Leituras de 3a Feira

Veja o vídeo abaixo. Já perguntei de forma retórica umas 10 vezes aqui no Recorrido: qual calçado será que essa molecada estará usando daqui 10 anos? Muitos da minha geração até hoje consomem New Balance justamente porque na adolescência era um sonho de consumo. Outra pergunta: como competir com EUA e Reino Unido no alto nível na corrida se eles investem tanto na base e a gente não consegue juntar 10% desse número de adolescentes para treinar atletismo?? No Brasil tendemos a achar que tudo acontece por mero acaso ou pela mão de Deus… *dica do Helio Shiino.

Um texto da Runner´s World que me escapou em janeiro é sintomático dos atuais tempos da corrida. Nele o autor mostra as diferenças das corridas (e do treinamento) na atualidade com o de 50 anos atrás. Duas coisas chamam a atenção quase do começo ao fim em alguns dos 10 pontos: ou é ignorância ou muita ingenuidade do autor. Achar que fartlek ou tiro em subida (item 1) é coisa de menos de 50 anos é pura ignorância. No item 3 ele diz que “corredores inteligentes” vão para academia. Será mesmo?! No item 6 e 7 ele fala sobre a diferença da importância na nutrição e hidratação. Outro equívoco! Corredores antigamente se preocupavam com comida, só não havia muita disponibilidade de informação fácil. E com hidratação se preocupavam bem menos. Mas olha que irônico: os corredores antes eram mais magros que os tais “corredores atuais mais informados” e sabia, sem as pesquisas, que hidratação é sobrevalorizado. Curioso, não? Sem querer fazer propaganda do livro onde falo muito sobre isso (O Treinador Clandestino) ou proselitismo, o texto é divertido por nos lembrar ou mostrar como eram as corridas e os treinos antes, mas o ser humano por ignorância, arrogância ou ingenuidade acha mesmo que o hoje é melhor do que o ontem porque a tecnologia seria infalível. Digo arrogante porque pressupõe que antes os corredores (que corriam MUITO mais do que os atuais) seriam burros ou uns coitados porque não podiam beber água colorida misturada com açúcar a cada 15 minutos.

Sempre que você for fazer alguma prova em ambiente muito (mais) quente que o habitual há duas estratégias sabidas: se aclimatar fazendo alguns treinos em temperatura mais alta ou então tentar se refrescar e resfriar imediatamente antes do evento. Um texto bem interessante do Alex Hutchinson reforça a melhor capacidade da aclimatação em nos preparar ao que está por vir. Pense sempre nisso quando estiver indo competir alguma prova mais longa (ex: Meia ou Maratona) em ambiente hostil assim.

O vídeo é um pouco longo, mas o visual é sensacional! Nunca tive muita vontade de fazer essa “maratona” (que mais parece uma trilha), mas juntar com a chance de conhecer a Muralha da China deve ser fantástico! *dica do Correr pelo Mundo.

11 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Estevao disse:

    Uma maneira de aclimatação para provas em dias quentes é a sauna. No site da Badwater, ultra em condições extremas, tem a sugestão de um protocolo de sauna para aclimatação.
    https://www.google.com.br/amp/tim.blog/2014/04/10/saunas-hyperthermic-conditioning-2/amp/

    Curtir

  2. Carlos Café disse:

    Balu, deve ser comum ir no arquivo pegar uma matéria e “atualizar” (Crtlc Crtlv) só faltou chamar profissional, não é possível que ele não tenha nenhum amigo que corra pra pedir o telefone​ do treinador é fazer uma atualização de verdade.
    Porque as pessoas tem medo de pedir ajuda?

    Curtir

  3. Julio Cesar Kujavski disse:

    Corredores de hoje são desesperados por hidratação.

    Correm prova de 10 km e meia maratona, que já tem água a cada 2,5 km, com cinto de hidratação.

    Vejo o desespero de alguns perguntando sobre os pontos de hidratação, gel, fruta, etc na maratona de POA. O cara vai pra correr ou pra comer ?

    Como hoje em dia só faço corridas curtas (meu treino mais longo tem 12 km) não me preocupo mais com hidratação, dá pra fazer todo tipo de treino sem água nenhuma.

    Mas mesmo treinos um pouco mais longos, de até uns 18 km, dá pra fazer sem água se a temperatura não estiver elevada.

    Parece que muito corredor hoje confunde hidratação com preparo físico, e acha que a hidratação de alguma forma mágica vai compensar a falta de preparação.

    Curtir

  4. Rafael disse:

    no caso de corredores, que perdem muita água.
    no meu caso, perco 2kg num longo. a água ajuda ou não muita coisa?

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Vc TEM que perder “peso” em um longo. Se não perder fez errado…

      Curtido por 1 pessoa

      • Julio Cesar Kujavski disse:

        Li em algum lugar que o tenista Thomaz Bellucci chega a perder até 6 kg em uma partida.
        Isso é possível ? 6 kg ?

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Sim… Certeza… Em dia de sol é.

        Curtir

      • Julio Cesar Kujavski disse:

        Pois é, e tem atleta amador que acha que sabe o que é esporte profissional… he he he..

        Alguns até acham que jogador de futebol não é atleta, que é enganador e molenga.

        Que tal então encarar a rotina de treino dos caras e mais: Encarar uma partida profissional. Não vejo muitos jogos no estádio, mas aos que eu fui sempre fiquei impressionado com a intensidade, nêgo dá um carrinho aqui e 10 segundos depois já dá um pique de 20 mt, mais 10 segundos está disputando uma bola de cabeça… E aí o corredor amador faz seu longo de domingo a 6 min/km e se acha mais atleta do que um jogador profissional…

        Curtir

  5. CESAR CONDRATI disse:

    Gostei do vídeo da Maratona da Muralha da China, principalmente por mostrar onde de fato ela passa, por dentro dos vilarejos, e que a Muralha em si são poucos quilômetros. É um sonho antigo e ainda pretendo correr essa prova de “sobes e desces”, mas ainda longe de ser em trilha, rsrs.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.