Leituras de 2a Feira

Na Outside 8 grandes escritores falam sobre sua relação com a corrida. Tem Malcolm Gladwell, Haruki Murakami e outros.

Um texto interessante de Steve Magness mostrando como nosso cérebro se comporta durante toda uma prova.

E se você descobrisse que o maior velocista da história não é perfeitamente simétrico? Sempre acho que isso é um debate de consenso, uma vez que esses caras crescem atleticamente correndo em curvas para o mesmo lado. Não há como ser 100% simétrico assim. Esse texto fala sobre a assimetria de Usain Bolt apresentando dados nerds, mas interessantes!

Fiquei feliz em ver que um canal brasileiro não ignorou a história da Gabriele Grunewald que nesta temporada vem competindo mesmo recentemente saindo de (mais) uma batalha que já é longa contra o câncer. A guerreira da vida real. *via Helio Shiino.

Nunca é de graça. Conheço ao menos uns 2 jornalistas especialistas que sempre achei bons que até hoje falam do evento Breaking2 da Nike, o qual cobriram. Agora é a Wired que volta ao tema (zzzZZZzzz…) tentando requentá-lo. Let it go, let it gooooo….

Acho divertido quando ouço as pessoas falando que hoje os corredores são melhores por causa da evolução do treinamento. É uma argumentação falha do início ao fim porque é difícil tentar algo novo, inovador nesse esporte. Quando você olha o que faziam atletas na metade do século passado você vê como eram “revolucionários”! Aqui o treinamento de um dos maiores atletas da história com um dos melhores treinadores da história. Viu que não há inovação que já não tenha sido feita?

Hoje não tem vídeo do dia, mas fiquem com o especial Driven da Flotrack sobre o americano Evan Jager, um dos melhores corredores de 3.000m com obstáculos no mundo!

3 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Fausto Flor Carvalho disse:

    Muito bom os textos sobre a assimetria e sobre o treinamento feito há tantas décadas atrás. Mesmo os campeões tem suas imperfeições e precisam treinar, treinar, treinar.

    Curtir

  2. Alexander Albuquerque disse:

    Fantástica a matéria sobre Herb Elliott (eu particularmente tenho muita dificuldade em correr em círculo/com música que não seja ambiente/ prefiro variação de percurso) e também gosto dessa coisa de treinamento básico, correr estilo meio ‘Forrest Gump” e forçar sempre no final… esse estilo de corrida mais Estóico e Diletante me agrada demais =)
    Abraço Danilo!!! ótimo texto

    Curtir

    • Hélio Shiino disse:

      (…) “correr estilo meio ‘Forrest Gump” e forçar sempre no final… esse estilo de corrida mais Estóico e Diletante me agrada demais =)” (…) (Alexander Albuquerque)

      Boa Alexander Albuquerque!
      Confesso-lhe que não pausava para procurar os significados de Estoicismo e Diletantismo sempre que estas palavras apareciam em minhas leituras! (^_^)
      Dessa vez não passou! (risos)

      (…) “O estoicismo é justificado nas pesquisas psicológicas citadas em um dos capítulos anteriores, que mostram que as boas notícias não trazem tanta felicidade quanto podemos imaginar e que o efeito das más notícias não dura tanto quanto receamos que durem. (…)
      Do Livro “Abandonado por Deus: Coisas Ruins Acontecem. Deus se Importa? SIM! Eis a Prova.”, de Dinesh D’Souza

      Dentro do contexto da Corrida de Rua, entendo que o camarada estóico se caracteriza na Frieza, na Resiliência entre outros! Muito Bom!

      (…) “Olympic marathon champion Eliud Kipchoge is a model of stoic impassivity.” (…)
      (…) “After all, elite-level endurance sports require endless hours of solitary training and hence might be more likely to attract individuals who are okay with spending a lot of time in their own heads.” (…)

      https://www.outsideonline.com/2188671/running-needs-another-prefontaine
      In Stride
      Running Needs Another Steve Prefontaine
      It’s been more than four decades since his death, and distance running hasn’t yet found anyone who can match his bravado
      By: Martin Fritz Huber May 30, 2017

      “Joinha” também para Diletantismo!

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.