De Chocolate, Achocolatado e pós-treino.

Essa semana falei rapidamente como em questão de 10 anos fabricantes de chocolate convenceram centenas de veículos, uma infinidade de profissionais de saúde e milhões de consumidores a achar que comer chocolate 70% é saudável (resumo: não, não é nada saudável). Tenhamos sempre em mente algo que funciona na vida que também SEMPRE funciona na Nutrição: nada nunca é de graça.

Em 2015 houve um episódio que mostrou a fragilidade e a baixa confiabilidade das recomendações nutricionais quando feitas em veículos impressos, TVs ou portais. Para demonstrar esse ponto, o jornalista John Bohannon divulgou propositadamente um estudo falso que dizia que “chocolate acelera o emagrecimento”. Sua Fake News foi publicada em TVs, revistas, em mais de 20 países, em mais de uma dúzia de idiomas, no maior jornal europeu e em outros diários internacionalmente famosos.

Então se chocolate não emagrece (e não é saudável)… POR QUE HÁ QUEM ACHE ACHOCOLATADO UM BOM LANCHE???

Bem antes da pegadinha de Bohannon, ainda em 2006 uma orquestragem da indústria nos enganou de outra forma. Fomos levados a acreditar que leite achocolatado (iguais aqueles que vêm em caixinha com canudinho) seriam bom repositores pós-treino. Um estudo (JOHNSTON et al) propositadamente mal desenhado foi financiado pela “Dairy and Nutrition Council” de um jeito a dar a entender que beber uma ou duas caixinhas após treinar forte era a melhor e mais barata alternativa de reposição alimentar. O resultado? Não deve haver UM veículo que cubra corrida que não tenha sugerido achocolatado como boa alternativa. Mas…

ELE NÃO É BOM. E EXPLICO OS MOTIVOS.

Tal qual isotônicos, achocolatados contêm água e energia. Mas contêm além disso proteína, cálcio e vitamina D. Porém, nutricionalmente falando, achocolatado é basicamente açúcar líquido disfarçado. MUITO açúcar. MAIS do que refrigerante.

Deixemos de lado a questão se leite pasteurizado é bom ou não (eu acho ruim). Esqueça que achocolatado engorda ou sabota sua dieta. Ignore que ele é feito basicamente com ingredientes artificiais ou que ele rouba o lugar de alimentos de verdade que você deveria estar consumindo. O que podemos com segurança afirmar é que achocolatado como lanche ou opção é UMA DAS PIORES alternativas que alguém pode escolher após o treino. Dizer que é melhor que isotônico não só não é verdade (o estudo não chegou a esse veredito) como não deixa de ser uma comparação esdrúxula, afinal, compara dois lixos nutricionais. Não deve haver profissional de saúde minimamente competente que sugira isotônico que não seja apenas DURANTE a corrida (ou qualquer outra atividade).

A estratégia de marketing feita com o chocolate 70% e com o achocolatado nos reforça de 2 pontos: um é que assim como qualquer outro doce, esses 2 produtos devem ser encarados como sobremesa, doce, indulgência. O segundo e mais importante é que quem mais se beneficia de chocolate 70% como saudável ou de achocolatado como pós-treino é a indústria que vende, não você que compra ou consome.

*prefiro não entrar na questão de mães que colocam achocolatado na lancheira de seus filhos

Etiquetado , , ,

10 pensamentos sobre “De Chocolate, Achocolatado e pós-treino.

  1. Julio Cesar disse:

    Balu, li em algum lugar que não existem estudos ligando o consumo de açúcar ao surgimento de câncer. O grande mal do açúcar então seria o problema de peso (e suas consequências/diabetes) ? Então quem é magro e não tem perigo de diabetes pode consumir açúcar sem nenhum problema ?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      O pesquisador que argumenta isso ou tem partido ou está sendo desonesto intelectualmente porque um estudo que demonstre que um determinado alimento causa câncer nunca será feito. Vc pode fumar a vida inteira e não ter câncer mesmo chegando aos 90. Açúcar NÃO causa câncer, ele aumenta suas chances de adquiri-lo ou sofrer dele. O mesmo vale para açúcar e diabetes, obesidade, pressão alta…

      Curtir

  2. Fausto Flor Carvalho disse:

    Eu, como pediatra, vivo insistindo com as mães por acharem o achocolatado ótimo. É incrível como o inconsciente coletivo adora leite….

    Curtir

  3. Flavio disse:

    Se o isotônico convencional não é uma boa, qual a melhor opção pra reposição? Água de coco? Isotônico “caseiro”? Suco verde?

    Curtir

  4. Hélio Shiino disse:

    O meu entendimento conclusivo diz que se algumas Pseudo Comidas e Pseudo Bebidas, dentro de um leque vasto de um sem-números de Pseudo Comidas e Pseudo Bebidas, dispostas nas prateleiras dos Mercados possuem as suas versões Light, Diet, Zero Açúcar etc, é porque a Marca está “vestindo a carapuça” e confessando que na composição dos produtos nas suas respectivas versões originais tem alguma substância/ingrediente que não é bom para o corpo.

    Eu reluto em aceitar a tese de que as versões Light, Diet, Zero Açúcar etc são voltadas exclusivamente para Diabéticos como se tem propagado informativos através das Mídias.
    Eu entendo que essas versões alternativas foram criadas para passar a impressão de que, dessa vez se tem um produto “menos nocivo”, como se o Corpo Humano – tão sábio que é – pudesse ser ludibriado por quaisquer elementos não-orgânicos, seja na versão original, seja na versão alternativa.
    Em suma, é como se as Marcas quisessem nos dizer: “Esse, agora pode!!!”

    O Corpo Humano encarna bem o aforismo de Abraham Lincoln (16º presidente dos Estados Unidos).
    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”
    O estrago é lento e silencioso!!!
    __________
    Hoje, ao passar no mercado, eu encontrei 2 Marcas que disponibilizavam seus respectivos produtos de achocolatado na versão Diet…
    Encontrar a versão Diet para achocolatado foi a primeira vez!

    Curtir

  5. Julio Cesar disse:

    Alguém saberia me explicar por que os bebês preferem o sabor doce ao sabor salgado ou azedo ?

    Curtir

  6. Davi Arruda disse:

    Esse negocio de açúcar eh mt bizarro, eu praticamente ingiro 1400 calorias diárias apenas com o açúcar(vindo principalmente de refrigerante) e sou magro pra kct (53 Kilos), o numero de variáveis na influencia do maluco ser magro ou gordo eh mt grande, tenho muita dificuldade em ganhar peso.

    Curtir

    • ciro violin disse:

      Vc é tipo mutante (com todo respeito).

      Seu corpo é diferente da grande esmagadora maioria.
      Segundo o que vc disse, dificuldade de ganhar peso, como seu caso, é raro hoje mas conheço pessoas também, meu tio é um deles. O resto de nós, “mortais” tem que saber exatamente o que ingerir e quando e quanto ingerir.

      Como diz o Yuval Noah Harari no livro Homo Deus, vencemos as doenças, a guerra e a fome. Hoje quem morre de fome é apenas por questões políticas, ou seja, porque o governo daquele país quer que a população passe fome. No mundo as populações estão morrendo por comer errado demais e isso só tende a aumentar.

      Termino esse pensamento dizendo que, tomara que vc seja AA e passe esses seus genes para seus filhos.

      Curtir

      • Marcelo Rezende disse:

        exceção não é regra… é o exemplo do burro (sem referir ao colega que escreveu)

        Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.