Leituras de 4a Feira

Eu sempre achei que a FloSports fosse apenas sobre corrida. Não é o que vemos no vídeo abaixo sobre a cobertura eclética deles! *dica do Helio Shiino.

Dias atrás quando publique o meu tratado sobre a grave Síndrome Treinandus Poucus Demasiadus Papus, fiz questão de falar sobre um aspecto que acho crucial: a importância demasiada que o corredor amador atual dá ao controle do treinamento, seja pelo cálculo de cargas, volume ou ritmo da corrida. Chutando, acredito que a grande maioria dos corredores têm uma capacidade muito baixa de estabelecer um ritmo de corrida sem auxílio, o que é um sinal grave de duas coisas (ou limitações): primeiro que o volume de corrida deve ser baixo e segundo que ele não se conhece o suficiente. Eu faço hoje apenas os tiros (e as pausas) com relógio. Sem GPS. Não sei meu volume semanal. Não consigo imaginar que seguir um ritmo pré-determinado em treinos mais livres me serviria melhor. Fico meio surpreso com a frequência que as pessoas controlam seus treinos mais simples (como as rodagens) ou mesmo o aquecimento e o desaquecimento. Pra quê? Por quê?!? Aqui texto da Outside sobre as ideias que explicam que mais dados e controle são contraproducentes.

O FBA é um instituto (?) a se acompanhar com interesse. Apresentam conteúdo questionando aquilo que o mercado nos faz achar que sabemos. Dessa vez recebi de inúmeras fontes o curto documentário “Pés no Chão que de tão simples, didático e direto, seu conteúdo deveria ser obrigatório em qualquer curso de biomecânica nas faculdades de Educação Física. Soube que foi uma produção da PUC-Campinas que o divulgou pelo FBA.

Abaixo o vídeo de um relógio GPS que permitiria correr sem celular. Projeto da New Balance, Intel, Android e Strava. Bacana, hein!?

Etiquetado ,

2 pensamentos sobre “Leituras de 4a Feira

  1. Hélio Shiino disse:

    “Eu sempre achei que a FloSports fosse apenas sobre corrida. Não é o que vemos no vídeo abaixo sobre a cobertura eclética deles! *dica do Helio Shiino.”

    FloTrack (http://www.flotrack.org/), um dos canais da FloSports (http://www.flosports.tv/) sim, apenas se restringe a Corrida.

    ============================================================
    “O FBA é um instituto (?) a se acompanhar com interesse. Apresentam conteúdo questionando aquilo que o mercado nos faz achar que sabemos. Dessa vez recebi de inúmeras fontes o curto documentário “Pés no Chão” que de tão simples, didático e direto, seu conteúdo deveria ser obrigatório em qualquer curso de biomecânica nas faculdades de Educação Física. Soube que foi uma produção da PUC-Campinas que o divulgou pelo FBA.”

    Muito Bom saber que o Senso Incomum ainda existe e pulsa forte!!!!!
    Sugestão: Falta marcar terreno aqui no Rio de Janeiro! (risos)

    Curtir

  2. Gigi Kaupe disse:

    O pessoal da FBA manja muito de evolução e tem produzido muito conteúdo sobre! O Bruno e o Victor (que aparecem no documentário) são a Ancestral Running e divulgam corrida descalça e afins. São muito fera!

    Curtido por 1 pessoa

Duvido você deixar um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: