Leituras de 4a Feira

Abaixo o trailer de um filme francês 1:54 que parece girar em torno de uma equipe estudantil de jovens corredores de 800m.

Eu nunca entendi 100% como alguém pode se submeter a correr em esteiras. Morando fora eu corria em temperaturas negativas, mas esteira não! Ela basicamente rouba o melhor da corrida, que é transformar cada passo em algo diferente. Descobri agora em um vídeo curto e bacana do Facebook do TED-Ed que elas foram inventadas 200 anos atrás para torturar presos! Nunca fez tanto sentido para mim!

Um tênis (muito) caro, um aplicativo cheio de dados e gráficos que encantam, um discurso sempre envolvendo termos tecnológicos e a promessa de sempre que nunca se cumpre: uma tecnologia de calçado que promete corrermos com menos lesões. NUNCA falha, o que não falta é quem compre a ideia! E o produto!

Ritmo de prova é um dos temas mais legais que existem. Fico nervoso quando vejo atleta meu bancando o super-herói puxando prova quando há gente por perto que pode dividir o fardo. Um texto interessante do Alex Hutchinson (mais longo do que precisava) explica bem o custo de ditar o ritmo. Quem lê este espaço sabe que está LONGE de ser só o de quebrar o vento…

Abaixo o vídeo com os melhores momentos de uma Meia Maratona em Verona (Itália) com a temática romântica com o nome dos 2 namorados mais famosos da literatura mundial. Bacana! *dica do Correr pelo Mundo!

11 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Rafael disse:

    Corro em esteira, pq se correr sempre no asfalto me machuco.
    Tenho 80 quilos, tvz seja por isso.
    (claro que prefiro correr na rua).

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Rafael, correr na esteira é fragilista…. só piora! Já correr na rua pode ser antifrágil!

      Curtir

      • Balu, você considera que correr em esteira fragilia o corredor e pode torna-lo mais susceptível à lesões? Se sim, existem evidências em algum tipo de estudo controlado?

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Sim! Quem fala que correr na esteira traz melhor segurança claramente não entende de risco… Correr em esteira é pra qdo vc está fora do seu ambiente (segurança pública), está chovendo torrencialmente, ou com raios… Correr em esteira vc tem a mesma pisada, correr na rua cada passo é diferente. É como whey protein… MUITO, mas MUITO pior que um bife ou 2 ovos, mas às vezes acaba quebrando um super galho. Tudo é teórico, mas do ponto de vista teórico, não há como afirmar que esteira é melhor….

        Curtir

      • Rafael disse:

        tem sentido Balu, por enquanto estou intercalando os treinos

        Curtir

      • Rafael disse:

        intercalando os treinos, não evitaria essa fragilidade, já que estaria treinando 2 tipos de músculos? Pelo menos é o que estou acreditando.

        Curtir

      • Danilo Balu disse:

        Não tem por que intercalar que não seja motivo de força maior…. (chuva, raios, escuridão, viagem…)

        Curtir

    • Ciro disse:

      Minha opinião é que correr na esteira é para quando vc esta em uma cidade grande, desconhecida, a noite, mas quer correr de qualquer jeito, então aproveita que o hotel tem esteira e corre na esteira. Mas se vc souber em que cidade esta, corra na rua.
      Quanto ao problema de impacto…minha opinião é que não se deve jogar responsabilidade do amortecimento para esteira ou para os tênis. A responsabilidade de correr consciente é sua.

      Curtir

      • Julio Cesar Kujavski disse:

        Me dá uns arrepios quando vejo alguém postando que fez um treino intervalado na esteira…… brrrrr……

        Curtir

  2. Tim Bittar disse:

    Balu, sei que voce é contra GPS, tecnologia ou coisas do gênero, mas esse Altra que ajuda o corredor a buscar uma melhor forma de corrida não é interessante? Começando do ponto que essa marca já busca e recomenda a corrida próximo ao natural com drop zero.

    Entendo que a maioria das coisas são inúteis para um corredor amador, mas qualquer coisa que ajude o cara a melhorar a forma e ter uma expêriencia melhor de corrida deveria ser enaltecida.
    Abraços!

    Curtir

    • Danilo Balu disse:

      Não sou contra, acho apenas que são quase que 100% dispensáveis e não entregam que promete… corri hj de iPod, correria sem, se ele quebrar amanhã continuo a correr sem perder nada.

      Esse gadgets de pisada não são novos… nenhum conseguiu mostrar que realmente entrega… os pés, por exemplo, continuam a sambar dentro do tênis… esse tênis vai colher um mte de informação, duvido que alguém consiga tirar de cara algo de útil dela… dado não é por definição informação.

      A própria Altra propõe drop 0 (gosto da ideia), mas lançou tênis maximalista. Não dá pra achar que é corrida natural drop 0 com 2cm de entressola…

      Melhorar a forma é algo que a gente acha que ajuda, só não sabemos como fazer… duvido que um chip no pé resolva!

      Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.