Leituras de 2a Feira

O Estadão listou 11 momentos emocionantes do esporte brasileiro. Duas passagens (justas!) do atletismo! Colocar surfe foi forçar a barra…

Correr descalço lesiona menos? Acho que você já imagina a resposta…

E se todos os presidentes americanos competissem lado a lado em uma prova de 5km? Muito bom!

A Outside fez uma lista bacana com algumas passagens de corrida na literatura clássica. *dica do Helio Shiino.

Abaixo mais um bonito vídeo da campanha #MyFutureSelf da New Balance. O Pedro Ayres, que foi quem me mandou a dica, pensa muito como eu, que “o viés de um atleta por excesso de dados pode sabotar a nossa real capacidade”. Aquele monte de gadget que os corredores adoram usar nos faz pensar em números. Muito pior que isso, nos faz acreditar que temos controle e que precisaríamos ter esse controle. Ritmo, frequência de passada, FC… quanto mais prestamos atenção a estes, menos prestamos atenção ao melhor gadget que existe: nossos corpos.

5 pensamentos sobre “Leituras de 2a Feira

  1. Julio Cesar Kujavski disse:

    Sobre gadgets, tem um treino que eu fazia que quero voltar a fazer:

    Sair pra rodar 10 km fazendo o km seguinte sempre 10 segundos mais rápido que o anterior, usando o cronômetro ou GPS apenas para marcar as passagens de km, mas sem olhar pra ele.

    Algumas vezes eu conseguia direitinho. Mas precisa se concentrar bastante.

    Curtir

    • adrianapiza disse:

      Isso me lembrou uma vez há muito tempo (não existia GPS, mas existia o Timex 50 laps…) que ia fazer um 10000 em pista e queria sair e chegar no mesmo ritmo. Me propus um ritmo e calculei quanto daria cada volta. Coloquei o timer no relógio de modo que ele apitaria a cada volta (desde que eu conseguisse manter o ritmo). Resultado…no metade eu já começava a não conseguir manter o ritmo e o apito acontecia cada vez mais longe de se completar os 400m! Que desespero e sensação terrível! Penso que se eu não tivesse tido essa “brilhante” ideia talvez eu tivesse ido melhor e sofrido menos!

      Curtir

  2. Sim, correr descalço lesiona menos. Por que? Tá no artigo https://t.co/TBg9CuMwaC (citado no post).

    Corredores descalços correm menos distância.

    Fazer comparação levando em conta a mesma distância é a mesma coisa (idiota) que comparar LCHF com High Carb e mesmas calorias.

    Do mesmo modo q um dos benefícios do LCHF é a pessoa comer menos calorias PORQUE TEM MENOS FOME, um dos benefícios da corrida descalça é a pessoa percorrer menos distância pois o corpo deixa claro que não aguenta tanta distância. E o calçado não deixa a pessoa perceber.

    Curtir

  3. Nishi disse:

    11 momentos emocionantes do esporte nos últimos 35 anos, né? Esses jornalistas de meia-idade (ou seja, a minha…)

    Sugiro uma lista dessas de presidentes brasileiros. O Nelton seria perfeito pra isso, já que é historiador e manja dos paranauê.

    Curtir

Duvido você deixar um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.