Leituras de 3a Feira

Uma das coisas que mais me deixam “triste”, desapontado, desanimado com tanta gente e veículo fraco “cobrindo” corrida do jeito que cobrem não é nem que seja sempre mais do mesmo, sabe? Os mesmíssimos releases, os mesmos eventos, as mesmas opiniões pasteurizadas, o mesmo jornalismo-parça… é que simplesmente se você quer informação de boa qualidade, não te ajuda em praticamente NADA se limitar a ler os daqui. Você tem que recorrer quase 100% do tempo ao que vem de fora. Foi de lá, por exemplo, que cheguei ao obituário da ultramaratonista brasileira Analice Silva que fez carreira em Portugal. Sua história é LINDA na mesma intensidade que seu início foi sofrido. Quantas histórias de Analices existem por aí pelo Brasil? Muitas, com certeza! Mas elas não são parça dos parças…. Dá um desanimo… A gente parece importar apenas o modelo, mas qualidade não conseguimos sequer de longe reproduzir…

Uma coisa que demorei muito a aplicar porque não tive quem me orientasse a isso é que você deveria fazer os treinos fortes fortes, mas os treinos leves leves. Isso não é ciência, tão superestimada no assunto treinamento, isso é puro empirismo e observação de mais de um século de treinamento. O texto da Wired mostra a surpresa de quem observa a lentidão relativa dos melhores do mundo em seus dias leves. *dica do Helio Shiino.

Um vídeo da Salomon com uma curta aula de como correr adequadamente em descidas em pisos de trilhas! Se outras aulas eram quase apenas um vendedor empurrando produtos, essa é interessante!

Essas papagaiadas de projetos sub-2 horas na Maratona vão dar certo? Dentro das regras da IAAF? Com enorme certeza podemos dizer que NÃO, que uma maratona quebrando esta marca demora muito, mas MUITO tempo ainda. As razões são inúmeras. O Sergio Rocha do Corrida no Ar abaixo explica muito didaticamente. Ele talvez tenha esquecido apenas uma: as pessoas sempre citam Usain Bolt, talvez o maior de todos os tempos no atletismo. Pois bem, nem mesmo uma evolução Boltiana quebraria as 2 horas nos 42km. Viu como esse debate hoje é um completo non sense?!?

10 pensamentos sobre “Leituras de 3a Feira

  1. Nishi disse:

    Vídeo da Salomon é ótimo mesmo. O duro é passar da teoria (que eu já sabia há tempos) à prática. Isso você só consegue fazer treinando, justamente porque um dos elementos básicos pra isso é a confiança.

    Curtir

  2. xileno disse:

    correr a 2min50s/km é algo inimaginavel nao faço isso nem no treino de tiro de 400m rsrs

    Curtir

  3. Sendo mais detalhista. Para correr abaixo de 2horas, será necessário baixar 0.42s a cada 100m (o Usain Bolt baixou em 0.16s o antigo recorde do Asafa Powel), ou o mesmo que abrir vantagem de 2.4m a cada 100m (em relação ao atual recorde).

    Curtir

  4. Rafael disse:

    poderiam fazer um sub 2h na esteira. Seria mais simples

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.