O Recorrido publica com exclusividade (aqui completo) os dados das 50 Maiores Corridas de Rua do Brasil em 2017. Este é um levantamento único no nosso mercado e busca principalmente dar números, apontar em quais cidades acontecem, as distâncias mais procuradas e de maior sucesso, além de listar quais são as nossas maiores corridas de rua sem depender dos números de pouca credibilidade das organizadoras que quase sempre inflam estes valores.
Comparando com 2016:
– Das 50 provas 14 entram na lista (9 pela primeira vez desde 2014, data do primeiro levantamento);
– O número de concluintes caiu 3,4% (308.000), o pior desde 2014;
– As provas de 5km continuam sendo as mais frequentes na lista;
– Mulheres são maioria em 17 das provas sendo que 6 dessas são exclusivamente femininas.
Já a localização destas provas mostra-se bem concentrada. 28 em São Paulo e 12 no Rio de Janeiro. Apenas essas duas, Brasília (3) e Belo Horizonte (2) são locais de mais de uma prova.
Nenhuma fica na Região Norte, apenas Florianópolis no Sul e somente Santos (SP) fora de capitais.
Outra característica é notar que 3 organizadoras possuem 32 das 50 corridas! E das 6 maiores, todas já foram exibidas ao vivo na TV, mostrando a força desse fator em determinar o sucesso de um evento.
Porém, organizar corrida não é algo fácil nem garantia de muito lucro, vale destacar que mais uma vez 4 das maiores corridas do país em 2016 foram descontinuadas em 2017. Ou seja, é um investimento que está longe de ser garantia de sucesso!
Para ver todos os números, fica aqui o convite para você ver o Infográfico das 50 Maiores Corridas do Brasil em 2017!
*aqui você tem ainda o infográfico das Maratonas e aqui o das Meias Maratonas.
Sempre muito interessante esse levantamento, parabéns Balú!! Sobre a porcentagem de mulheres, está correto 48%? Se sim, acho que o gráfico de pizza está com algo estranho, está aparecendo 40% em 2017… Abs
CurtirCurtir
40% é qdo se desconta as provas exclusivamente femininas do cálculo total …
CurtirCurtir
Acho que tem muita prova nos dias atuais, há um certo canibalismo e por isso há uma maior concentração de corredores em provas que manter um padrão. Por exemplo, mesmo com todas as críticas á Yescom, suas corridas continuam a ter gente porque mantém um padrão regular. Pena é a queda de concluintes.
CurtirCurtir
Balu… onde encontro seu livro impresso pra comprar!? Só achei no formato digital… sou leitor raiz cara!! Gosto do livro na mao… kkkk Onde encontro??
CurtirCurtir
O Treinador Clandestino impresso esgotou, por isso vc não acha os links… Tem uma edição com preço simbólico (R$10+frete) porque está sem paginação. Se interessar, me escreva no blog.recorrido gmail com.
CurtirCurtir
Balu,por curiosidade,qual a “nota de corte”?Dessas 50 provas,quantos concluintes teve a “lanterna”?Uma coisa que me chama a atenção é a “decadência” da Corpore,que por muito tempo reinou absoluta aqui na cidade de São Paulo,chega até a ser cruel.
CurtirCurtir
Está lá no gráfico… 3494 a 50a. Uma com 3384 ficou de fora. CORPORE foi é tarde… quem estava lá que se explique!
CurtirCurtir
[…] Para acabar a série dos dados das provas brasileiras em 2017, publico agora os maiores eventos de corrida do país em 2017. Nas últimas semanas publiquei os dados das Maratonas e maratonistas brasileiros, os números das Meias Maratonas do Brasil e quais são as 50 Maiores Corridas de Rua do Brasil. […]
CurtirCurtir
Muito interessante esse levantamento! Isso ajuda a entender as mudanças e evoluções da corrida de rua no Brasil…
Balu! Não Sei se você torce para algum time de futebol! Mas qual é a maior prova de Clubes do Brasil!? Está em Minas…. É Nois do Galão!!! O Galo manda bem até na corrida!!!!
CurtirCurtir
A Tricolor Run aqui em SP ficou atrás da Timão Run….
CurtirCurtir