Leituras de 4a Feira

Eu sempre achei que a FloSports fosse apenas sobre corrida. Não é o que vemos no vídeo abaixo sobre a cobertura eclética deles! *dica do Helio Shiino.

Dias atrás quando publique o meu tratado sobre a grave Síndrome Treinandus Poucus Demasiadus Papus, fiz questão de falar sobre um aspecto que acho crucial: a importância demasiada que o corredor amador atual dá ao controle do treinamento, seja pelo cálculo de cargas, volume ou ritmo da corrida. Chutando, acredito que a grande maioria dos corredores têm uma capacidade muito baixa de estabelecer um ritmo de corrida sem auxílio, o que é um sinal grave de duas coisas (ou limitações): primeiro que o volume de corrida deve ser baixo e segundo que ele não se conhece o suficiente. Eu faço hoje apenas os tiros (e as pausas) com relógio. Sem GPS. Não sei meu volume semanal. Não consigo imaginar que seguir um ritmo pré-determinado em treinos mais livres me serviria melhor. Fico meio surpreso com a frequência que as pessoas controlam seus treinos mais simples (como as rodagens) ou mesmo o aquecimento e o desaquecimento. Pra quê? Por quê?!? Aqui texto da Outside sobre as ideias que explicam que mais dados e controle são contraproducentes.

O FBA é um instituto (?) a se acompanhar com interesse. Apresentam conteúdo questionando aquilo que o mercado nos faz achar que sabemos. Dessa vez recebi de inúmeras fontes o curto documentário “Pés no Chão que de tão simples, didático e direto, seu conteúdo deveria ser obrigatório em qualquer curso de biomecânica nas faculdades de Educação Física. Soube que foi uma produção da PUC-Campinas que o divulgou pelo FBA.

Abaixo o vídeo de um relógio GPS que permitiria correr sem celular. Projeto da New Balance, Intel, Android e Strava. Bacana, hein!?

Etiquetado ,

3 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Hélio Shiino disse:

    “Eu sempre achei que a FloSports fosse apenas sobre corrida. Não é o que vemos no vídeo abaixo sobre a cobertura eclética deles! *dica do Helio Shiino.”

    FloTrack (http://www.flotrack.org/), um dos canais da FloSports (http://www.flosports.tv/) sim, apenas se restringe a Corrida.

    ============================================================
    “O FBA é um instituto (?) a se acompanhar com interesse. Apresentam conteúdo questionando aquilo que o mercado nos faz achar que sabemos. Dessa vez recebi de inúmeras fontes o curto documentário “Pés no Chão” que de tão simples, didático e direto, seu conteúdo deveria ser obrigatório em qualquer curso de biomecânica nas faculdades de Educação Física. Soube que foi uma produção da PUC-Campinas que o divulgou pelo FBA.”

    Muito Bom saber que o Senso Incomum ainda existe e pulsa forte!!!!!
    Sugestão: Falta marcar terreno aqui no Rio de Janeiro! (risos)

    Curtir

    • Hélio Shiino disse:

      “Muito Bom saber que o Senso Incomum ainda existe e pulsa forte!!!!!
      Sugestão: Falta marcar terreno aqui no Rio de Janeiro! (risos)”

      Agora sim.
      Mês que vem aqui no Rio de Janeiro!

      Iniciativa própria. Recebo nada divulgando este evento!

      Curtir

  2. Gigi Kaupe disse:

    O pessoal da FBA manja muito de evolução e tem produzido muito conteúdo sobre! O Bruno e o Victor (que aparecem no documentário) são a Ancestral Running e divulgam corrida descalça e afins. São muito fera!

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: