sucesso de corredores de elite em que a palavra “doping” não aparece eu nem começo a ler.

    Curtir

  4. Pedro Ayres disse:

    Balu, na sua opinião o limiar de lactato é mais importante que vo2? Ou ambos são especulação e nerdice desnecessária? Abraços!

    Curtir

  5. Felipe disse:

    Balu, de fato não parece ter utilidade saber de nenhum desses dados. Porque eles não servem de nada na prática, não servem pra passar nenhum treino, não servem pra saber até aonde você pode chegar. Não é como se sabendo seu VO2 seu tempo na meia maratona será X. Enfim, quais os dados que são importantes saber?
    Eu treino sozinho, baseado no livro do Jack Daniels, e uso a tabela do VDOT pra saber as intensidades que devo fazer tempo run, intervalado e repetição. Tirando isso e o volume semanal, o que mais é interessante? Como o próprio Jack diz, tem gente que aguenta mais volume, tem gente que não aguenta tantas quality sessions, então imagino que adequar a realidade de cada um baseado no que cada um responde melhor, mas não vejo outras nenhum outro dado relevante que não os seus tempos (bo caso, o VDOT) e seu histórico de treino como relevante na hora de você montar um treino, ou poder usar esses dados pra algo de fato. Ou tem algo mais que você pode usar?

    Curtir

  6. Marcos Paulo disse:

    Pôrra Balu, essa “viagem” em novembro pra Adis Abeba tá martelando a cabeça… Bora ver…

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: