Os números das Maratonas Brasileiras em 2017 & O perfil do maratonista brasileiro

Hoje publico o relatório com os números das Maratonas Brasileiras e o perfil do corredor brasileiro de Maratonas. Este é um levantamento único e exclusivo no nosso mercado (aqui você tem ele completo) e busca principalmente colocar um pouco de luz dando números na prova mais famosa da corrida de longa distância.

Nossos números são muito distantes dos das realidades americana, japonesa (maior número de concluintes no mundo) ou da de muitos países europeus, como a Inglaterra, que presenciam muito mais gente e proporcionalmente bem mais mulheres. Mas há pontos dos dados brasileiros a se destacar:

Número recorde de maratonistas nas provas brasileiras (quase 26.000) aumento de 29%!

Aumento substancial de mulheres que hoje são mais de 20% dos concluintes, quando eram 14% 5 anos antes.

É difícil explicar os 2 crescimentos. Um deles é o aumento dos concluintes em provas como ado Rio de Janeiro e Porto Alegre (ambas com forte presença feminina) e a consolidação da SP City Marathon.

Com exceção de 2013/2014, o mercado brasileiro de 42km cresce forte e consistentemente e 2017 viu um número recorde de provas oficiais (23).

Outro fato é o aumento dos brasileiros correndo no exterior, após a queda ano passado em função da forte recessão econômica que enfrentamos em 2016. Somando-se com os pouco mais de 6.000 concluintes brasileiros no exterior, podemos então dizer que o perfil do maratonista brasileiro é:

– Homem (80%);

– Idade entre 30 e 49 anos (70%);

– Correndo no Rio de Janeiro, em São Paulo ou no exterior (67%);

– Corre os 42km em 4h19:50.

Já a brasileira média faz a mesma distância em 4h44:58. E ano a ano, com a entrada de novos corredores, o desempenho do brasileiro médio novamente caiu.

Aliás, Porto Alegre é novamente a maratona mais rápida do país!

Buenos Aires, Berlim, Chicago, Disney e Santiago são, nessa ordem, os destinos preferidos dos maratonistas brasileiros no exterior. Outro ponto que também vale destaque é que apenas Boston e Lisboa são as provas que vêm crescendo desde 2011 em participação brasileira.

Para ver todos os números, fica o convite para você ver o Infográfico das Maratonas Brasileiras clicando aqui.

*se acha que eu me esqueci de algo, não deixe de falar nos comentários!

Etiquetado , , , , ,

9 pensamentos sobre “Os números das Maratonas Brasileiras em 2017 & O perfil do maratonista brasileiro

  1. Fausto Flor Carvalho disse:

    Excelente trabalho, Balu….seria interessante a Maratona do Rio largar mais cedo, porque teria condições de estar com tempo menor que a média do país…

    Curtir

    • Julio Cesar disse:

      Meio Difícil a maratona lado Rio largar mais cedo. Quando corri lá levantei às 4:00 da manhã e mesmo assim cheguei faltando 10 minutos para a largada. Teve atleta da elite feminina que perdeu a largada naquele ano. Prova cuja largada fica a 42 km da chegada e depende de ônibus pra chegar na largada fica bem complicado.

      Curtir

  2. Andre Berlesi disse:

    Pelos dados me parece que o número de homens não tem aumentado. Os concluintes aumentaram mas o percentual do total de homens vem caindo. Me parece que as mulheres vem aumentando a participação nas maratonas de maneira muito mais acentuada do que os homens. Sera que a corrida vai virar um esporte com uma maior presença feminina?? O que percebo também é que na nova geração existem muito mais meninas interessadas na corrida do que meninos…

    Curtir

  3. Cadu Pagnoncelli disse:

    Danilo, é possível fazer uma média de tempo descontando os resultados da Mizuno Uphill? Pela característica do percurso ela pode distorcer o resultado para cima. Não sei se o impacto na média final seria muito grande, mas vale a comparação.

    Curtir

  4. […] 2017, publico agora os maiores eventos de corrida do país em 2017. Nas últimas semanas publiquei os dados das Maratonas e maratonistas brasileiros, os números das Meias Maratonas do Brasil e quais são as 50 Maiores Corridas de Rua do […]

    Curtir

  5. […] finalmente estourado? Recuado não, mas talvez tenha terminado um crescimento que parecia sem fim. Dias atrás postei aqui um infográfico que mostra que ao menos o mercado brasileiro dos 42km ainda está em crescimento, ainda que não possamos […]

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: